Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42047
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Neuroverso Escolar: um podcast para educadores
Título(s) alternativo(s): Neuroverso Escolar: a podcast for educators
Autor(es): de Medeiros, Lara Bastos
Primeiro Orientador: Tavares, Mauricio
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Silvana
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Lívia de Souza
Resumo: Este memorial descreve o processo de produção, gravação, edição, distribuição e divulgação da primeira temporada do podcast “Neuroverso Escolar”. O projeto trata do tema da neurodiversidade no ambiente educacional, tendo educadores e estudantes de licenciaturas como público-alvo. A primeira temporada fala especificamente do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula, debatendo os subtópicos: como é ser autista na escola; definições de neurodiversidade e TEA; o processo diagnóstico e os níveis de suporte; as características mais proeminentes do autismo; como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado na Bahia; como o plano de ensino individualizado (PEI) é elaborado e como usá-lo em casos de autismo; e o papel do acompanhante especializado na vida de alunos autistas. Após apuração jornalística sobre o tema e entrevistas com especialistas, sete episódios foram roteirizados, cada um discutindo um dos subtópicos já mencionados. Os episódios foram gravados e então editados por uma jornalista profissional e quatro deles foram distribuídos na plataforma SoundCloud, para avaliação da banca examinadora. Um calendário de postagens na rede social Instagram foi construído para promover o podcast e o lançamento da totalidade dos episódios no serviço de streaming Spotify.
Abstract: This memorial describes the process of producing, recording, editing, distributing and promoting the podcast’s “Neuroverso Escolar” first season. The project is about neurodiversity in the educational environment, and has educators and education students as its target audience. The first season talks specifically about Autism Spectrum Disorder (ASD) in the classroom, debating the subtopics: what it feels like to be autistic at school; definitions for neurodiversity and ASD; the diagnostic process and the levels of support; autism’s most prominent characteristics; how the Specialized Educational Service is carried out in Bahia; how the individualized teaching plan is elaborated and how to use it in cases of autism; and the part the specialized chaperone plays in the lifes of autistic students. After journalistic investigation about the subject and interviewing specialists, seven episodes were scripted, each discussing one of the before mentioned subtopics. The episodes were recorded and then edited by a professional journalist and four of them were posted on SounCloud, for the examining board’s appreciation. A calendar of posts on the social network Instagram was built to promote the podcast and the launch of the totality of the episodes on the streaming service Spotify.
Palavras-chave: Neurodiversidade
Transtorno do espectro autista
TEA
Autismo
Podcast
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Comunicação
Sigla da Instituição: Facom
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42047
Data do documento: 30-Jan-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial Neuroverso Escolar.pdfMemorial descritivo do projeto de TCC em Jornalismo, podcast Neuroverso Escolar4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.