https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42325| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Graffiti e Museologia: diálogos entre memória e patrimônio |
| Título(s) alternativo(s): | Graffiti and Museology: dialogues between memory and heritage |
| Autor(es): | Barreto, Jéssica Matos |
| Primeiro Orientador: | Silva, Rita de Cassia Maia da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rita de Cassia Maia da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, José Claudio Alves de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Passos, Antônio Marcos de Oliveira |
| Resumo: | Esta dissertação objetiva traçar uma a relação intrínseca entre graffiti, patrimônio e memória. Ressaltando o modo como essa forma de arte dialoga com os sujeitos que transitam e fruem a sua existência no espaço urbano. O graffiti é uma linguagem artística que se caracteriza e dialoga com diversos elementos da paisagem urbana estabelecendo uma comunicação direta com/entre os indivíduos que transitam na urbe. Ao abordar o universo do graffiti esta pesquisa trata de identificar os elementos que compõe o contexto e as personagens em torno desta arte. O grafiteiro é tomado como um agente sociocultural, provocador de sentimentos e memória e é este o destaque da sua atuação neste estudo. Apresentamos uma abordagem onde o graffiti analisado sob o olhar da Museologia, aqui tomado como patrimônio, tendo em vista que, o cotidiano das cidades, por caracterizar locais de grande circulação de pessoas, com suas influências, costumes e culturas. A metodologia aplicada é referente a pesquisa bibliográfica, tendo em vista a importância em identificar o graffiti e, por consequência, o artista grafiteiro que o produz. Assim, se configura de modo qualitativo, tendo meta aprofundar no discurso acerca do objeto de estudo, o graffiti, relacionando as experiências vividas pelos grafiteiros, as referências culturais e sociais que constroem a realização dos graffiti e a interação da arte urbana com o cotidiano. É desenvolvido um capítulo acerca do levantamento bibliográfico específico sobre cotidiano e arte urbana, o contexto histórico que o graffiti é identificado enquanto arte. Um outro capítulo destina observações e análises acerca dos conhecimentos advindo da Museologia, assim identificando o graffiti ao caráter de patrimônio em diálogo ao campo da história cultural. A fonte documental utilizada para reforçar os embasamentos teóricos é o audiovisual Paredes que Gritam, desse modo, um capítulo específico conduz reflexões sobre o graffiti como manifestação cultural, linguagem expressiva com teor educativo, social e político. Portanto, o estudo relacionado visa desenvolver a arte urbana do graffiti e a Museologia em seus traços contundentes por serem questionadores, provocativos e críticos. |
| Abstract: | This dissertation aims to trace an intrinsic relationship between graffiti, heritage and memory. Highlighting the way in which this art form dialogues with the subjects who transit and enjoy their existence in the urban space. Graffiti is an artistic language that is characterized by and dialogues with various elements of the urban landscape, establishing direct communication with/between the individuals who transit in the city. By addressing the universe of graffiti, this research seeks to identify the elements that make up the context and the characters surrounding this art. The graffiti artist is taken as a sociocultural agent, provoking feelings and memory and this is the highlight of his performance in this study. We present an approach where graffiti is analyzed from the perspective of Museology, here taken as heritage, considering that the daily life of cities, as they characterize places of great circulation of people, with their influences, customs and cultures. The methodology applied refers to bibliographical research, considering the importance of identifying graffiti and, consequently, the graffiti artist who producesit. Thus, it is configured in a qualitative way, with the goal of deepening the discourse about the object of study, graffiti, relating the experiences lived by graffiti artists, the cultural and social references that construct the creation of graffiti and the interaction of urban art with everyday life. A chapter is developed about the specific bibliographic survey on everyday life and urban art, the historical context in which graffiti is identified as art. Another chapter dedicates observations and analyses about the knowledge coming from Museology, thus identifying graffiti with the character of heritage in dialogue with the field of cultural history. The documentary source used to reinforce the theoretical foundations isthe audiovisual Paredes que Gritam (Screaming Walls), thus, a specific chapter leads reflections on graffiti as a cultural manifestation, expressive language with educational, social and political content. Therefore, the related study aims to develop the urban art of graffiti and Museology in its strong features for being questioning, provocative and critical. |
| Palavras-chave: | Graffiti Memória Cotidiano Patrimônio |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42325 |
| Data do documento: | 11-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUSEU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jéssica Matos Barreto - Dissertação.pdf | Dissertação de Jéssica Matos Barreto | 3,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.