https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41942| Tipo: | Dissertação |
| Título: | “A prática quem faz é a gente”: a norma e a discricionariedade no trabalho do socioeducador de segurança |
| Título(s) alternativo(s): | “We do the work": the norm and discretion in the work of the socio-educational security officer |
| Autor(es): | Lima, Laiane Silva de |
| Primeiro Orientador: | Lourenço, Luiz Cláudio |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Lourenço, Luiz Cláudio |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Liana de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Krahn, Natasha Maria Wangen |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo conhecer as ações desempenhadas pelos socioeducadores responsáveis pela segurança dos adolescentes privados de liberdade na Comunidade de Atendimento Socioeducativo localizada na cidade de Salvador, Bahia. Sem desconsiderar o percurso histórico da política pública destinada aos adolescentes em conflito com a lei no Brasil, o estudo se debruça sobre o trabalho do agente de segurança circunscrito na doutrina da proteção integral, paradigma que se desenvolve com a aprovação de marcos legais nacionais e internacionais no final do século XX. A partir da análise de documentos oficiais e de entrevistas semiestruturadas com agentes, foi possível identificar as atribuições descritas formalmente e como os agentes convertem tais prescrições em práticas no desafio de conciliar as dimensões educativa e de segurança inscritas em sua função, dadas as contingências do trabalho na unidade socioeducativa. Este processo é amplamente marcado por contradições, verificadas tanto nas diretrizes burocráticas, a despeito do ideal racional das instituições modernas, quanto na prática do agente aqui qualificado como um burocrata de nível de rua. Nesta investigação, foram detectadas semelhanças e diferenças na maneira como os agentes atuam e os recursos que mobilizam junto aos adolescentes e colegas. O acirramento das tensões presentes no atendimento socioeducativo revela ainda a discricionariedade operada pelos agentes e pelos demais grupos profissionais em constantes disputas pelo exercício legítimo de autoridade ante o adolescente internado. Por fim, constatou-se as restrições impostas ao agente em decorrência de sua atividade, sobretudo de lazer e de mobilidade, e as escassas experiências de reconhecimento na situação do seu trabalho. |
| Abstract: | The aim of this study was to find out more about the work carried out by socio educational workers responsible for the safety of adolescents deprived of their liberty in the Socio-Educational Care Community located in the city of Salvador, Bahia. Without disregarding the historical path of public policy aimed at adolescents in conflict with the law in Brazil, the study focuses on the work of the security agent within the doctrine of integral protection, a paradigm that developed with the approval of national and international legal frameworks at the end of the 20th century. Based on the analysis of official documents and semi-structured interviews with agents, it was possible to identify the duties formally described and how agents convert these prescriptions into practices in the challenge of reconciling the educational and security dimensions inscribed in their role, given the contingencies of working in the socio-educational unit. This process is largely marked by contradictions, which can be seen both in the bureaucratic guidelines, despite the rational ideal of modern institutions, and in the practice of the agent described here as a street-level bureaucrat. In this investigation, similarities and differences were detected in the way the agents act and the resources they mobilize with adolescents and colleagues. The heightened tensions present in socio-educational care also reveal the discretion exercised by agents and other professional groups in constant disputes over the legitimate exercise of authority over the adolescent in detention. Finally, the restrictions imposed on the agents as a result of their work were noted, especially in terms of leisure and mobility, as well as the scant recognition they receive for their work. |
| Palavras-chave: | Sistema socioeducativo Medida socioeducativa de internação Socioeducador de segurança Discricionariedade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41942 |
| Data do documento: | 6-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCS) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Laiane Silva de Lima - Dissertação.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons