https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42628| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Experiências Queer nas Cinematografias Africanas: Possibilidades Analíticas entre a Representação e o Figural |
| Título(s) alternativo(s): | Queer Experiences in African Cinematographies: Analytical Possibilities between Representation and Figural |
| Autor(es): | Costa, Thaís Vieira |
| Primeiro Orientador: | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Rea, Caterina Alessandra |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Jusciele Conceição Almeida de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza |
| Resumo: | Esta dissertação investiga as dissidências sexuais e de gênero em contextos sul-africanos e quenianos por meio da análise de três filmes contemporâneos: Inxeba – The Wound (2017) e Heaven Reaches Down to Earth (2020), da África do Sul, e Stories of Our Lives (2014), do Quênia. A pesquisa parte do reconhecimento de que experiências dissidentes existiram no período pré-colonial (Murray; Roscoe,1998), ainda que tenham sido silenciadas por discursos normativos ao longo da história. Dois imaginários predominam nas narrativas sobre essas vivências no continente: o da homofobia estrutural e o que as interpreta como importações ocidentais (Ekine; Abbas, 2018; Rea et al., 2018). A partir dos estudos cinematográficos, com ênfase na análise fílmica de representação (Hall, 2016) e figural (Brenez, 2023), a dissertação examina como as cinematografias africanas queer articulam essas experiências por meio de elementos visuais, simbólicos e narrativos, abordando questões como desejo, conflito identitário, corporeidade, natureza e prazer. Também são considerados os contextos de produção e recepção das obras, assim como outras linguagens artísticas, como fotografias e literatura, que dialogam com os filmes. O objetivo central é identificar de que maneira os recursos figurais das obras desafiam concepções normativas e constroem novas imagens sobre identidades dissidentes no continente africano. Ao fim, reafirma-se o papel do cinema como linguagem potente na elaboração de subjetividades e na ampliação das discussões sobre gênero e sexualidade na contemporaneidade. |
| Abstract: | This dissertation investigates sexual and gender dissidences in South African and Kenyan contexts through the analysis of three contemporary films: Inxeba – The Wound (2017) and Heaven Reaches Down to Earth (2020), from South Africa, and Stories of Our Lives (2014), from Kenya. The research starts from the recognition that dissident experiences existed in the pre-colonial period (Murray; Roscoe, 1998), although they have been silenced by normative discourses throughout history. Two dominant imaginaries prevail in narratives about these experiences on the continent: that of structural homophobia and the interpretation of queerness as a Western import (Ekine; Abbas, 2018; Rea et al., 2018). Based on film studies, with emphasis on representational analysis (Hall, 2016) and figural analysis (Brenez, 2023), this dissertation examines how queer African cinemas articulate these experiences through visual, symbolic, and narrative elements, addressing issues such as desire, identity conflict, corporeality, nature, and pleasure. It also considers the contexts of production and reception of the works, as well as other artistic languages, such as photography and literature, that dialogue with the films. The central aim is to identify how the figural resources in the films challenge normative conceptions and construct new images of dissident identities on the African continent. Ultimately, the study reaffirms the role of cinema as a powerful language in shaping subjectivities and expanding contemporary discussions on gender and sexuality. |
| Palavras-chave: | Cinemas africanos queer Análise fílmica Experiências queer África do Sul Quênia Comunicação e cultura Cinema africano Cinema - África do Sul Cinema - Quênia Identidade de gênero no cinema Homossexualidade no cinema Crítica cinematográfica Trengove,John, 1978- . Inxeba - The wound (Filme) |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42628 |
| Data do documento: | 28-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FINAL_DISSERTAÇÃO_THAISCOSTA_2025.pdf | 5,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.