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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42165
Tipo: Dissertação
Título: Literaturas produzidas por mulheres indígenas no Brasil: plasticidades, ressurgências e cosmovisões
Título(s) alternativo(s): Literatures produced by indigenous women in Brazil: plasticities, resurgences and cosmovisions
Autor(es): Borges, Flaviane Gonçalves
Primeiro Orientador: Costa, Suzane Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Suzane Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Milena Britto de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Mônica de Menezes
Resumo: Este estudo apresenta o levantamento e análise de produções literárias feitas por mulheres indígenas que produzem, na literatura brasileira, um projeto estético e ideológico de autoria/autonomia e sobrevivência, a partir dos anos de 2004 no Brasil. Para tanto, selecionei 23 obras assinadas por Eliane Potiguara, Graça Graúna, Lia Minápoty, Sulami Katy, Márcia Kambeba, Niara Terena, Kerexu Mirim, Denízia Cruz, Shirley Krenak, Vângri Kaingãng e Auritha Tabajara. O objetivo geral é analisar e discutir, ao longo das seções, um estudo sobre as produções literárias (poesia e prosa) dessas mulheres indígenas no Brasil, diferenciando a literatura indígena, indigenista e indianista através da leitura crítica de três conceitos estéticos presentes nas obras: (1) as plasticidades literárias; (2) uma ideia de uma literatura de ressurgência; (3) a cosmovisão dos indígenas como pano de fundo dos escritos. Discuto tais conceitos com base nos pressupostos teóricos de Édouard Glissant (1996), Eneida de Souza (2002), Siloé Amorim (2003), Eliane Potiguara (2004), Maria Gorete Neto (2005), Gersen Luciano (2006), Elisa Maria Costa Thiago (2007), Marta Gonçalves (2009), Olívio Jekupé (2009), América César (2011), Amanda de Lima (2012), Graça Graúna (2012, 2013), Stuart Hall (2013), Henrique Freitas (2016), Marília Librandi (2018), dentre outros. Como resultado final desta pesquisa, pretendo viabilizar a circulação de escritos produzidos por mulheres que se preocupam em mostrarem-se diversas, construindo perspectivas no campo literário. Mediante necessidade de democratização literária, essas produções marcam que se há ausências de abordagens raciais e étnicas na literatura contemporânea de maior circulação nacional, há presença dessas abordagens nos atos enunciativos de autoria indígena corpus deste trabalho dissertativo.
Abstract: This study presents a survey and analysis of literary productions made by indigenous women who have sketched, in the Brazilian literature, an aesthetic and ideological project of authorship/autonomy and survival, from the year 2004 in Brazil. Therefore, I selected 23 books, signed by Eliane Potiguara, Graça Graña, Lia Minápoty, Sulami Katy, Márcia Kambeba, Niara Terena, Kerexu Mirim, Denízia Cruz, Shirley Krenak, Vângri Kaingãng and Auritha Tabajara. The general objective is to analyze and discuss, throughout the sections, a study on the literary productions (poetry and prose) of these indigenous women in Brazil, differentiating indigenous, indigenist and Indian literature through the critical reading of three aesthetic concepts present in the works:(1) the literary plasticities; (2) a view of a resurgence’s literature; (3) the indigenous worldview as a backdrop of the writings. I discuss these concepts based on theoretical assumptions of Édouard Glissant (1996), Eneida de Souza (2002), Siloé Amorim (2003), Eliane Potiguara (2004), Maria Gorete Neto (2005), Gersen Luciano (2006), Elisa Maria Costa Thiago (2007), Marta Gonçalves (2009), Olívio Jekupé (2009), América César (2011), Amanda de Lima (2012), Graça Graúna (2012, 2013), Stuart Hall (2013), Henrique Freitas (2016), Marília Librandi (2018), among others. As a final result of this research, I intend to facilitate the circulation of writings produced by women who are concerned with showing themselves diverse, building perspectives in the literary field. Due to the need for literary democratization, these productions indicate that if there are absence of racial and ethnic approaches in the contemporary literature of greater national circulation, there is presence of these approaches in the enunciative acts of indigenous authorship corpus of this dissertation work
Palavras-chave: Produções literárias
Mulheres indígenas
Autoria/Autonomia
Literatura brasileira - Séc. XX
Literatura brasileira - Escritoras indígenas
Indígenas na literatura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42165
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

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