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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41999
Tipo: Tese
Título: Consulta de enfermagem à criança com deficiência fundamentada na teoria do alcance de metas: subconjunto terminológico CIPE®
Título(s) alternativo(s): Nursing consultation for children with disabilities based on the theory of goal attainment: ICNP® Terminological Subset
Autor(es): Costa, Laura Emmanuela Lima
Primeiro Orientador: Silva, Rudval Souza da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rudval Souza da
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Schoeller, Soraia Dornelles
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Elaine de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Sousa, Anderson Reis de
Resumo: O objetivo geral desse trabalho foi Desenvolver estratégias para operacionalização da Consulta de Enfermagem no contexto do atendimento integral e especializado à criança com deficiência. Este foi um estudo do tipo metodológico, estruturado em três fases. A terceira se deu em quatro etapas. Na primeira fase se deu o desenvolvimento do instrumento para orientar a Consulta de Enfermagem seguida da fase de levantamento dos dados da Consulta de Enfermagem a partir de dados prospectivos em prontuários e a terceira o desenvolvimento do Subconjunto Terminológico CIPE® para crianças com deficiência fundamentado na Teoria do Alcance de Metas e seus sistemas interligados: sistema pessoal, sistema interpessoal e sistema social. Nessa última foi realizada a identificação de termos extraídos dos prontuários das crianças acompanhadas num Centro Especializado de Reabilitação; o mapeamento cruzado dos termos fonte com termos alvo da CIPE®; a construção e a validação dos enunciados de diagnósticos/resultados/intervenções de Enfermagem utilizando-se os Índices CVI, CVR e Kappa modificado e a estruturação do Subconjunto. Na consulta aos prontuários foram analisados 132 prontuários desse Centro e no processo de validação participaram 11 enfermeiras especialistas no momento de validação do Instrumento da Consulta de Enfermagem e 25 enfermeiras na validação dos diagnósticos/resultados, sendo que no momento da validação das intervenções de enfermagem obteve-se resposta de apenas 16 enfermeiras. O projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa recebendo parecer nº. 5.876.903. Como resultado, um instrumento foi constituído de 104 indicadores clínicos, dos quais 100 foram validados pelos especialistas. No mapeamento cruzado, foram identificados 257 termos a partir da análise dos prontuários, os quais foram submetidos a um processo de normalização que resultou em 111 termos, dos quais no processo de mapeamento cruzado com a CIPE® versão 2019-2020, resultou em 31 termos constantes na CIPE® e 80 termos não constantes o que se constitui num banco de termos relevantes para a Enfermagem de Reabilitação. A partir destes termos foram construídos 75 enunciados de diagnósticos/resultados de enfermagem, os quais, após a validação de conteúdo pelas especialistas, resultaram em 36 enunciados validados. Estes foram categorizados segundo o modelo teórico e, em seguida, foram construídos os enunciados de intervenções de enfermagem. As intervenções de enfermagem interligadas aos diagnósticos/resultados de enfermagem foram submetidas a uma segunda validação pelos especialistas resultando em 317 intervenções de enfermagem validadas. O Subconjunto Terminológico CIPE® para a consulta de enfermagem à criança com deficiência contemplou 36 diagnósticos/resultados e 317 intervenções de enfermagem. Os objetivos deste estudo foram alcançados. O Subconjunto Terminológico CIPE® para a consulta de enfermagem à criança com deficiência visa otimizar e dinamizar a documentação do pensamento clínico e terapêutico da enfermeira e apoiar à avaliação e planejamento, bem como trazer melhorias na qualidade do cuidado e contribuir com as pesquisas e avaliação de resultados. Para além de tais contribuições, possibilitará uma comunicação interdisciplinar; educação e formação; considerado como uma ferramenta vital para garantir que o cuidado seja bem estruturado, baseado em evidências e adaptado às necessidades individuais das crianças, promovendo um atendimento mais eficaz e coordenado.
