Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42423
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Brizoletas : estudo do programa arquitetônico escolar no Rio Grande do Sul nos anos 1960
Other Titles: Brizoletas : study of the school architectural program in Rio Grande do Sul in the 1960s
metadata.dc.creator: Aguiar, Mariana Machado de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bierrenbach, Ana Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bierrenbach, Ana Carolina de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Nery, Juliana Cardoso
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Natália Biscaglia
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar e tornar conhecidas as escolas construídas no Rio Grande do Sul durante o governo de Leonel de Moura Brizola (1959-1963), com ênfase em suas características arquitetônicas, tomadas a partir de suas relações com o contexto disciplinar. Essas edificações foram desenvolvidas a partir de um programa educacional cujo lema era "Nenhuma criança sem escola no RS" e tinham como principal característica a construção de unidades escolares por todo o território gaúcho, a fim de mitigar a crítica situação educacional da época. As edificações seguiam uma organização pavilhonar, construídas ora em alvenaria, ora em madeira, dependendo da disponibilidade de materiais e mão de obra em cada região. Este tema possui publicações importantes, como as de Quadros (2001; 2002; 2023) e Marques (2012), que trouxeram informações essenciais para a construção do trabalho. Além disso, para uma compreensão mais ampla do assunto, a dissertação buscou explorar o contexto do estado na época, levando em consideração aspectos históricos, políticos e pedagógicos. Deste modo, esses aspectos fornecem o tema do trabalho, que tem como objeto de estudo as populares brizoletas, com foco em 5 edificações específicas. Para fundamentar as análises dessas escolas, a pesquisa estrutura-se em três eixos teóricos. O primeiro aborda os conceitos de tipo e tipologia, inserindo as brizoletas no universo tipológico das escolas. O segundo analisa o recorte temporal e as características dessas edificações, relacionando-as com o Movimento Moderno e com a ideia de modernidade apropriada, incluindo aspectos formais e ideológicos. O terceiro examina a relação entre arquitetura e poder político, com ênfase nas políticas educacionais do governo Brizola. Além da revisão bibliográfica e documental sobre o programa educacional e os contextos históricos, políticos e pedagógicos, foram analisadas cinco unidades específicas por meio de levantamentos fotográficos, arquitetônicos e entrevistas. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que essas edificações conformam um determinado tipo arquitetônico, que as soluções arquitetônicas das escolas dialogam com o movimento moderno em níveis formais e ideológicos, mas também se relacionam com aspectos locais, se caracterizando assim como uma modernidade apropriada, e por fim, que de fato existe uma relação entre política e arquitetura, fomentada mutuamente. Dessa forma, a pesquisa contribui para a inserção das brizoletas na história da arquitetura e para a valorização de seu significado.
Abstract: The present dissertation aims to analyze and bring awareness to the schools built in Rio Grande do Sul during the government of Leonel de Moura Brizola (1959–1963), with an emphasis on their architectural characteristics, examined in relation to their disciplinary context. These buildings were developed as part of an educational program whose motto was "No child without a school in RS," and their main feature was the construction of school units throughout the state to mitigate the critical educational situation at the time. The buildings followed a pavilion-like organization, constructed either in masonry or wood, depending on the availability of materials and labor in each region. This topic has been addressed in important publications, such as those by Quadros (2001; 2002; 2023) and Marques (2012), which provided essential information for the development of this research. Furthermore, to gain a broader understanding of the objects of study, the dissertation sought to explore the state's context at the time, considering historical, political, and pedagogical aspects. In this way, these aspects frame the research topic, which focuses on the popular brizoletas, with an emphasis on five specific buildings. To support the analysis of these schools, the research is structured around three theoretical axes. The first addresses the concepts of type and typology, situating the brizoletas within the typological universe of schools. The second examines the time frame and characteristics of these buildings, relating them to the Modern Movement and the idea of appropriate modernity, including both formal and ideological aspects. The third explores the relationship between architecture and political power, emphasizing the educational policies of Brizola's government. In addition to a bibliographic and documentary review on the educational program and its historical, political, and pedagogical contexts, five specific units were analyzed through photographic and architectural surveys as well as interviews. As a result of the research, it was possible to determine that these buildings conform to a specific architectural type, that the architectural solutions of these schools engage with the Modern Movement at both formal and ideological levels while also incorporating local elements—thus characterizing an appropriate modernity—and finally, that there is indeed a mutual relationship between politics and architecture. In this way, the research contributes to the inclusion of the brizoletas in architectural history and to the recognition of their significance.
Keywords: Brizoletas
Tipo
Modernidade apropriada
Arquitetura, poder e política
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Arquitetura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42423
Issue Date: 30-Apr-2025
Appears in Collections:Dissertação (PPGAU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA MACHADO DE AGUIAR_BRIZOLETAS.pdfDissertação de mestrado22,14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.