Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42422
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Salsa com Dendê
Other Titles: Salsa con Dende
Salsa whith Dende
metadata.dc.creator: Alfaro, Juan Pablo Aguilar
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Ivan Bastos de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Uira
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Iuri Passos de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata sobre a teoria e a prática de arranjar e compor usando elementos da Música Cubana e Brasileira, tendo como objetivo: a criação de músicas e arranjos, através da experimentação e combinação de materiais musicais destes dois países. Incluindo uma autobiografia e uma pequena resenha sobre os ritmos e instrumentos utilizados, se contextualiza a possibilidade de um produto predefinido, seguindo algumas regras estéticas da Salsa. A metodologia utilizada foi construir uma composição com temática e elementos do sertão nordestino e desenvolvê-la numa formação típica das orquestras cubanas, e: trabalhar em uma composição do repertorio da música popular brasileira, adaptando-a a diversos estilos cubanos. O resultado prático foi “El rey del Sertão”: composição em ritmo de Rumba e Mambo, que trata sobre a vida de “Lampião”. Outro resultado é o arranjo da música “Você me vira a cabeça”, a qual foi modifica e adapta a ritmos cubanos como: Bolero, Danzón e Chachachá, acrescentando a ela uma parte em ritmo de Mambo. Estas duas peças tentam demostrar que é possível a combinação de elementos específicos de gêneros musicais de Cuba e Brasil seguindo parâmetros teóricos, podendo servir como referência para compositores, arranjadores e pesquisadores.
Abstract: Este trabajo trata sobre la teoria y práctica de arreglar y componer usando elementos de la música cubana y brasileña, teniendo como objetivo: la creación de canciones y arreglos através de la experimentación y combinación de materiales musicales de estos dos paises. Incluyendo una autobiografia y uma pequeña guía sobre los ritmos e instrumentos utilizados, se contextualiza la posibilidad de un producto predefinido, siguiendo algunas reglas estéticas de la Salsa. La metodología utilizada fue construir una composición con temática y elementos del semiárido del noroeste de Brasil y desarrollarla en una formación típica de las orquestas cubanas, y: trabajar en una composición del repertorio de la música popular brasileña, adaptándola a diversos estilos cubanos. El resultado practico fue “El rey del Sertao”: composición en ritmo de Rumba y Mambo, que trata sobre la vida de “Lampião”. Otro resultado es el arreglo de la canción “Voce me vira a cabeça”, la cual se modifica y adapta a ritmos como: Bolero, Danzón y Cha-cha-chá, agregandole una parte em ritmo de Mambo. Estas dos canciones intentan demostrar que es posible la combinación de elementos especificos de géneros musicales de Cuba y Brasil siguiendo parámetros teóricos, pudiendo servir como referencia para compositores, arreglistas e investigadores.
Keywords: Composição
Salsa Baiana.
Mistura de ritmos.
Arranjo
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
Citation: ABNT
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42422
Issue Date: 5-Dec-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Música (Escola de Música)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC com folha de aprovação e ficha catalografica .pdfarquivo PDF do TCC com folha de aprovação e ficha catalografica3,24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.