Abstract: The general objective of this work was to develop strategies for the operationalization of the Nursing Consultation in the context of comprehensive and specialized care of children with Disabilities. This was a methodological study, structured in three phases, the third one having been divided into four stages. The first phase involved the development of the instrument to guide the Nursing Consultation, followed by the data collection phase of the Nursing Consultation based on prospective data in medical records, and the third one, consisting on the development of the ICNP® Terminological Subset for children with disabilities based on the Theory of Goal Attainment and its interconnected systems: personal system, interpersonal system and social system. In the latter, it was carried out the identification terms extracted from the medical records of the children monitored at a Specialized Rehabilitation Center (SRC); the cross-mapping of the source terms with ICNP® target terms; the creation and validation of the Nursing diagnoses/outcomes/interventions statements, by using the CVI, CVR and modified Kappa indexes, and the structuring of the Subset. During the consultation of the medical records, 132 files from the SRC were analyzed, and during the validation process, 11 expert nurses participated in the validation of the Instrument of Nursing Consultation and 25 nurses participated in the validation of the diagnoses/outcomes. At the time of the validation of the nursing interventions, responses were obtained from only 16 nurses. The project was appreciated and approved by the Research Ethics Committee, receiving opinion no. 5.876.903. As a result, an instrument of 104 clinical indicators was created, of which 100 were validated by experts. During the cross-mapping phase, 257 terms were identified from the analysis of the medical records, which were subjected to a standardization process that resulted in 111 terms, which in the cross-mapping process with the ICNP® version 2019-2020, resulted in 31 terms contained in the ICNP® and 80 not contained terms, which constitutes a bank of relevant statements for the Rehabilitation Nursing. From these terms, 75 Nursing diagnoses/outcomes statements were constructed, which, after the experts content validation resulted in 36 validated statements. These were categorized according to the theoretical model, and after that, the intervention statements were constructed. The nursing interventions linked to Nursing diagnoses/outcomes were subjected to a second evaluation by experts, resulting in 317 validated nursing interventions. The ICNP® Terminological Subset for nursing consultation for children with disabilities covered 36 diagnoses/outcomes and 317 nursing interventions. The objectives of this study were achieved. The ICNP® Terminological Subset for nursing consultations for children with disabilities aims to optimize and streamline the documentation of the nurse s clinical and therapeutic thinking and to support evaluation and planning, to bring about improvement in the quality of care, as well to facilitate the research and the evaluation of the outcomes. In addition to such contributions, it will enable interdisciplinary communication; education and training; considered a vital tool to ensure that the care is well structured, based on evidence and adapted to the children s individual needs, promoting more effective and coordinated care.
El objetivo general de este trabajo fue desarrollar estrategias para la operacionalización de la Consulta de Enfermería en el contexto de la atención integral y especializada de niños con discapacidades. Se trató de un estudio metodológico, estructurado en tres fases, la tercera habiéndose llevado a cabo en cuatro etapas. En la primera fase se desarrolló el instrumento para guiar la Consulta de Enfermería, seguida de la fase de recolección de datos de la Consulta de Enfermería, a partir de datos prospectivos en historiales médicos, y en la tercera, se desarrolló el Subconjunto Terminológico CIPE® para niños con discapacidades, basado en la Teoría de Logro de Metas y sus sistemas interconectados: sistema personal, sistema interpersonal y sistema social. En esta última, se realizó la identificación de términos extraídos de los historiales médicos de los niños monitoreados en un Centro de Rehabilitación Especializado (CRE); el Mapeo cruzado de los términos de origen con los términos de destino de la CIPE®; la construcción y validación de los enunciados de diagnósticos/resultados/intervenciones de Enfermería utilizando los Índices CVI, CVR y Kappa modificado, y la estructuración del Subconjunto. En la consulta a los historiales médicos, se analizaron 132 historiales médicos de un CRE y en el proceso de validación, participaron 11 enfermeras expertas en la validación del Instrumento de la Consulta de Enfermería y 25 enfermeras en la validación de los diagnósticos/resultados. En la validación de las intervenciones de enfermería, solamente se obtuvo una respuesta de 16 enfermeras. El proyecto fue apreciado y aprobado por el Comité de Ética en Investigación recibiendo el dictamen no. 5.876.903. Como resultado, se construyó un instrumento con 104 indicadores clínicos, de los cuales 100 fueron validados por los expertos. En la fase del mapeo cruzado, se identificaron 257 términos a partir del análisis de los historiales médicos, que, a su vez, fueron sometidos a un proceso de estandarización que resultó en 111 términos, de los cuales en el proceso de mapeo cruzado con la CIPE® versión 2019-2020, resultó en 31 términos incluidos en la CIPE® y 80 términos que no están incluidos, lo que se constituye en un banco de términos relevante para la Enfermería de Rehabilitación. A partir de estos términos, se construyeron 75 enunciados de diagnósticos/resultados de enfermería, que, tras la validación de contenido por parte de las expertas, resultaron en 36 enunciados validados. Estos se categorizaron según el modelo teórico, y luego se construyeron los enunciados de intervenciones de enfermería. Las intervenciones de enfermería interconectadas a los diagnósticos/resultados de enfermería fueron sometidas a una segunda validación de parte de las expertas, resultando en 317 intervenciones de enfermería validadas. Los objetivos de este estudio fueron alcanzados. El Subconjunto Terminológico CIPE® para la consulta de enfermería a los niños con discapacidad tiene el objetivo de optimizar y agilizar la documentación del pensamiento clínico y terapéutico de la enfermera, apoyar la evaluación y planeación, así como traer mejoras en la calidad del cuidado y facilitar las investigaciones y evaluaciones de resultados. Además de dichas contribuciones, este también posibilitará una comunicación interdisciplinar; educación y formación; considerado una herramienta vital para garantizar que el cuidado sea bien estructurado, basado en evidencias y adaptado a las necesidades individuales de los niños, promoviendo una atención y cuidado más efectivo y coordinado.
Palavras-chave: Consulta de enfermagem
Enfermagem ambulatorial
Crianças com deficiência
Processo de enfermagem
Teoria de enfermagem
Sistema de classificação
Terminologia Padronizada em Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: COSTA, Laura Emmanuela Lima. Consulta de enfermagem à criança com deficiência fundamentada na teoria do alcance de metas: subconjunto terminológico CIPE®. Orientador: Rudval Souza da Silva. 2024. 273 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41999
Data do documento: 13-Dez-2024
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