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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42495
Tipo: Tese
Título: A importância pedagógica dos corais de trombones em instituições públicas de ensino superior do Brasil
Título(s) alternativo(s): The pedagogical importance of trombone choirs in public institutions of higher education in Brazil
Autor(es): Santos, Fábio Carmo Plácido
Primeiro Orientador: Silva, Lélio Eduardo Alves da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Joel Luís da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Diego Ramires da Silva.
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Diego Ramires
metadata.dc.contributor.referee4: Lage, Marcos Botelho
metadata.dc.contributor.referee5: Benedito, Celso José Rodrigues
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal discutir a importância pedagógica das práticas musicais dos corais de trombones nas universidades brasileiras. Para tanto, foi realizada inicialmente uma revisão bibliográfica tendo como foco a literatura brasileira e estrangeira que aborde o tema corais de trombones. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa com a abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, de caráter exploratória e descritiva, sendo classificada quanto aos procedimentos como bibliográfica e de levantamento. Como fundamentação teórica tivemos o Modelo C(L)A(S)P, desenvolvido por Keith Swanwick, no qual buscamos evidenciar a utilização dos parâmetros como criação musical, apreciação, estudos de literatura, aquisição de habilidades e performance nas atividades de ensaio e apresentação dos corais. A experiência desse pesquisador com o objeto de pesquisa possibilitou levantar hipoteticamente a necessidade de estruturar os ensaios a partir de ideias que conceituassem pedagogicamente a prática coletiva que ocorre nos corais de trombones. Durante toda a pesquisa, identificamos 22 corais de trombones em atividade no país e destes é possível constatar que 16 deles estão vinculados a uma instituição pública de ensino superior na qual há o curso de música. Uma parcela considerável desses grupos faz parte de atividades extensionistas, sendo formados por estudantes do curso de graduação, por vezes pós-graduação, egressos e músicos da sociedade em geral. As evidências datam que desde 1990 os corais de trombones já fazem parte da vida acadêmica nas universidades do Brasil e que vários outros grupos com essas características foram criados no decorrer dos anos até os dias atuais. Embora fosse constatada a inexistência de uma sistematização para as atividades desenvolvidas durante os ensaios dos corais, alguns parâmetros são utilizados de forma empírica, principalmente os que envolvem diretamente a aquisição e habilidades e performance musical. Como objeto de pesquisa, tivemos 12 corais em que os participantes responderam o formulário e o coordenador foi entrevistado fornecendo dados para serem analisados. Após esse estudo, pudemos afirmar a importância de estabelecer parâmetros que busquem o desenvolvimento musical dos integrantes dos corais de forma evidente, eficaz e ampla, para que o grupo como um todo obtenha uma prática musical cada vez mais eficiente.
Abstract: trombone choirs in Brazilian universities. To this end, a bibliographical review was initially carried out, focusing on Brazilian and foreign literature about trombone choirs. The data was collected using a qualitative-quantitative approach, of an applied nature, exploratory and descriptive, and classified in terms of procedures as bibliographical and survey. The theoretical basis was the C(L)A(S)P Model developed by Keith Swanwick, in which we sought to highlight the use of parameters such as musical creation, appreciation, literature studies, skill acquisition and performance in choir rehearsal and presentation activities. This researcher's experience with the research object made it possible to hypothetically raise the need to structure rehearsals based on ideas that pedagogically conceptualize the collective practice that takes place in trombone choirs. Throughout the research, it was possible to identify 22 active trombone choirs in the country and of these, it is possible to see that 16 of them are linked to a public higher education institution and that there is a music course at the institution. A considerable number of these groups are part of extension activities and are made up of undergraduate students, sometimes postgraduate students, graduates and musicians from society in general. Evidence shows that trombone choirs have been part of academic life in Brazilian universities since 1990 and that several other groups with these characteristics have been created over the years. Although there was no systematization of the activities carried out during choir rehearsals, some parameters are used empirically, especially those that directly involve the acquisition of musical skills and performance. The research object was 12 choirs in which the participants answered the form, and the coordinator was interviewed, providing data to be analyzed. After this study, we were able to affirm the importance of establishing parameters that seek the musical development of choir members in an evident, effective, and broad way, so that the group as a whole can achieve an increasingly efficient musical practice.
Palavras-chave: Corais de trombone
Prática coletiva
C(L)A(S)P
Trombone
Tuba.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42495
Data do documento: 19-Jun-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

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FABIO CARMO PLÁCIDO SANTOS - TESE.pdfA IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS CORAIS DE TROMBONES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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