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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41897
Tipo: Dissertação
Título: Significados construídos por mulheres negras sobre seus processos de escolarização no programa de educação para jovens e adultos (EJA)
Título(s) alternativo(s): Meanings constructed by black women about their schooling processes in the youth and adult education program (EJA)
Autor(es): Rios, Karine da Silva
Primeiro Orientador: Marsico, Giuseppina
metadata.dc.contributor.referee1: Marsico, Giuseppina
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Juliana Prates
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Ana Luiza de França
Resumo: Este estudo investiga os significados construídos por mulheres negras sobre os seus processos de escolarização no programa de educação para jovens e adultos. Situada no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Cultural. Dessa maneira esta pesquisa analisou como raça, gênero e classe se intersectam e influenciam as experiências educacionais. Foram entrevistadas 3 mulheres autodeclaradas negras, matriculadas e cursando o programa de educação para jovens e adultos (EJA) em uma escola da rede pública de ensino no interior da Bahia. As informações para co-construção de dados e posterior análise foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas e questionário sociodemográfico. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as informações obtidas. Dessa forma, os resultados encontrados versaram sobre o poder da educação na autonomia das participantes, mas também nas dificuldades cotidianas que elas encontram para dar prosseguimento aos estudos, demarcando as pausas e retornos em suas trajetórias com a educação. Sendo assim, foi possível perceber a importância de uma educação culturalmente responsiva e a necessidade de políticas que abordem os desafios únicos enfrentados por mulheres negras no sistema educacional, sugerindo uma nova estruturação para políticas não só de acesso, mas também de permanência das mulheres negras nas instituições de educação. Para tanto, é necessário a criação de estratégias realmente eficazes para mitigar de fato a evasão escolar e para que essas mulheres consigam traçar futuros e ocupar lugares de saber e poder ao terminar os seus estudos.
Abstract: This study investigates the meanings constructed by black women about their schooling processes in the youth and adult education program. It is situated within the framework of Developmental Psychology and Cultural Psychology. In this way, this research analyzed how race, gender and class intersect and influence educational experiences. Three self-declared black women were interviewed, who were enrolled and attending the youth and adult education program (EJA) at a public school in the interior of Bahia. The information for the co-construction of data and subsequent analysis was obtained through semi-structured interviews and a socio-demographic questionnaire. Bardin's content analysis was used to analyze the information obtained. In this way, the results found focus on the power of education in the autonomy of the participants, but also on the daily difficulties they encounter in continuing their studies, demarcating the pauses and returns in their trajectories with education. As a result, it was possible to see the importance of culturally responsive education and the need for policies that address the unique challenges faced by black women in the education system, suggesting a new structure for policies not only on access, but also on the permanence of black women in educational institutions. To this end, it is necessary to create truly effective strategies to mitigate school dropout and for these women to be able to chart futures and occupy places of knowledge and power when they finish their studies.
Palavras-chave: Raça
Gênero
Classe
Psicologia do desenvolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Química 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41897
Data do documento: 13-Fev-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

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