https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42426
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Samba chula enquanto world music - politicas publicas e produção fonográfica no samba de roda do Recôncavo Baiano |
Other Titles: | Samba chula as world music: public policies and phonographic production in the samba de roda from Recôncavo Baiano |
metadata.dc.creator: | Lima, Cassio L. N. S. Nobre, Cassio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lühning, Angela Elisabeth |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bonfim, Carlos Alberto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Francisca Helena |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barbosa, Joel Luís da Silva |
metadata.dc.contributor.referee4: | Döring, Katharina |
metadata.dc.contributor.referee5: | Lühning, Angela Elisabeth |
metadata.dc.description.resumo: | A outorga do título de Obra Prima do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade para o samba de roda do Recôncavo Baiano em 2005, pela Unesco, se insere em um contexto em que as políticas públicas de fomento a cultura no Brasil passaram a tomar como diretrizes prioritárias o estímulo a diversidade de expressões musicais, o desenvolvimento territorial de ações e a salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro. Especialmente no decênio de 2005- 2015, tais políticas e seus desdobramentos, sob a chancela de apoios financeiros de órgãos e instituições públicas estaduais e federais, tem incentivado o processo de profissionalização de artistas, grupos e músicas de samba de roda, através da produção fonográfica e promoção internacional destes até mesmo dentro do emblemático nicho mercadológico de world music. Neste trabalho de cunho etnomusicológico, são observados reflexos sonoros da “patrimonialização” do samba de roda, tomando como exemplo a trajetória musical recente do grupo Samba Chula de São Braz – talvez um dos mais representativos da cultura musical popular do Recôncavo Baiano desde a década de 2000. Contudo, uma questão paira no ar: “Se no rádio não toca e na televisão não passa, como é que é patrimônio?” Esta pergunta é feita por Dona “Jelita” (in memoriam), mestra sambadeira do grupo Samba de Raparigas, de Saubara, Bahia, falecida em 2016. O questionamento dela reflete apenas parte das incertezas vivenciadas por sambadores e sambadeiras de muitas comunidades do Recôncavo atual frente ao processo de profissionalização do samba de roda e a existência desta tradição como um todo. Neste sentido, faço considerações sobre o papel desempenhado pela etnomusicologia brasileira atual como essencial para o direcionamento e o dimensionamento do alcance das políticas culturais na Bahia e no Brasil, em benefício dos sambadores e das sambadeiras. |
Abstract: | The granting of the title of Intangible Cultural Heritage of Humanity for the samba de roda of the Recôncavo Baiano in 2005, by the Unesco, is part of a context in which public policies to promote culture in Brazil began to take as a priority the encouragement of diversity of musical expressions, the territorial development of actions and the safeguarding of the immaterial Brazilian patrimony. Especially in the decade of 2005-2015, these policies and their developments, under the seal of financial support from state and federal public bodies and institutions, have encouraged the process of professionalization of artists, groups and songs of samba de roda, through the production of music and international promotion of these even within the emblematic market niche of world music. In this ethnomusicological work, sound reflexes of this "patrimonialization" of the samba de roda are observed, taking as an example the recent musical trajectory of the group Samba Chula de São Braz - perhaps one of the most representative in the popular music scene of the Recôncavo Baiano since the decade of 2000. However, a question hangs in the air: "If the radio does not play and the television does not pass, how is it heritage?" This question is asked by Dona "Jelita" (in memoriam), master sambadeira of the group Samba de Saubara, Bahia, died in 2016. Her questioning reflects only part of the uncertainties experienced by sambadores and sambadeiras of many communities of the present Recôncavo in front of the process of professionalization of samba de roda and the existence of this tradition as a whole. In this sense, I make considerations about the role played by current Brazilian Ethnomusicology as essential for directing and scaling the scope of cultural policies in Bahia and Brazil, for the sake of sambadores and sambadeiras. |
Keywords: | samba de roda patrimônio cultural políticas públicas produção fonográfica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42426 |
Issue Date: | 18-Sep-2017 |
Appears in Collections: | Tese (PPGMUS) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.