https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42558| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Estratégias para a formação de enfermeiras obstetras na atuação no parto domiciliar planejado |
| Título(s) alternativo(s): | Strategies for training obstetric nurses in planned home birth practice |
| Autor(es): | Glaeser, Tanila Amorim |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Lilian Conceição Guimarães de |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Carneiro, Jordana Brock |
| metadata.dc.contributor.referee1: | De Jonge, Ank |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Sanfelice, Clara Fróes de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Couto, Telmara Menezes |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Campos, Luana Moura |
| Resumo: | Conhecer as estratégias que instrumentalizam a formação de enfermeiras obstetras para a atuação em parto domiciliar planejado. Trata-se de um estudo com abordagem quanti qualitativa, e exploratória, que inclui estudo documental em planos de cursos e documentos de cursos de pós-graduação em enfermagem obstétrica do Brasil e entrevistas com 13 enfermeiras obstetras atuantes em parto domiciliar planejado nas diferentes regiões do Brasil. As entrevistas foram organizadas segundo o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e analisadas a partir da teoria de LifeLong Learning (LLL). A pesquisa documental revelou uma lacuna na formação da enfermagem obstétrica visto que o escopo formativo não contempla a trajetória de PDP no percurso da pós-graduação. Como estratégias para a formação, o estudo apontou a necessidade de ações educativas orientadas pelo modelo de PDP, com propostas pedagógicas práticas ambientas no domicílio e desempenhas por especialistas, além de apresentar elementos de aprendizagem para construção da identidade desse modelo na enfermagem obstétrica. Diante a ausência de estrutura formativa para o PDP no modelo de pós-graduação em enfermagem obstétrica no Brasil, o estudo apresenta estratégias que subsidiam os avanços necessários e urgentes para ruptura das barreiras pedagógicas vigentes. Desse modo, alerta para a quebra de paradigma na enfermagem obstétrica, apresentando possibilidade de instrumentalização para formação de enfermeiras obstetras na atenção ao PDP. |
| Abstract: | To find out about the strategies used to train obstetric nurses to work with planned home births. This is a study with a quantitative-qualitative and exploratory approach, including a documentary study of course plans and documents from postgraduate courses in obstetric nursing in Brazil and interviews with 13 obstetric nurses working in planned home births in different regions of Brazil. The interviews were organized according to the Collective Subject Discourse (CSD) and analyzed based on the Lifelong Learning (LLL) theory. The document analysis revealed a gap in obstetric nursing training, as the educational scope does not include PHB in postgraduate curricula. The study identified the need for educational strategies guided by the PHB model, emphasizing practical, home-based pedagogical proposals conducted by specialists. It also highlighted learning elements crucial for building the identity of this model within obstetric nursing. Given the lack of a training structure for PHB in the postgraduate obstetric nursing model in Brazil, the study presents strategies that support the necessary and urgent advances to break down the current pedagogical barriers. In this way, it alerts us to the paradigm shift in obstetric nursing, presenting the possibility of instrumentalizing the training of obstetric nurses in PHB care. |
| Palavras-chave: | Parto domiciliar Enfermagem Obstétrica Educação em Enfermagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Enfermagem |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) |
| Citação: | GLAESER, Tanila Amorim. Estratégias para a formação de enfermeiras obstetras na atuação no parto domiciliar planejado. Orientadora: Lilian Conceição Guimarães de Almeida; Coorientadora: Jordana Brock Carneiro. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42558 |
| Data do documento: | 12-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tanila Amorim Glaeser TCC Dissertação 2024.pdf | Tanila Amorim Glaeser TCC Dissertação 2024 | 925,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.