Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42088
Tipo: Tese
Título: Fabricação digital para a produção de barracas das festas de largo de Salvador: experimentações na Festa da Conceição da Praia
Título(s) alternativo(s): Digital fabrication for the production of stalls of the "Festas de Largo de Salvador": experiments at the Festa da Conceição da Praia
Autor(es): Regina, Maria Emília Rodrigues
Primeiro Orientador: Checcucci, Érica de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Suarez, Naia Alban
metadata.dc.contributor.referee1: Checcucci, Érica de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Suarez, Naia Alban
metadata.dc.contributor.referee3: Bruscato, Léia Miotto
metadata.dc.contributor.referee4: Viana, Lidia Quieto
metadata.dc.contributor.referee5: Monteiro, Roberto Luiz Souza
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a proposição de um Metamodelo de barracas de venda de comida e bebida para as Festas de Largo de Salvador orientado pela Fabricação Digital (FD) e a Customização em Massa (CM) em coparticipação com os barraqueiros, com base em um conjunto de elementos estruturados característicos da sua comunidade. O trabalho doutoral compreende e experimenta a Fabricação Digital como um caminho democrático dentro de um contexto de desenvolvimento de tecnologia social com a inclusão da comunidade dos barraqueiros para a geração de um modelo alternativo para Barraca de Festa de Largo. Abordamos as discussões do campo da FD / CM sob a perspectiva da democratização do projeto como campo de pesquisa para atividades compartilhadas que encorajem a participação, a reflexão e a construção de significado nas propostas desenvolvidas. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, com pressupostos filosóficos subjacentes interpretativistas, sendo a experimentação do modelo conduzida por meio da pesquisa-ação e o modo de análise hermenêutica. Reconhecer e identificar os atributos que dotaram as antigas barracas de Festa de Largo como elementos de significação cultural foi o propósito que constituiu a base de nossa reflexão para o enfrentamento do problema conceitual para a proposição de um modelo alternativo. Entendemos que os antigos modelos fazem parte de um período que não podem ser recuperados para a atualidade, porém possuem elementos simbólicos representativos dessa atividade. A proposição do Metamodelo reside no entendimento de que a barraca de Festa de Largo é um elemento cultural constituinte das Festas de Largo, tendo direito a participar de editais de cultura e inovação, sendo um produto dos barraqueiros, e que seja adaptável a diferentes espaços públicos da cidade, recebendo incentivos para sua elaboração, operação e manutenção. Compreender as Barracas de Festa de Largo como suporte utilitário funcional é um pressuposto a ser superado em abordagem e produção. A pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a arte e a cultura de armar as barracas, sistematiza a memória destes elementos significantes e os reinterpreta, com vistas a valorizar a prática dos barraqueiros e ressignificá-las na cidade de Salvador. Como resultados, obtivemos a proposição em conjunto de um Metamodelo conceitual de barraca e as primeiras avaliações físicas dos sistemas estruturais do modelo, que responderam positivamente na fase preliminar, indicando viabilidade técnica inicial para a proposta, apesar de serem necessários mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Abstract: The objective of this research is to propose a Metamodel for food and drink stalls for the "Festas de Largo de Salvador", guided by digital manufacturing (DM) and mass customization (MC), in collaboration with the stallholders. The model is based on a set of structured elements typical of the stallholder community. The doctoral research considers and performs experiments with Digital Fabrication as a democratic path within a context of social technology development with the inclusion of the stallholder community. This will generate an alternative model for the "Festa de Largo" stall. We approach discussions in the field of DM/MC from the perspective of democratizing the project as a field of research for shared activities that encourage participation, reflection, and the construction of meaning. The research begins with a qualitative approach with interpretive underlying philosophical assumptions, with the model experimentation being conducted through action research and the hermeneutic analysis mode. Recognizing and identifying the attributes that gave the old "Festa de Largo" stalls as elements of cultural significance was the purpose that constituted the basis of our reflection to face the conceptual problem of proposing an alternative model. We comprehend that the pre-existing models belong to a period that cannot be reconstructed for the present, however, they possess symbolic elements that are representative of this activity. The Metamodel is based on the understanding that the "Festa de Largo" stall is a constituent cultural element of the "Festas de Largo", with the right to participate in culture and innovation notices. It is also adaptable to different public spaces of the city, and receives incentives for its development, operation, and maintenance. Understanding the "Festas de Largo" stalls as a functional utilitarian support is an assumption that should be overcome in approach and production. The research develops a reflection on the art and culture of setting up stalls, systematizes the memory of these significant elements, and reinterprets them, with a view to valuing the practice of stallholders and giving new meaning to them in the city of Salvador. As a result, we jointly obtained a proposal for a conceptual stall Metamodel and the first physical evaluations of the model's structural systems, which responded positively in the preliminary phase, indicating initial technical feasibility for the proposal, despite the need for additional investments in research and development.
Palavras-chave: Barracas de festa de largo
Customização em massa
Fabricação digital
Festas de largo
Festas - Salvador (BA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidde Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Arquitetura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
Citação: REGINA, Maria Emília Rodrigues. Fabricação digital para a produção de barracas das festas de largo de Salvador: experimentações na Festa da Conceição da Praia. 2025. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42088
Data do documento: 12-Fev-2025
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaEmiliaRodriguesRegina_tese.pdftese42,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.