https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42210| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Campus dos Malês: Entre resistência e caminhos de internacionalização: reflexos locais da política externa brasileira para África |
| Título(s) alternativo(s): | MALÊS CAMPUS: Between resistance and paths of internationalization: local outcomes of foreign Brazilian policy in Africa Campus de los Malês: Entre resistencia y caminos de internacionalización: reflejos locales de la política externa brasileña hacia África Campus des Malês : Entre résistance et voies d'internationalisation : réflexions locales de la politique étrangère brésilienne envers l'Afrique |
| Autor(es): | BANDEIRA, Macaulay Pereira |
| Primeiro Orientador: | FILHO, Jesiel Ferreira de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | FILHO, Jesiel Ferreira de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee2: | SANTOS, Márcio André de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | TCHAM, Ismael |
| Resumo: | O presente trabalho busca produzir um balanço sobre o desenvolvimento da internacionalização e integração do Campus dos Malês, campus da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), localizado em São Francisco do Conde-Bahia. Trata-se de uma avaliação da UNILAB , tendo como campo analítico o Campus dos Malês, enquanto política pública e projeto de cooperação educacional internacional entre Brasil e os países lusófonos, especialmente os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) a partir dos mecanismos de acolhimentos dos discentes, das características dos cursos e das experiências estudantis no tangente à produção de conhecimento e do lugar dos Campus dos Malês na política externa brasileira para África. Metodologicamente, o trabalho busca identificar de que maneira os agentes locais têm exercido estratégias para efetivar a missão específica da UNILAB, utilizando das trajetórias dos discentes e alguns servidores públicos como interlocução sobre o desenvolvimento do Campus dos Malês entre maio de 2014 e março de 2020. Portanto, dentro de uma abordagem qualitativa, foi utilizado as entrevistas semi-estruturadas e análise documental como técnicas de pesquisa. As contribuições da pesquisa endossam uma agenda de pesquisa que tenha o Campus dos Malês como unidade analítica para refletir criticamente sobre a cooperação Sul-Sul, o conceito de Sul-Global, a lusofonia na política internacional e as diásporas africanas na contemporaneidade. |
| Abstract: | The investigation aims to analyze and balance the internationalization and integration development of Campus dos Malês, one of the campuses of UNILAB (International Integration University of Afro-Brazilian Lusophony) located in São Francisco do Conde, Bahia. It examines the institution as a public policy and educational cooperation project between Brazil and African countries, especially PALOPs (Portuguese-speaking African countries); it takes Campus dos Malês as an analytical field through the welcoming mechanism of national and international students, the conditions of knowledge production,and the position of Campus dos Malês in international educational cooperation. Methodologically, the work seeks to identify how the local agents have been drafting strategies to carry out UNILAB’s specific mission; we observe students’ and some teachers’ trajectories to highlight the campus’ development from May 2014 to March 2020. Therefore, a qualitative approach was used, and semi-structured interviews and document analysis were used as research techniques. The investigation contributes to the research agenda with Campus dos Malês as a field analysis for critically reflecting on South-South cooperation, the Global-South concept, lusophone in the international scenario, and African diaspora in contemporaneity. Prezenti tarbadju buska pruduzi balansu sobri disinvolvimentu di nternasionalizason ku ntegrason na (Universidadi di Integrason Internasional di Luzofonia Afro-Brasileiro) UNILAB-kampus di Malês, lokalizadu na São Francisco de Conde-Bahia. Ina trata di un avaliason di UNILAB, i tene suma kampu analitiku Kampus di Malês, suma pulitika publika ku prujetu di koperason edukasional internasional entri Brasil ku paises lusófonos, spesialmenti PALOP (Paises Afrikanos di lingua ofisial purtuguis) a partir di mekanismu di risibi alunus, di karateristikas di kursus i di espiriensia studantis, sobri produson di kunhisimentu ku di lugar di Kampus di Malês na pulitika sterna brazileira pa Afrika. Metodolojikamenti, tarbadju buska identifika di kal maneira ku ajentis lokal e ezersi se strajia pa efetiva mison spesifiku di UNILAB, utiliza trajetoria di alunos ku alguns sirvidoris publikus suma nterlukuson sobri disinvolvimentu di Kampus di Malês entri maio di 2014 ku março di 2020. Purtantu, dentru di un abordajen kualitativa, i utilizadu ntrevistas semi-struturadu ku analis dukumental suma teknika di piskiza. Konstrusons di piskiza ndosa un ajenda di piskiza ku Kampus di Malês tene suma unidadi analitika pa refleti kritikamenti sobri koperason Sul-Sul, konseitu di Sul-Global, luzofonia na pulitika Internasional ku diasporas afrikanas na kontemporaneidadi. Le présent travail cherche à produire un bilan sur le développement de l’internationalisation et de l’intégration du Campus de Malês, campus UNILAB (Université d’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-Brésilienne), situé à São Francisco do Conde-Bahia. Il s’agit d’une évaluation d’UNILAB, ayant comme champ d’analyse le Campus de Malês, en tant que politique publique et projet de coopération éducative internationale entre le Brésil et les pays lusophones, en particulier les PALOP (Pays d’Afrique lusophones) basé sur les mécanismes d’accueil des étudiants, les caractéristiques des cours et les expériences des étudiants en matière de production de connaissances et la place des Campus de Malês dans la politique étrangère brésilienne pour l’Afrique. Sur le plan méthodologique, le travail cherche à identifier comment les agents locaux ont mis en oeuvre des stratégies pour mener à bien la mission spécifique d’UNILAB, en utilisant les trajectoires d’étudiants et de certains fonctionnaires comme interlocution sur le développement du Campus de Malês entre mai 2014 et mars 2020. Par conséquent, dans le cadre d’une approche qualitative, des entretiens semi-directifs et l’analyse de documents ont été utilisés comme techniques de recherche. Les contributions de la recherche s’inscrivent dans un agenda de recherche qui fait du Campus de Malês une unité d’analyse pour réfléchir de manière critique à la coopération Sud-Sud, au concept de Sud global, à la lusophonie dans la politique internationale et aux diasporas africaines à l’époque contemporaine. |
| Palavras-chave: | Campus dos Malês Diásporas Africanas Cooperação Sul-Sul Política Externa Brasileira para África. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
| Citação: | BANDEIRA, Macaulay Pereira. Entre resistência e caminhos de internacionalização, reflexos locais da política externa brasileira para África |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42210 |
| Data do documento: | 25-Fev- 2 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO PARA ENVIAR.pdf | 5,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.