Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42385
Tipo: Tese
Título: Juventude, trabalho e gênero: um estudo de trajetórias de ex-alunos/as do Instituto Federal de Educação da Bahia
Título(s) alternativo(s): Youth, work and gender: a study of the trajectories of former students of the Federal Institute of Education of Bahia
Autor(es): Costa, Fabiana Freitas
Primeiro Orientador: Guimarães, Iracema Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Iracema Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Ana Maria Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Isabela Fadul de
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Luiz Paulo Jesus de
metadata.dc.contributor.referee5: Quirino, Raquel
Resumo: O presente trabalho busca analisar, a partir da perspectiva de gênero, as trajetórias de jovens trabalhadores/as que passaram pela experiência da Educação Profissional de Nível Médio, na modalidade de Ensino Médio Integrado a partir de 2006/2007, quando o Ensino Médio Integrado passou a ser ofertado pelo Instituto Federal da Bahia. Os Institutos Federais são herdeiros institucionais das antigas Escolas Técnicas Federais, que se constituíram, outrora, como espaço formativo importante na criação de um operariado industrial no país. Deste modo, a tese questiona a existência e persistência de assimetrias de gênero no mercado de trabalho, especialmente o industrial, assim como nas carreiras profissionais, com base em literatura sobre trabalho e gênero no campo da sociologia, a qual leva a refletir de modo intenso sobre a divisão sexual do trabalho no capitalismo e as suas consequências nas condições de vida dos sujeitos. Os campi selecionados são Salvador e Simões Filho, dois campus consolidados na oferta de cursos ligados aos eixos tecnológicos relacionados à indústria, mas que se localizam em espaços urbanos diferentes na Região Metropolitana de Salvador. Observa-se que os/as jovens, cujos relatos foram analisados, estão inseridos/as em dois contextos específicos de debates: a problemática de gênero e transformações no mundo do trabalho, com intensificação da precarização, reestruturação produtiva, terceirização e crises econômicas. Ao mesmo tempo, esses jovens experimentam o alargamento das políticas de inserção no nível superior em instituições públicas e particulares (cenário vigente até meados do ano de 2016). O objetivo é compreender como as relações de gênero (representações, expectativas e assunção de identidades) se (re)desenham e contribuem para (re)configurar a trajetória dos/das jovens oriundas/os da educação profissional de nível técnico diante de suas possibilidades (mais largas ou mais restritas) de escolhas relacionadas ao prosseguimento na vida acadêmica e/ou na inserção profissional. Para isso, a categoria gênero é tomada como fio analítico condutor do problema, compreendendo que ela se apresenta interseccionada com outros marcadores sociais, como raça, classe e juventude, construindo situações específicas de subordinação ou mesmo de empoderamento dos sujeitos. Essa perspectiva acompanha o processo investigativo da pesquisa que se constitui a partir de uma abordagem qualitativa baseada na análise de questionários e entrevistas com ex-alunos da instituição no estado da Bahia. Os resultados da pesquisa apontam para o efeito das dinâmicas de gênero nas trajetórias de jovens oriundos/as de cursos técnicos voltados para a indústria tanto durante o processo de formação técnica, quanto nas escolhas e experiências acadêmicas e profissionais. Tais efeitos se expressam não apenas pelas dificuldades e obstáculos das mulheres em relação aos homens em ambientes e cursos voltados para a indústria, mas também na construção de estratégias e práticas de resistências destas jovens.
Abstract: This paper analyzes, from a gender perspective, the trajectories of young workers who have undergone the experience of Vocational Education at Secondary Level, in the form of Integrated Secondary Education, since 2006/2007, when Integrated Secondary Education began to be offered by the Federal Institute of Bahia. The Federal Institutes are institutional heirs of the former Federal Technical Schools, which were once an important training space in the creation of an industrial working class in the country. Thus, the thesis questions the existence and persistence of gender asymmetries in the labor market, especially in the industrial market, as well as in professional careers, based on literature on labor and gender in the field of sociology, which leads to intense reflection on the sexual division of labor in capitalism and its consequences on the living conditions of individuals. The selected campuses are Salvador and Simões Filho, two campuses consolidated in the offering of courses linked to technological axes related to industry, but which are located in different urban spaces in the Metropolitan Region of Salvador. It is observed that the young people whose reports were analyzed are inserted in two specific contexts of debate: gender issues and transformations in the world of work, with intensification of precariousness, productive restructuring, outsourcing and economic crises. At the same time, these young people are experiencing the expansion of policies for higher education in public and private institutions (a scenario in force until mid 2016). The objective is to understand how gender relations (representations, expectations and identity assumption) are (re)designed and contribute to (re)configuring the trajectories of young people coming from technical education in view of their possibilities (broader or more restricted) of choices related to continuing their academic life and/or professional insertion. To this end, the gender category is taken as the analytical thread guiding the problem, understanding that it intersects with other social markers, such as race, class and youth, creating specific situations of subordination or even empowerment of the subjects. This perspective accompanies the investigative process of the research, which is constituted through a qualitative approach through the conducting and analysis of interviews with former students of the institution in the state of Bahia. The results of the research point to the effect of gender dynamics on the trajectories of young people coming from technical courses aimed at industry, both during the technical training process and in their academic and professional choices and experiences. These effects are expressed not only by the difficulties and obstacles women face in relation to men in environments and courses focused on industry, but also in the construction of strategies and resistance practices of these young women.
Palavras-chave: Gênero
Desigualdades
Trajetórias juvenis
Trabalho e educação profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Citação: COSTA, Fabiana Freitas Costa. Juventude, trabalho e gênero: um estudo de trajetórias de ex-alunos/as do Instituto Federal de Educação da Bahia. 2025. Orientadora Dr.ª Iracema Brandão Guimarães. 281 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42385
Data do documento: 25-Abr-2025
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de doutorado - Fabiana Freitas Costa.pdfTese de doutorado - Fabiana Costa3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.