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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42586
Tipo: Dissertação
Título: Gerações contemporâneas: as classificações de gerações no mundo e os estudos geracionais brasileiros.
Autor(es): Sacramento, Iuri Alberto de Jesus
Primeiro Orientador: Rowe, Diva Ester Okazaki
metadata.dc.contributor.referee1: Rowe, Diva Ester Okazaki
metadata.dc.contributor.referee2: Steil, Andrea Valeria
metadata.dc.contributor.referee3: Paiva, Kely Cesar Martins de
metadata.dc.contributor.referee4: Cardoso, Adalberto Moreira
Resumo: Esta dissertação tem como tema central as gerações contemporâneas: suas classificações no contexto global e estudos no Brasil. Destaque-se a importância acadêmica e social de compreender especificidades culturais e históricas na classificação geracional. Historicamente, a classificação das gerações foi amplamente influenciada pelo modelo norteamericano, com limitada adequação ao contexto brasileiro. A produção acadêmica internacional recente tem crescentemente riticado as imprecisões e falta de robustez metodológica na aplicação deste modelo. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou mapear e avaliar as classificações geracionais no contexto global e as especificidades os estudos sobre gerações brasileiras. Metodologicamente, adotou-se duas revisões de escopo intituladas "Generational Classifications In Societies: A Scoping Review." e "Nossas Gerações: Uma revisão de escopo sobre estudos das gerações brasileiras". Foram seguidas as recomendações do Manual JBI e os check lists PRISMA. Foram utilizadas as fontes de dados Scopus, Web of Science e SciELO. Não houve limite temporal inicial na primeira revisão, utilizou-se limite inicial de 2013 na segunda, e com limite final em novembro de 2024 para as duas. Dentre os resultados, além da centralidade dos fatores históricos, a pesquisa identificou seis dimensões presentes nas análises dos estudos encontrados e de notória elevância: política, econômica, social, tecnológica, cultural e natural. Demonstrou-se a necessidade de uma abordagem que integre as dimensões mencionadas de forma sistemática e foi proposto um modelo estruturaldinâmico multimensional para classificação de gerações. Além disso, demonstrou-se a inadequação da aplicação universal das classificações geracionais em contexto diversos daqueles para os quais foram concebidas. Isto inclui a aplicação da classificação norte americana ao Brasil. Este estudo também propôs a valorização das singularidades brasileiras nas futuras classificações geracionais. A análise dos estudos brasileiros revelou predominância de métodos quantitativos, escassez crítica de abordagens qualitativas e longitudinais, e importantes lacunas conceituais e metodológicas. As conclusões apontam para a necessidade de desenvolvimento, validação e uso de instrumentos adaptados ao contexto brasileiro. Além disso, há demanda de estudos comparativos inter-regionais e ampliação das análises comparativas internacionais, especialmente na América Latina. Ademais, ressalta-se o potencial transformador desse conhecimento, com implicações práticas em políticas públicas, gestão organizacional e estratégias de marketing, dentre outras, reforçando uma perspectiva otimista sobre o papel crítico da pesquisa acadêmica para uma sociedade inclusiva e coesa.
Abstract: This dissertation focuses on contemporary generations: their classifications in the global context and studies in Brazil. It is important to highlight the academic and social importance of understanding cultural and historical specificities in generational classification. Historically, the classification of generations has been largely influenced by the North American model, with limited suitability to the Brazilian context. Recent international academic production has increasingly criticized the inaccuracies and lack of methodological robustness in the application of this model. In this sense, this research aimed to map generational classifications in the global context and investigate the specificities of studies on Brazilian generations. Methodologically, two scoping reviews were adopted, entitled "Generational classifications in societies: a scoping review" and "Our Generations: A scoping review on studies of Brazilian generations". The recommendations of the JBI Manual and the PRISMA checklists were followed. The data sources used were Scopus, Web of Science and SciELO. There was no initial time limit in the first review, and an initial time limit of 2013 in the second, and a final time limit of November 2024 for both. Among the results, in addition to the centrality of historical factors, the research identified six dimensions present in the analyses of the studies found and of notable relevance, namely: political, economic, social, technological, cultural and natural. The need for an approach that integrates the dimensions mentioned in a systematic way was demonstrated, and a multidimensional procedural model for classifying generations was proposed. In addition, the inadequacy of the universal application of generational classifications in contexts other than those for which they were designed was demonstrated. This includes the application of the North American classification to Brazil. This study also proposed the valorization of Brazilian singularities in future generational classifications. The analysis of Brazilian studies revealed a predominance of quantitative methods, a critical shortage of qualitative and longitudinal approaches, and important conceptual and methodological gaps. The conclusions point to the need for the development, validation and use of instruments adapted to the Brazilian context. Furthermore, there is a demand for inter-regional comparative studies and an expansion of international comparative analyses, especially in Latin America. Furthermore, the transformative potential of this knowledge is highlighted, with practical implications for public policies, organizational management and marketing strategies, among others, reinforcing an optimistic perspective on the critical role of academic research for an inclusive and cohesive society.
Palavras-chave: Gerações
Classificações geracionais
Estudos geracionais
Gerações sociais mundiais
Gerações brasileiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42586
Data do documento: 28-Mar-2025
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