https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41874| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O Que é arte afro-brasileira? Discursos para se aproximar das histórias das artes visuais afro-brasileiras e contemporâneas |
| Título(s) alternativo(s): | What is afro-brazilian art? Toward a history of afro-brazilian visual art ¿Qué es el arte afrobrasileño? Hacia una historia del arte visual afrobrasileño Che cos'è l'arte afro-brasiliana? Verso una storia dell'arte visiva afro-brasiliana Qu'est-ce que l'art afro-brésilien ? Vers une histoire de l'art visuel afro-brésilien Was ist afrobrasilianische kunst? Auf dem weg zu einer geschichte der afrobrasilianischen visuellen kunst 什么是非洲裔巴西艺术?迈向非洲裔巴西视觉艺术的历史 Shénme shì fēizhōuyì Bāxī yìshù? Màixiàng fēizhōuyì Bāxī shìjué yìshù de lìshǐ |
| Autor(es): | Castro, Uilliam de Jesus |
| Primeiro Orientador: | Sansone, Livio |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Stênio José Paulino |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Rabelo, Elson de Assis |
| Resumo: | O que é a arte afro-brasileira? Esta pesquisa se debruça sobre essa questão para abordar, de forma multidisciplinar, como podemos ensinar a história das artes visuais afro-brasileiras, do século XVIII ao século XXI. O objetivo é expandir e aplicar essa abordagem em sala de aula no contexto do ensino superior, servindo como uma ferramenta que atue como guia de leitura para a formação de estudantes que se tornarão professores de artes visuais e que, eventualmente, atuarão no ensino básico. A pesquisa é dividida em três partes. A primeira parte, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, busca observar a historicidade do ensino de arte no Brasil, destacando seus principais pontos desde a colonização até o desenvolvimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, que estabeleceu o ensino de arte no currículo da Educação Básica. A segunda parte da pesquisa, utilizando métodos qualitativos e quantitativos, realiza um levantamento para verificar a presença de disciplinas nos currículos de graduação em licenciaturas em Artes Visuais e Desenho e Plástica voltadas à Lei 10.639/03, que trata do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Na terceira parte, a partir do aporte metodológico da análise dialógica do discurso e da iconologia, construímos um apanhado com indicações de artistas e obras que figuram na história da arte afro-brasileira. Essas indicações podem ser abordadas em sala de aula e incorporadas às práticas docentes. |
| Abstract: | What is Afro-Brazilian art? This research delves into this question to explore, in a multidisciplinary way, how we can teach the history of Afro-Brazilian visual arts from the 18th to the 21st century. The objective is to expand and apply this approach in the context of higher education, serving as a tool that acts as a reading guide for the training of students who will become visual arts teachers and who will eventually work in basic education. The research is divided into three parts. The first part, through the methodology of bibliographic review, seeks to observe the historicity of art education in Brazil, highlighting its main points from colonization to the development of the 1996 Law of Guidelines and Bases of Education, which established art education in the Basic Education curriculum. The second part of the research, using qualitative and quantitative methods, conducts a survey to verify the presence of subjects in undergraduate curricula in Visual Arts and Design and Plastic Arts degrees, focusing on Law 10.639/03, which addresses the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture. In the third part, using the methodological approach of dialogical discourse analysis and iconology, we compile a list of artists and works that figure in the history of Afro-Brazilian art. These indications can be addressed in the classroom and incorporated into teaching practices. ¿Qué es el arte afrobrasileño? Esta investigación