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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41833
Tipo: Dissertação
Título: Expondo as raízes: investigação da impercepção botânica na sistemática e evolução de embriófitas no ensino médio.
Autor(es): Tanajura, Jéssica Leão Barbosa
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Luiza Silveira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ramos, Luiza Olívia Lacerda
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Cláudia Elena
metadata.dc.contributor.referee2: Duré, Ravi Cajú
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Maria Luiza Silveira de
Resumo: O ensino de botânica tem sido alvo de discussões nas últimas décadas. De scientia amabilis a scientia neglecta, a botânica nas escolas se apresenta enfadonha, desinteressante e conteudista. Somado a isso, sua representatividade no currículo brasileiro vem mostrando o quanto essa ciência vem sendo apagada. Esses fatores, quando somados, reforçam o ciclo da impercepção botânica, fenômeno social associado ao distanciamento das pessoas em relação às plantas e as consequências deste para a humanidade. Acreditamos que esse fenômeno, quando os professores não estão preparados ou não se interessam em ensinar botânica, pode ser potencializado ainda na educação básica, quando os estudantes começam a estudar botânica formalmente pela primeira vez. Nessa perspectiva, objetivamos investigar a impercepção botânica através de duas abordagens: (Capítulo 1) a primeira envolvendo a revisão da literatura durante cinco anos (2018-2022) para compreender o que tem sido publicado sobre o tema para a educação básica e, desta forma, compreender o panorama atual do fenômeno; e (Capítulo 2) compreender os dilemas do processo de ensino e aprendizagem de botânica na educação básica em aulas do ensino médio, utilizando, como modelo, uma escola pública no município de Salvador, Bahia, Brasil. Para ambas as abordagens, seguimos uma metodologia qualitativa, inspirada em ferramentas de análise como a Análise Textual Discursiva (Capítulo 1) e Análise de Conteúdo (Capítulo 2). Os resultados apontam: (Capítulo 1) o crescente interesse no tema e proposições diversas para o enfrentamento da impercepção botânica nas escolas de ensino médio, etapa esta com a maior quantidade de trabalhos; os anos iniciais e finais do ensino fundamental são os que mais carecem de estudos sobre a temática nas escolas. Outros resultados apontam para (Capítulo 2) os desafios enfrentados pelos professores no ensino de botânica envolvendo burocracia, ausência de suporte para realização de aulas práticas e carga horária extensa de trabalho, pautas não recentes na literatura. Além disso, mesmo com o uso de metodologias diversificadas, a aprendizagem e valorização das plantas pelos alunos ainda é um desafio. De maneira geral, os mesmos acreditam que aulas práticas poderiam tornar o aprendizado mais interessante. Por fim, algumas considerações surgiram deste processo de investigação, como por exemplo: o investimento na formação continuada de professores para o ensino de botânica; pautar o ensino de temas botânicos na contextualização para que os alunos associe a presença de plantas à sua vida cotidiana (medicamentos, alimentação, cultivos civilizatórios vestuário, etc); a importância do retorno dos resultados obtidos para as escolas, a fim de auxiliem em mudanças no planejamento dos professores e composição curricular, visando superar as barreiras no ensino de botânica.
Abstract: The teaching of botany has been a subject of debate over the past decades. From scientia amabilis to scientia neglecta, botany in schools is often presented as dull, uninteresting, and overly content-based. Adding to this, its representation in the Brazilian curriculum highlights how this science is being erased. These factors, when combined, reinforce the cycle of botanical blindness, a social phenomenon associated with people's detachment from plants and its consequences for humanity. We believe that this phenomenon can be further amplified in basic education if teachers are unprepared or uninterested in teaching botany, particularly when students begin to formally study botany for the first time. In this context, we aim to investigate the roots of plant awareness disparity through two approaches: (Chapter 1) the first involves a five-year literature review (2018-2022) to understand what has been published on the subject for basic education, and thereby comprehend the current panorama of the phenomenon; and (Chapter 2) to understand the dilemmas of the teaching and learning process of botany in basic education in high school classes, using a public school in Salvador, Bahia, Brazil, as a model. For both approaches, we follow a qualitative methodology, inspired by analytical tools such as Discursive Textual Analysis (Chapter 1) and Content Analysis (Chapter 2). The results indicate: (Chapter 1) a growing interest in the subject and various proposals to address botanical imperception in high school, the stage with the highest number of studies; interestingly, both early and final years of elementary school lack studies on the subject. Other results indicate (Chapter 2) the challenges faced by teachers in teaching botany, including bureaucracy, lack of support for conducting practical lessons, and an extensive workload—issues not recently discussed in the literature. Moreover, despite the use of diversified methodologies, internalizing botany in students remains a challenge. Generally, they believe that practical lessons could make learning more engaging. Finally, some considerations emerged from this investigation, such as: the need for continuous teacher training for botany instruction; focusing on the contextualization of botanical topics so that students associate the presence of plants with human life (medicine, food, agricultural practices, clothing, etc.); and the importance of returning the results obtained to schools to assist in changes to teacher planning and curriculum composition, aiming to overcome the barriers in botany education.
Palavras-chave: cegueira botânica
ensino de biologia
ensino de botânica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41833
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBioEvo)

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