Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42496
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título: Método de violão em tablatura: estratégias para elaboração de material de apoio aos exames do London College of Music na modalidade acoustic guitar
Título(s) alternativo(s): Tablature Guitar Method: Strategies for preparing support material for the London College of Music exams in the acoustic guitar modality
Autor(es): Francisco, Eder da Silva
Primeiro Orientador: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Benedito, Celso José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Picherzky, Andrea Paula
metadata.dc.contributor.referee3: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Resumo: Este trabalho tem como tema a metodologia para violão e é destinado à discussão, pesquisa e elaboração de estratégias para a produção de material didático, na forma de método, que contemple o aprendizado deste instrumento tendo como foco a preparação para os exames internacionais de qualificação nos moldes dos exames oferecidos pelo London College of Music – LCM. O projeto que deu base a este trabalho surgiu da constatação da disparidade entre o conteúdo solicitado nos exames e a metodologia e progressividade encontrada nos principais métodos de violão nacionais e internacionais cujo conteúdo não apresenta similaridade ao material solicitados nestes exames. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de caráter descritivo realizada a partir dos principais métodos de violão utilizados no Brasil e Reino Unido e o produto a ser apresentado, derivado desta pesquisa, é um método de violão, em tablatura e partitura, que mantém estreito diálogo com o conteúdo solicitado nos exames em seus quatro primeiros níveis: Step 1, Step 2, Grade 1 e Grade 2.
Abstract: This work has as its theme the methodology for the guitar and is intended for discussion, research and development of strategies to produce teaching material, in the form of a method, which encompasses the learning of this instrument with a focus on preparation for international qualification exams in the models of the exams offered by the London College of Music – LCM. The project that gave basis to this work arose from the observation of the disparity between the content requested in the exams and the methodology and progressiveness found in the main national and international guitar methods whose content is not like the material requested in these exams. The methodology used was bibliographical research with a qualitative approach of a descriptive nature carried out based on the main guitar methods used in Brazil and the United Kingdom and the product to be presented, derived from this research, is a guitar method, in tablature and sheet music, which maintains a close dialogue with the content requested in the exams at its first four levels: Step 1, Step 2, Grade 1 and Grade 2.
Palavras-chave: Método de violão
Violão Acústico
Acoustic Guitar
Fingerstyle
London College of Music
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA
Sigla da Instituição: UFBA - EMUS
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42496
Data do documento: 29-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eder da Silva Francisco - TC PPGPROM 2024.pdf7,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.