Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42240
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Mídias sociais em empreendedorismo sociais femininos da cidade de Salvador-Bahia
Otros títulos : Female social entrepreneuship and digital marketing: a study on social impact business led by women in Salvador use social media
metadata.dc.creator: Pereira, Camila Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Vera, Luciana Alves Rodas
metadata.dc.contributor.referee1: Muller, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Bárbara Maria Dultra
metadata.dc.description.resumo: As formas de empreender foram ampliadas e modificadas na última década. Isso se deu principalmente por causa dos espaços de gestão das organizações sendo ocupados com mais frequência por mulheres e pela mudança dos locais em que os empreendimentos estão localizados, devido a necessidade das mulheres de se inserir no mercado de trabalho de uma forma adaptável. Um dos setores que abarca muitos dos empreendimentos coordenados por mulheres é o empreendedorismo social. Neste contexto, esta pesquisa objetiva compreender como as empreendedoras sociais de Salvador-Bahia utilizam as ferramentas de mídias sociais nas suas organizações. A cidade de Salvador foi escolhida como cenário deste estudo devido à sua relevância como polo de empreendedorismo social feminino. Para isso, foi feito um estudo de abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e análise de conteúdo a fim de identificar os desafios e possibilidades encontradas pelas empreendedoras ao aplicar estratégias de marketing de conteúdo e anúncios online para promover seus empreendimentos. Os resultados deste estudo indicaram que as empreendedoras sociais servem-se destas ferramentas para impulsionar e divulgar suas atividades, embora corriqueiramente enfrentem a limitação de recursos financeiros para investir em anúncios online e demais estratégias avançadas. Através da análise dos dados coletados, obteve-se insights e recomendações para melhorar o uso das mídias sociais por parte das empreendedoras sociais, visando a ampliação do alcance e impacto de seus empreendimentos.
Resumen : The forms of undertaking have been expanded and modified in the last decade. This was mainly due to the management spaces of organizations being occupied more frequently by women and the change in the places where the enterprises are located, due to the need for women to enter the labor market in an adaptable way. One of the sectors that encompasses many of the enterprises coordinated by women is social entrepreneurship. In this context, this research aims to understand how social entrepreneurs from Salvador-Bahia use social media tools in their organizations. The city of Salvador was chosen as the setting for this study due to its relevance as a center for female social entrepreneurship. For this, a qualitative approach study was carried out, using interviews and content analysis in order to identify the challenges and possibilities encountered by entrepreneurs when applying content marketing strategies and online ads to promote their ventures. The results of this study indicated that social entrepreneurs use these tools to boost and to disclose their activities, although they routinely face limited financial resources to invest in online advertisements and other advanced strategies. Through the analysis of the collected data, insights and recommendations were obtained to improve the use of social media by social entrepreneurs, aiming at expanding the reach and impact of their ventures.
Palabras clave : Empreendedorismo social
Empreendedorismo feminino
Marketing digital
Midias sociais
Salvador-Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42240
Fecha de publicación : 17-jul-2023
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Secretariado Executivo (EA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Camila_versao final.pdf279,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.