https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41584
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mata e templo: consumo e identidade mediando representações do corpo no desenho |
Autor(es): | Marighella, Pedro Fernandes |
Primeiro Orientador: | Santos, Eriel de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barata, Danillo Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Vânia Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Eriel de Araújo |
Resumo: | Nesta dissertação apresento minha pesquisa como artista em dois dos meus projetos que mais duraram: Mata (2010- ) e Templo (2014- ). Assim, organizo, a partir de minha trajetória como artista, experiências e resultados diversos com ênfase no desenho, bem como articulo referências fotográficas que vêm de práticas de entretenimento e sua indústria, plantadas no contexto dos Estados-nação modernos. A pesquisa vai se desenvolver em três capítulos onde vou enfatizar cada uma das séries em texto e imagens que evidenciem seus conceitos operatórios (REY, 2002), – por meio da justaposição de amostras diversas provenientes do léxico das identidades que integram a indústria cultural baiana a partir da segunda metade do século XX – o caráter moderno contemporâneo dessas expressões que muitas vezes não é reconhecido, sendo estas mesmas expressões tomadas como formas culturais rebaixadas porque supostamente seriam encerradas no ato do consumo. Ao utilizar a justaposição em um sentido mais largo, como o copia e cola das estéticas digitais computacionais, tento situar esta dissertação em um ambiente crítico, em que, ironicamente, justapondo aos trechos de composições da axé music ao texto e as imagens de meu processo criativo, me refiro a essas formas de consumo e identidade como modos de vida que escapam àqueles que normalmente são ditos vernaculares. |
Abstract: | In this dissertation, I present my research as an artist through two of my longest-running projects: Mata (2010–) and Templo (2014–). Based on my trajectory as an artist, I organize diverse experiences and results with an emphasis on drawing, as well as articulate photographic references derived from entertainment practices and their industry, embedded within the context of modern nation-states. The research unfolds across three chapters, where I emphasize each series through text and images that highlight their operative concepts (REY, 2002). At the same time, through the juxtaposition of various samples drawn from the lexicon of identities that form Bahia’s cultural industry since the second half of the 20th century, I aim to reveal the modern-contemporary nature of these expressions, often unrecognized and dismissed as diminished cultural forms, allegedly confined to acts of consumption. By employing juxtaposition in a broader sense, akin to the copy-and-paste logic of digital computational aesthetics, I seek to situate this dissertation within a critical environment. Ironically, by juxtaposing excerpts from axé music compositions with the text and images from my creative process, I refer to these forms of consumption and identity as ways of life that evade what are typically considered vernacular. |
Palavras-chave: | Desenho Fotografia Indústria Cultural Entretenimento Música |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41584 |
Data do documento: | 10-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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