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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42555
Tipo: Dissertação
Título: HIBRIDAÇÃO BAIANA: UM OLHAR SOBRE O DIÁLOGO ENTRE A MÚSICA DE CONCERTO E A MÚSICA DE CANDOMBLÉ JEJE OU NAGÔ NA EMUS-UFBA
Título(s) alternativo(s): Bahian Hybridization:: a look at the dialogue between classical music and and jeje or nagô candomblé music at EMUS-UFBA
Autor(es): DA ROCHA, Victor Hugo Chaves
Primeiro Orientador: ESPINHEIRA, Alexandre Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee1: LIMA, Paulo Costa
metadata.dc.contributor.referee2: RIOS FILHO, Paulo Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: ESPINHEIRA, Alexandre Mascarenhas
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa no campo da composição musical, que analisou o processo de hibridação musical entre a música de concerto e a música de terreiro, das nações jeje ou nagô, por parte dos compositores, que se tornaram professores da disciplina composição, na Escola de Música da UFBA, desde sua fundação até o ano de 2020. Com base na dissertação de Paulo Rios Filho, “Hibridação Cultural como Horizonte Metodológico para Criação de Música Contemporânea”, observaram-se então os elementos que a compõem, suas estratégias e processos, bem como as possíveis mudanças ao longo do tempo; o caráter discipular da transmissão do conhecimento acerca da hibridação cultural; além da abordagem do programa de ensino daquela disciplina seguido hoje em dia, a respeito da música ligada a terreiro. Junto a isso, foram analisadas três peças: de Jamary Oliveira (Ritual e Transe), Paulo Lima (Atotô do L’Homme Armé) e Alexandre Espinheira (Oxogbô); além da produção uma obra, com a duração aproximada de 30 minutos, para power trio e orquestra, baseada no que fora observado e apreendido.
Abstract: This work is the result of research in the field of musical composition, which analyzed the process of musical hybridization between concert music and terreiro music, from the Jeje or Nagô nations, by composers who became composition teachers at the UFBA School of Music, from its foundation until 2020. Based on Paulo Rios Filho's dissertation, “Cultural Hybridization as a Methodological Horizon for the Creation of Contemporary Music”, we then looked at its artisans, their strategies and processes, as well as the possible changes over time; the disciple-like nature of the transmission of knowledge about cultural hybridization; in addition to the approach of the teaching program of that discipline followed today, regarding music linked to terreiro. In addition, three pieces were analyzed: by Jamary Oliveira (Ritual e Transe), Paulo Lima (Atotô do L'Homme Armé) and Alexandre Espinheira (Oxogbô); as well as the production of a work, lasting approximately 30 minutes, for power trio and orchestra, based on what had been observed and learned.
Palavras-chave: Música
Composição
Candomblé
Hibridação Musical
Bahia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42555
Data do documento: 19-Fev-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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