profundiza en esta pregunta para explorar, de manera multidisciplinaria, cómo podemos enseñar la historia de las artes visuales afrobrasileñas desde el siglo XVIII hasta el siglo XXI. El objetivo es ampliar y aplicar este enfoque en el contexto de la educación superior, sirviendo como una herramienta que actúe como guía de lectura para la formación de estudiantes que se convertirán en docentes de artes visuales y que eventualmente trabajarán en la educación básica. La investigación se divide en tres partes. La primera parte, a través de la metodología de revisión bibliográfica, busca observar la historicidad de la educación artística en Brasil, destacando sus principales puntos desde la colonización hasta el desarrollo de la Ley de Directrices y Bases de la Educación de 1996, que estableció la enseñanza del arte en el currículo de la Educación Básica. La segunda parte de la investigación, utilizando métodos cualitativos y cuantitativos, realiza un relevamiento para verificar la presencia de asignaturas en los planes de estudio de licenciaturas en Artes Visuales, Diseño y Artes Plásticas, con enfoque en la Ley 10.639/03, que trata sobre la enseñanza de la historia y la cultura afrobrasileña y africana. En la tercera parte, utilizando el enfoque metodológico del análisis dialógico del discurso y la iconología, se compila una lista de artistas y obras que forman parte de la historia del arte afrobrasileño. Estas indicaciones pueden ser abordadas en el aula e incorporadas a las prácticas docentes. Qu'est-ce que l'art afro-brésilien ? Cette recherche approfondit cette question afin d'explorer, de manière multidisciplinaire, comment nous pouvons enseigner l'histoire des arts visuels afro-brésiliens du XVIIIe au XXIe siècle. L'objectif est d'élargir et d'appliquer cette approche dans le contexte de l'enseignement supérieur, en servant d'outil et de guide de lecture pour la formation des étudiants qui deviendront enseignants en arts visuels et qui travailleront ensuite dans l'éducation de base. La recherche est divisée en trois parties. La première partie, à travers une revue bibliographique, vise à observer l'historicité de l'éducation artistique au Brésil, en mettant en évidence ses principaux points, de la colonisation au développement de la Loi d'Orientations et de Bases de l'Éducation de 1996, qui a établi l'enseignement de l'art dans le programme de l'Éducation de Base. La deuxième partie, utilisant des méthodes qualitatives et quantitatives, mène une enquête pour vérifier la présence de matières dans les programmes de licence en Arts Visuels, Design et Arts Plastiques, avec un accent particulier sur la Loi 10.639/03, qui concerne l'enseignement de l'histoire et de la culture afro-brésiliennes et africaines. Dans la troisième partie, à l’aide de l’analyse dialogique du discours et de l’iconologie, une liste d’artistes et d’œuvres représentant l’histoire de l’art afro-brésilien est compilée. Ces éléments peuvent être abordés en classe et intégrés dans les pratiques pédagogiques. Che cos'è l'arte afro-brasiliana? Questa ricerca approfondisce questa domanda per esplorare, in modo multidisciplinare, come si possa insegnare la storia delle arti visive afro-brasiliane dal XVIII al XXI secolo. L'obiettivo è ampliare e applicare questo approccio nel contesto dell'istruzione superiore, servendo come strumento e guida alla lettura per la formazione degli studenti che diventeranno insegnanti di arti visive e che lavoreranno poi nell'istruzione di base. La ricerca è divisa in tre parti. La prima parte, attraverso una revisione bibliografica, cerca di osservare la storicità dell'educazione artistica in Brasile, evidenziando i suoi punti principali dalla colonizzazione fino allo sviluppo della Legge di Direttive e Basi del 1996, che ha inserito l'insegnamento dell'arte nel curriculum dell'Istruzione di Base. La seconda parte, utilizzando metodi qualitativi e quantitativi, conduce un'indagine per verificare la presenza di materie nei piani di