https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42222| Tipo: | Tese |
| Título: | Modernismo negro: amefricanidade, oralitura e continnum em Lima Barreto |
| Autor(es): | Silva, Jorge Augusto de Jesus |
| Primeiro Orientador: | Santos, José Henrique de Freitas |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, José Henrique de Freitas |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Raquel Esteves |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Sílvio Roberto |
| metadata.dc.contributor.referee4: | França, Denise Carrascosa |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Ratts, Alecsandro José Prudêncio |
| Resumo: | Esse texto investe na discussão acerca da existência, constituição e caracterização de um modernismo negro, na literatura brasileira, desencadeado a partir da obra de Lima Barreto. Em um primeiro momento, após uma breve discussão sobre as formações discursivas centrais do modernismo paulista, investigamos as tensões, continuidades e rupturas que marcam as relações entre o autor carioca e o grupo da semana de 22. Nesse quadro, categorias centrais na constituição do campo literário nacional como: entre-lugar, ruptura e assimilação crítica são entendidas inapropriadas, como aparato crítico exclusivo, para instrumentalizar a compreensão das especificidades da obra barreteana, que, por sua vez, põe em cena um repertório epistêmico e político vinculado a tradição cultural negra no Brasil, até então negligenciado pelo campo tradicional da crítica brasileira. Com esse movimento a obra de Lima Barreto exige, para sua exegese, um conjunto novo de dispositivos teórico-críticos que desafiavam e desafiam o campo literário. Na sequencia buscamos demonstrar como os atributos da obra barreteana são marcados pela cultura negro-brasileira. Utilizamos três noções como base desse argumento: língua, território e memória. A partir desses núcleos discursivos nos esforçamos em apresentar dois aspectos centrais da obra barreteana: a) como a obra do romancista negro dialoga intensivamente com o repertório cultural afro-brasileiro, resultante dos processos de reterritorialização da cultura africana no Brasil; b) o fato de sua obra se constituir em um potente aporte crítico ao projeto moderno, sobretudo, do modo como ele foi desenvolvido no Brasil, por meio da duplicação da estrutura colonial nos movimentos modernizadores da sociedade brasileira. No terceiro movimento desse texto, buscamos especular sobre as contribuições da obra de Lima Barreto para a sociedade brasileira contemporânea, partindo de três núcleos: a constituição de uma ética, sua contribuição para o trabalho do intelectual negro, e sua importância na constituição de uma crítica da literatura que seja menos eurocêntrica e mais aberta aos diálogos com as múltiplas inscrições epistêmicas da cultura brasileira. Como ponto de partida dessa pesquisa, estabelecemos como corpus os romances de Lima Barreto, e empreendemos um levantamento bibliográfico sobre suas obras e sobre o modernismo brasileiro. No estabelecimento do referencial teórico recorremos ao diálogo com um campo que vem se solidificando na crítica brasileira e que se caracteriza pela produção de um repertório crítico e analítico produzido a partir da cultura negra no Brasil, portanto, condizente com o objetivo central deste estudo, ou seja, analisar a obra de Lima Barreto a partir de um referencial teórico não-eurocentrico, pensando e esgarçando os limites do campo crítico das letras brasileiras. Para tanto dialogamos mais intensamente com os trabalhos de Muniz Sodré (2002), (2017), Leda Maria Martins (1997), Lélia Gonzáles (1988) e Beatriz Nascimento (2007), José Henrique Freitas (2016), Edmilson de Almeida Pereira (2010), (2017). |
| Abstract: | This text invests in the discussion about the existence, constitution and characterization of a black modernism, in Brazilian literature, triggered from the work of Lima Barreto. At first, after a brief discussion on the central discursive formations of São Paulo modernism, we investigated the tensions, continuities and ruptures that mark the relations between the Rio de Janeiro author and the group of the week of 22. In this framework, central categories in the constitution of the field national literary texts such as: between-place, rupture and critical assimilation are considered inappropriate, as an exclusive critical apparatus, to instrumentalize the understanding of the specificities of Barretian work, which, in turn, brings into play an epistemic and political repertoire linked to the black cultural tradition in Brazil, until then neglected by the traditional field of Brazilian criticism. With this movement, Lima Barreto's work requires, for his exegesis, a new set of theoretical and critical devices that challenged and challenged the literary field. In the sequence, we seek to demonstrate how the attributes of the Barretian work are marked by black-Brazilian culture. We used three notions as the basis for this argument: language, territory and memory. From these discursive nuclei we endeavor to present two central aspects of the Barretian work: a) how the work of the black novelist dialogues intensively with the Afro-Brazilian cultural repertoire, resulting from the processes of reterritorialization of African culture in Brazil; b) the fact that his work constitutes a powerful critical contribution to the modern project, above all, the way it was developed in Brazil, through the duplication of the colonial structure in the modernizing movements of Brazilian society. In the third movement of this text, we seek to speculate on the contributions of Lima Barreto's work to contemporary Brazilian society, starting from three nuclei: the constitution of an ethics, its contribution to the work of the black intellectual, and its importance in the constitution of a criticism literature that is less Eurocentric and more open to dialogues with the multiple epistemic inscriptions of Brazilian culture. As a starting point for this research, we established Lima Barreto's novels as a corpus, and undertook a bibliographic survey of his works and Brazilian modernism. In establishing the theoretical framework, we resort to dialogue with a field that has been solidifying in Brazilian criticism and which is characterized by the production of a critical and analytical repertoire produced from black culture in Brazil, therefore, consistent with the central objective of this study, or that is, to analyze the work of Lima Barreto from a non-Eurocentric theoretical framework, thinking and pushing the limits of the critical field of Brazilian letters. For this purpose, we dialogue more intensely with the works of Muniz Sodré (2002), (2017), Leda Maria Martins (1997), Lélia Gonzáles (1988) and Beatriz Nascimento (2007), José Henrique Freitas (2016), Edmilson de Almeida Pereira ( 2010), (2017) |
| Palavras-chave: | Modernismo Negro Lima Barreto Língua Território Memória Literatura brasileira - História e crítica Literatura brasileira - Escritores negros - História e crítica Barreto, Lima, 1881-1922 - Crítica e interpretação Barreto, Lima, 1881-1922 - Visão política e socia Negros na literatura |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42222 |
| Data do documento: | 19-Ago-2020 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGLITCULT) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ata da defesa de Jorge.pdf | 144,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| Tese_de_Jorge_Augusto_-_Verso_completa_com_ficha_catalogrfica_.pdf Restricted Access | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.