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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42339
Tipo: Tese
Título: Estética dos diálogos: em práticas artísticas comunitárias
Título(s) alternativo(s): Aesthetics of dialogues: in community artistic practices
Autor(es): MOREIRA, Piatan Lube
Primeiro Orientador: Biriba, Ricardo Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Orlando Albertino
metadata.dc.contributor.referee2: Biriba, Ricardo Barreto
metadata.dc.contributor.referee3: Britto, Ludmila da Silva Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Lia Krucken
metadata.dc.contributor.referee5: Cirillo, Aparecido José
Resumo: Esta tese se ocupa dos processos artísticos gestados metodologicamente sob a perspectiva da estética dos diálogos, elaborada a partir de constatações em experiências práticas, processuais e de teorias artísticas constituídas em obras criadas entre os anos de 2018 e 2024. As matérias geradoras foram pensadas como um ecossistema criativo, no qual o artista/pesquisador tem como matéria-prima as elaborações teóricas da arte colaborativa, da prática socialmente engajada e obras executadas como baliza condutora da pesquisa investigativa: Monumentos de Amor ao Rio Doce (2018), Cidades Comestíveis (2019-2023), Magia da Sereia (2020), Banda de Congo da Comunidade de Piapitangui (2021 e 2024), Araçaoca (bioescultura comunitária de 2016 a 2024), e o Coletivo Conscientiza Piapitangui (2020-2024) foram obras geradoras e o observatório para os conceito de estética dos diálogos que é cunhado aqui de forma a determinar diferentes empenhos processuais e colaborativos nas criações de obras de arte, em que todas as etapas de elaboração são compartilhadas. A partir da criação de práticas sociais, um novo sistema criativo pulsa nas possibilidades do ser artista. A arte revoluciona métodos e transforma em partilhas suas essências gestuais. Além disso, demonstra que o processo é muito mais interessante que o resultado final. Por meio desse processo, a obra em si torna-se um elo de amor e esperança entre os seres humanos e é desmistificado o modelo de arte centrado no elogio ao artista e na atenção à sua personalidade. Esse trabalho está centrado em uma imersão dupla: de um lado dessa tese está um artista que produz a sua obra com a metodologia da estética dos diálogos e total engajamento comunitário; de outro, um investigador que, imerso no processo artístico, analisa seu próprio processo criador e as mediações geradoras para a corrente da investigação.
Abstract: This thesis is concerned with artistic processes that have been methodologically developed from the perspective of the aesthetics of dialogues, based on findings from practical, procedural experiences and artistic theories constituted in works created between 2018 and 2024. The generating materials were conceived as a creative ecosystem, in which the artist/researcher has as raw material the theoretical elaborations of collaborative art, socially engaged practice and executed works as the guiding beacon of investigative research: Edible Cities (2023), Congo Band, from the community of Piapitangui (2021 to 2024), monuments of love for the Rio Doce (2019), Magic of the Mermaid (2020), Coletivo Conscientiza Piapitangui (2020 to 2024) and Araçaoca (2014 to 2024) were generating works and the observatory for the concept of the aesthetics of dialogues, which is coined here in order to determine different procedural and collaborative commitments in the creation of works of art, in which all stages of elaboration are shared. From the creation of social practices, a new creative system pulses in the possibilities of being an artist. Art revolutionizes methods and transforms its gestural essences into sharing. It also shows that the process is much more interesting than the end result. Through this process, the work itself becomes a link of love and hope between human beings and the model of art centered on praising the artist and paying attention to their personality is demystified. This work is centered on a double immersion: on one side of this thesis is an artist who produces his work with the methodology of the aesthetics of dialogues and total community engagement; on the other, a researcher who, immersive in the artistic process, analyzes his own creative process and the meditations that generate the current of research.
Palavras-chave: Arte colaborativa.
Arte comunitária
Estética dos diálogo
Práticas engajadas sociais.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42339
Data do documento: 11-Abr-2025
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

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