studio delle lauree in Arti Visive, Design e Arti Plastiche, con particolare attenzione alla Legge 10.639/03, che riguarda l'insegnamento della storia e della cultura afro-brasiliana e africana. Nella terza parte, attraverso l'analisi dialogica del discorso e l'iconologia, viene compilata una lista di artisti e opere che fanno parte della storia dell’arte afro-brasiliana. Questi spunti possono essere affrontati in classe e integrati nelle pratiche didattiche. Was ist afrobrasilianische Kunst? Diese Forschung geht dieser Frage nach, um auf multidisziplinäre Weise zu erkunden, wie man die Geschichte der afrobrasilianischen bildenden Kunst vom 18. bis zum 21. Jahrhundert lehren kann. Ziel ist es, diesen Ansatz im Kontext der Hochschulbildung zu erweitern und anzuwenden, wobei er als Werkzeug und Leseleitfaden für die Ausbildung von Studierenden dient, die später als Kunstlehrer:innen in der Grundbildung tätig sein werden. Die Forschung ist in drei Teile gegliedert. Der erste Teil beobachtet anhand einer Literaturrecherche die Geschichtlichkeit der Kunsterziehung in Brasilien und hebt die wichtigsten Punkte von der Kolonialzeit bis zur Entwicklung des Bildungsgesetzes von 1996 hervor, das den Kunstunterricht im Lehrplan der Grundbildung verankerte. Der zweite Teil verwendet qualitative und quantitative Methoden, um zu untersuchen, inwieweit Studiengänge in Bildender Kunst, Design und Kunstpädagogik Lehrinhalte zur Geschichte und Kultur Afrikas und der afrobrasilianischen Bevölkerung entsprechend dem Gesetz 10.639/03 enthalten. Im dritten Teil wird mithilfe der Methodik der dialogischen Diskursanalyse und der Ikonologie eine Liste von Künstler:innen und Werken zusammengestellt, die in der Geschichte der afrobrasilianischen Kunst von Bedeutung sind. Diese Hinweise können im Unterricht aufgegriffen und in die Lehrpraxis integriert werden. 什么是非裔巴西艺术?本研究深入探讨这一问题,从多学科的角度探索我们如何教授18世纪至21世纪的非裔巴西视觉艺术史。研究目标是在高等教育的背景下扩展并应用这一方法,作为一种阅读指南工具,帮助培养将来成为视觉艺术教师并最终在基础教育中工作的学生。研究分为三个部分。第一部分通过文献综述的方法,观察巴西艺术教育的历史性,重点从殖民时期到1996年《教育指导与基础法》的发展,该法律将艺术教育纳入基础教育课程。第二部分采用定性和定量方法,调查视觉艺术、设计及美术本科学位课程中是否包括有关第10.639/03号法律的课程内容,该法律涉及非裔巴西人和非洲历史文化的教学。第三部分采用对话性话语分析与图像学的方法,整理出一份在非裔巴西艺术史上具有代表性的艺术家和作品清单。这些内容可以在课堂上进行探讨,并融入教学实践。 Shénme shì fēiyì Bāxī yìshù? Běn yánjiū shēnrù tàntǎo zhè yīgè wèntí, cóng duō xuékē jiǎodù tànsuǒ wǒmen rúhé jiàoshòu cóng 18 shìjì dào 21 shìjì de fēiyì Bāxī shìjué yìshù shǐ. Yánjiū mùbiāo shì zài gāoděng jiàoyù de bèijǐng xià kuòzhǎn bìng yìngyòng zhè yī fāngfǎ, zuòwéi yī zhǒng yuèdú zhǐnán gōngjù, bāngzhù péiyǎng jiānglái chéngwéi shìjué yìshù lǎoshī bìng zhōngyú zài jīchǔ jiàoyù lǐ gōngzuò de xuéshēng. Yánjiū fēn wéi sān gè bùfèn. Dì yī bùfèn tōngguò wénxiàn zǒngshù de fāngfǎ, guānchá Bāxī yìshù jiàoyù de lìshǐ xìng, zhòngdiǎn cóng zhímín shíqí dào 1996 nián 《Jiàoyù Zhǐnán yǔ Jīchǔ Fǎ》 de fāzhǎn, gāi fǎ lǐng dìng yìshù jiàoyù jìn rù jīchǔ jiàoyù kèchéng. Dì èr bùfèn cǎiyòng dìngxìng hé dìngliàng fāngfǎ, diàochá shìjué yìshù, shèjì jí měishù běnkē xuékè zhōng shìfǒu bāokuò yǒuguān 10.639/03 fǎlǜ de kèchéng nèiróng, gāi fǎ guānyú fēiyì Bāxī hé fēizhōu lìshǐ wénhuà de jiàoxué. Dì sān bùfèn cǎiyòng duìhuà shì huàyǔ fēnxī yǔ túxiàng xué de fāngfǎ, zhěnglǐ chū yī fèn zài fēiyì Bāxī yìshù shǐ shàng jùyǒu dàibiǎo xìng de yìshùjiā hé zuòpǐn qīngdān. Zhèxiē nèiróng kěyǐ zài kètáng shàng jìnxíng tǎolùn bìng róngrù jiàoxué shíjiàn. |
| Palavras-chave: | História da Arte Arte Afro-brasileira Ensino de Artes Visuais Estudos do Discurso |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
| Citação: | CASTRO, Uilliam de Jesus. O que é arte afro-brasileira? Discursos para se aproximar das histórias das artes visuais afro-brasileiras e contemporâneas. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Estudos Afro-Orientais, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41874 |
| Data do documento: | 18-Set-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO_UILLIAM DE JESUS CASTRO_FINAL.pdf | 11,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.