https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42496| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
| Título: | Método de violão em tablatura: estratégias para elaboração de material de apoio aos exames do London College of Music na modalidade acoustic guitar |
| Título(s) alternativo(s): | Tablature Guitar Method: Strategies for preparing support material for the London College of Music exams in the acoustic guitar modality |
| Autor(es): | Francisco, Eder da Silva |
| Primeiro Orientador: | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Benedito, Celso José Rodrigues |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Picherzky, Andrea Paula |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
| Resumo: | Este trabalho tem como tema a metodologia para violão e é destinado à discussão, pesquisa e elaboração de estratégias para a produção de material didático, na forma de método, que contemple o aprendizado deste instrumento tendo como foco a preparação para os exames internacionais de qualificação nos moldes dos exames oferecidos pelo London College of Music – LCM. O projeto que deu base a este trabalho surgiu da constatação da disparidade entre o conteúdo solicitado nos exames e a metodologia e progressividade encontrada nos principais métodos de violão nacionais e internacionais cujo conteúdo não apresenta similaridade ao material solicitados nestes exames. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de caráter descritivo realizada a partir dos principais métodos de violão utilizados no Brasil e Reino Unido e o produto a ser apresentado, derivado desta pesquisa, é um método de violão, em tablatura e partitura, que mantém estreito diálogo com o conteúdo solicitado nos exames em seus quatro primeiros níveis: Step 1, Step 2, Grade 1 e Grade 2. |
| Abstract: | This work has as its theme the methodology for the guitar and is intended for discussion, research and development of strategies to produce teaching material, in the form of a method, which encompasses the learning of this instrument with a focus on preparation for international qualification exams in the models of the exams offered by the London College of Music – LCM. The project that gave basis to this work arose from the observation of the disparity between the content requested in the exams and the methodology and progressiveness found in the main national and international guitar methods whose content is not like the material requested in these exams. The methodology used was bibliographical research with a qualitative approach of a descriptive nature carried out based on the main guitar methods used in Brazil and the United Kingdom and the product to be presented, derived from this research, is a guitar method, in tablature and sheet music, which maintains a close dialogue with the content requested in the exams at its first four levels: Step 1, Step 2, Grade 1 and Grade 2. |
| Palavras-chave: | Método de violão Violão Acústico Acoustic Guitar Fingerstyle London College of Music |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA |
| Sigla da Instituição: | UFBA - EMUS |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42496 |
| Data do documento: | 29-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Eder da Silva Francisco - TC PPGPROM 2024.pdf | 7,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.