| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Santos, Jéssica Soares da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-07T11:13:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-07T11:13:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Jéssica Soares da Silva. Sob a coroa da folia: Desvendando trajetórias e significados dos Concursos de Rainhas do Carnaval de Salvador (2014-2024). Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41713 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation investigates the intersection between cultures and identities, exploring the phenomenon of carnival and, specifically, the queen contest of Salvador's Carnival. Focusing on the period from 2014 to 2024, the research analyzes the figures of the queens of Salvador's Carnival as cultural and social representations. The methodological approach is based on black feminist and intersectional theories, using qualitative procedures and analysis of documentary collections (printed and audiovisual). The research highlights the relationships between gender, race, and class, investigating how these contests dialogue with beauty standards, "baianidade" (Bahian identity), and hybrid identities. Primary sources and historiography are used to construct an intersectional bias, configuring the use of diverse methodologies and creating interfaces between feminist and historical-cultural studies. Methodological processes include data collection and analysis of documentary collections (official and institutional, as well as media). The results include a contemporary bibliographic review on the selected axes and the construction of visual narratives with imagetic (photographs) and textual documents (media, official website, etc.). The research highlights the historical silencing of these female figures and proposes the resignification of their roles in the collective imagination, observing oppressions, identities, and expressions beyond aesthetics. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | Rainhas do Carnaval | pt_BR |
| dc.subject | Carnaval de Salvador | pt_BR |
| dc.subject | Feminismo Negro | pt_BR |
| dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
| dc.subject.other | History | pt_BR |
| dc.subject.other | Carnival queens | pt_BR |
| dc.subject.other | Salvador carnival | pt_BR |
| dc.subject.other | Black feminism | pt_BR |
| dc.subject.other | Intersectionality | pt_BR |
| dc.title | Sob a coroa da folia: desvendando trajetórias e significados dos concursos de rainhas do carnaval de Salvador (2014-2024) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5689-8206 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6538283866214716 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Edinelia Maria Oliveira | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3827-3541 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0356282364052956 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Saionara Bonfim | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8040260939779864 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-5689-8206 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6538283866214716 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0005-3039-0745 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8148596058129732 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação investiga a interseção entre culturas e identidades, explorando o fenômeno do carnaval e, especificamente, o concurso de rainhas do Carnaval de Salvador. Com foco no período de 2014 a 2024, a pesquisa analisa as figuras das rainhas do Carnaval de Salvador como representações culturais e sociais. A abordagem metodológica fundamenta-se em teorias feministas negras e interseccionais, utilizando procedimentos qualitativos e análise de acervo documental (impresso e audiovisual). A pesquisa destaca as relações entre gênero, raça e classe, investigando como esses concursos dialogam com padrões de beleza, baianidade e identidades híbridas. Fontes primárias e historiografia são utilizadas para construir um viés interseccional, configurando o uso de metodologias diversas e criando interfaces entre estudos feministas e histórico-culturais. Os processos metodológicos incluem levantamento de dados e análise de acervos documentais (oficiais e institucionais, além de mídias). Os resultados incluem revisão bibliográfica contemporânea sobre os eixos selecionados e a construção de narrativas visuais com documentos imagéticos (fotografias) e textuais (mídias, site oficial, etc.). A pesquisa evidencia o silenciamento histórico dessas figuras femininas e propõe a ressignificação de seus papéis no imaginário coletivo, observando opressões, identidades e expressões para além da estética. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
| dc.relation.references | ARRUDA, Ângela. Feminismo, gênero e representações sociais. T.E.X.T.O.S DE
H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista do Programa de Pós-graduação em História da UnB, Brasília, v.
8, n. 1-2, p. 113–138, 2012. Disponível em:
[https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27805](https://periodicos.unb.br/index
.php/textos/article/view/27805). Acesso em: 30 jul. 2024.
BAIRROS, Luiza. Nossos Feminismos Revisitados. Revista Estudos Feministas,
Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 458, 1995. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16462. Acesso em: 31 jul. 2024.
CADENA, Nelson Varón. História do carnaval da Bahia: 130 anos do carnaval de
Salvador, 1884-2014. Salvador: Câmara Brasileira do Livro, 2014.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p.
117–133, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9948. Acesso em:
24 jul. 2024.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro,
2011. Disponível em: https://institutoressurgir.org/wp-content/uploads/2018/07/RacismoSexismo-e-Desigualdade-Sueli-Carneiro-1.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.
CAVALCANTI, Vanessa Ribeiro Simon. Violência(s) Sobreposta(s). Contextos, tendências e
abordagens em um cenário de mudanças. In: DIAS, Isabel. (Org.). Violências de gênero. Porto:
Afrontamento, 2018. p. 98.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro:
Difel/Bertrand Brasil, 1990.
COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do
pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 99-127, 2016.
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6081.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução de Heloísa Monteiro
e Paulo Geiger. São Paulo: Boitempo, 2021.
DINIZ, Sávia Barros. Mulheres na imprensa: representações femininas no Correio Oficial,
cidade de Goiás (1930-1936). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de
História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo:
Elefante, 2017. 406 p.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2. ed. São Paulo: Global, 2008.FILHO, A. H. F. Desafricanizar as ruas: elites letradas, mulheres pobres e cultura popular em
Salvador 1890-1937. Afro-Ásia, Salvador, n. 21-22, 1998. DOI: 10.9771/aa.v0i21-22.20968.
Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20968. Acesso em: 3
dez. 2024.
GONZÁLEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Caderno de formação política
do Círculo Palmarino, n. 01. Belo Horizonte: Batalha de Ideias, 2011. Disponível em:
http://www.letras.ufmg.br/literafro/ensaistas/24-textos-das-autoras/1445-lelia-gonzalez-porum-feminismo-afro-latino-americano. Acesso em: 28 jul. 2024.
GONZÁLEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje,
São Paulo: ANPOCS, 1984, p. 223-244. Disponível em:
https://bds.unb.br/handle/123456789/1141.
GUERREIRO, Goli. A trama dos tambores: a música afro-pop de Salvador. São Paulo:
Editora 34, 2000.
HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher? Mulheres negras e feminismo. 4. ed. Rio de
Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020. 319 p.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução: Ana
Luiza Libânio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução: Stephanie Borges. São
Paulo: Elefante, 2019. 356 p.
JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. O diálogo convergente: políticos e historiadores no
início da República. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Historiografia brasileira em
perspectiva. São Paulo: Contexto, 2005. p. 126.
LORDE, Audre. Irmã Outsider: Ensaios e conferências. Tradução: Stephanie Borges. 1. ed.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo decolonial. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de
(Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo,
2019. p. 357-377.
MARIANO, Agnes. A invenção da baianidade: segundo as letras de canções. Salvador:
EDUFBA, 2019. 432 p. 21.
MARQUES, Luana Moreira; BRANDÃO, Carlos Rodrigues. As festas populares como objeto
de estudo: contribuições geográficas a partir de uma análise escalar. Ateliê Geográfico,
Goiânia, v. 9, n. 3, p. 7-26, dez./2015. Disponível em:
https://revistas.ufg.br/atelie/article/download/33822/19928/164444. Acesso em: 29 jul. 2024.
MIGUEZ, Paulo. Afrofolias: notas sobre a presença negra no carnaval de Salvador.
Extraprensa, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 133-147, jul./dez. 2020.MIGUEZ, Paulo. Carnaval baiano: as tramas da alegria e a teia de negócios. 1996.
Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da
Bahia, Salvador, 1996.
MOREIRA, Maria Joniane. Mulheres negras e violência simbólica: estudo de caso em
Gouveia - MG [manuscrito]. Diamantina: [s.n.], 2022.
ROSA, Rafael. “De cima do caminhão”: uma mirada mágica sobre a cultura baiana e suas
muitas misturas. Universitas Humanas, Brasília, v. 12, n. 1-2, jan./dez. 2015, p. 69-77. DOI:
10.5102/univhum.v12i1.3327.
SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. Caleidoscópios de Gênero: gênero e
interseccionalidades na dinâmica das relações sociais. Mediações - Revista de Ciências
Sociais, v. 20, n. 2, p. 56-96, jul./dez. 2015.
SARDENBERG, Cecília Maria Bacellar. Da crítica feminista à ciência a uma ciência
feminista?. In: COSTA, Ana Alice Alcântara; SARDENBERG, Cecília Maria Bacellar (Org.).
Feminismo, Ciência e Tecnologia. Salvador: REDOR/NEIM-FFCH/UFBA, 2002. p. 89.
SERRA, Ordep. Seminários de Verão II – Folia Universitária. Salvador: Pró-Reitoria de
Extensão da UFBA, 1999.
SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo, SP: Companhia
das Letras, 1998.
SILVA, Laurisabel Maria de Ana da. Carnaval do Nordeste de Amaralina: um estudo sobre
um carnaval de bairro em Salvador, Bahia, Brasil. 2021. 244 f. il. color. Tese (Doutorado
em Música) – Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal da Bahia,
Salvador, 2022. Disponível em:
[https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36085](https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36085).
Acesso em: 30 jul. 2024.
SILVA, Lilian Santana da. O corpo na contística de Sonia Coutinho: uma leitura feminista.
2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e 1
Feminismo) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres,
Gênero e Feminismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2 2010. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11738.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode a subalterna falar?. Tradução de António Sousa Ribeiro.
Lisboa: Orfeu Negro, 2021. | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGNEIM)
|