Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42383
Tipo: Dissertação
Título: A Sustentabilidade no mercado de patrocínios culturais incentivados: novas diretrizes, novos discursos
Título(s) alternativo(s): Sustainability in the incentivized cultural sponsorship market: new guidelines, new approaches
Autor(es): Lopes, Rafaela Araújo
Primeiro Orientador: Barreiros, Bruno Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Belém, Marcela Purini
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Mariella Pitombo
metadata.dc.contributor.referee3: Mocellim, Alan Delazeri
metadata.dc.contributor.referee4: Barreiros, Bruno Costa
Resumo: O‬‭ presente‬‭ trabalho‬‭ tem‬‭ por‬‭ objetivo‬‭ compreender‬‭ os‬‭ impactos‬‭ da‬‭ ideia‬‭ da‬ sustentabilidade‬‭ empresarial‬‭ no‬‭ mercado‬‭ de‬‭ patrocínios‬‭ culturais‬‭ incentivados.‬‭ Uma‬ vez‬‭ que‬‭ esta‬‭ agenda‬‭ estabelece‬‭ uma‬‭ nova‬‭ orientação‬‭ moral‬‭ e‬‭ de‬‭ boas‬‭ práticas‬‭ na‬ seleção‬‭ de‬‭ projetos‬‭ via‬‭ Lei‬‭ Rouanet,‬‭ a‬‭ hipótese‬‭ discutida‬‭ e‬‭ comprovada‬‭ foi‬‭ a‬‭ de‬‭ que‬ a‬‭ alteração‬‭ da‬‭ demanda‬‭ por‬‭ parte‬‭ das‬‭ empresas‬‭ patrocinadoras‬‭ implicou‬‭ na‬ modificação‬‭ da‬‭ concepção‬‭ de‬‭ controle‬‭ (Fligstein,‬‭ 2001)‬‭ dos‬‭ agentes‬‭ vendedores‬ (proponentes‬‭ e‬‭ intermediários)‬‭ do‬‭ campo,‬‭ orientando‬‭ suas‬‭ práticas‬‭ de‬‭ competição.‬ No‬‭ caso‬‭ dos‬‭ proponentes,‬‭ a‬‭ influência‬‭ da‬‭ agenda‬‭ ESG‬‭ foi‬‭ observada‬‭ principalmente‬ no‬‭ discurso‬‭ de‬‭ venda‬‭ dos‬‭ projetos.‬‭ Já‬‭ em‬‭ relação‬‭ aos‬‭ intermediários,‬‭ as‬‭ social‬‭ techs‬ especializadas‬‭ em‬‭ gestão‬‭ do‬‭ investimento‬‭ social‬‭ privado‬‭ são‬‭ interpretadas‬‭ como‬‭ o‬ produto‬‭ de‬‭ um‬‭ momento‬‭ de‬‭ mercado‬‭ pautado‬‭ em‬‭ uma‬‭ dinâmica‬‭ de‬‭ investimento‬ sustentável.‬‭ Com‬‭ relação‬‭ às‬‭ condições‬‭ sociais‬‭ de‬‭ produção‬‭ discursiva,‬‭ o‬ desenvolvimento‬‭ sustentável‬‭ aparece‬‭ ainda‬‭ como‬‭ fundamento‬‭ argumentativo‬ responsável‬‭ pela‬‭ retomada‬‭ da‬‭ legitimidade‬‭ das‬‭ trocas‬‭ econômicas‬‭ realizadas‬‭ no‬ âmbito‬‭ da‬‭ Lei,‬‭ após‬‭ o‬‭ desmonte‬‭ institucional‬‭ e‬‭ simbólico‬‭ promovido‬‭ pela‬‭ gestão‬ bolsonarista.‬
Abstract: The aim of this research is to understand the impacts of the idea of corporate sustainability on the incentivized cultural sponsorship market. Since this agenda establishes a new moral orientation and good practices in the selection of projects via the Rouanet Law, the hypothesis discussed and proven was that the change in demand from sponsoring companies implied a change in the conception of control (Fligstein, 2001) of the selling agents (proposers and intermediaries) in the field, guiding their competitive practices. In the case of the proponents, the influence of the ESG agenda was seen mainly in the discourse on selling the projects, while in the case of the intermediaries, the social techs specializing in private social investment management are interpreted as the product of a market moment based on sustainable investment dynamics. With regard to the social conditions of discursive production, sustainable development also appears as the argumentative foundation responsible for regaining the legitimacy of the economic exchanges carried out within the scope of the Law, after the institutional and symbolic dismantling promoted by the Bolsonaro administration.
Palavras-chave: Sociologia‬‭ econômica
Sociologia‬‭ econômica‬‭ dos‬‭ mercados
Patrocínio cultural incentivado
Sustentabilidade
Discurso
Lei Rouanet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Citação: LOPES,‬‭ R.‬‭ A.‬‭ A Sustentabilidade no mercado de patrocínios culturais incentivados: novas diretrizes, novos discursos.‬‭ Dissertação‬‭ apresentada‬‭ ao‬‭ Programa‬‭ de‬‭ Pós-Graduação‬‭ em‬ Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia‬‭ para‬‭ título‬‭ de‬‭ mestra em Ciências Sociais. Salvador: 2024.‬ ‭
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42383
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOPES, R - A Sustentabilidade no Mercado de Patrocínios Culturais Incentivados - Novas diretrizes, novos discursos.pdfDissertação final7,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.