https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41577| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Elaboração e investigação das propriedades psicométricas da Escala de Estresse Hospitalar para Crianças (EEH-C) |
| Autor(es): | Pinheiro, Claudia de Jesus |
| Primeiro Orientador: | Freitas, Patrícia Martins de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Barreto, Gustavo de Val |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Gonçalves, André Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Freitas, Patrícia Martins de |
| Resumo: | Durante o processo de hospitalização, a criança é exposta a inúmeros estressores que podem repercutir negativamente em sua recuperação e desenvolvimento saudável. A mensuração do nível de estresse no período de hospitalização torna-se necessária para garantir a identificação e o manejo eficiente do estresse e suas repercussões.O objetivo desta dissertação foi elaborar e investigar as propriedades psicométricas da Escala de Estresse Hospitalar para Crianças (EEH-C). A dissertação faz parte da conclusão do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde e é composta por três artigos independentes que contribuíram para todas as etapas de elaboração da escala. Artigo 1: Revisão de escopo para identificar os procedimentos utilizados para a avaliação do estresse em crianças hospitalizadas. Os resultados demonstraram que, embora exista uma diversidade de procedimentos para mensuração do estresse, muitos deles são inviáveis para o uso rotineiro devido ao custo e à falta de praticidade. Além disso, há uma lacuna na literatura quanto à existência de instrumentos psicológicos específicos para avaliação do estresse hospitalar infantil. Artigo 2: Teve o objetivo de conhecer a experiência hospitalar de crianças e seus potenciais estressores e protetores. Participaram do estudo 10 crianças hospitalizadas entre seis e 12 anos incompletos. Os dados foram manualmente analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. A categorização das categorias elencadas pelas pesquisadoras de maneira independente teve um grau de concordância alto (0,88) com p< 0,001, sendo encontradas seis categorias. Entre os fatores estressores estão: admissão na unidade hospitalar, desconfortos físicos, restrição ao leito, submissão aos procedimentos médicos/hospitalares, limitações impostas pela condição clínica e pelas regras e rotinas do hospital, afastamento do convívio com a família e amigos e privação do acesso a atividades lúdicas. Artigo 3: No terceiro estudo, foi desenvolvida e validada uma escala para mensuração do estresse resultante do processo de hospitalização de crianças. A validade de conteúdo foi verificada com a participação de três profissionais, com boa concordância entre os critérios, Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) 0,74 no critério A, 0,67 no critério B e 0,75 no critério C, com p> 0,001. A adequação dos itens foi testada em 10 crianças, resultando em ajustes nos itens 2, 3, 4, 22, 24, 25, 26 e 33. A análise de validade e confiabilidade foi realizada com 202 crianças, apresentando boa estrutura interna e confiabilidade (alfa de Cronbach > 0,80). A validade divergente foi confirmada com a correlação significativa entre a EEH-C e a Escala de Estresse Infantil (r = 0,48, p < 0,01). Os resultados preliminares sugerem que a EEH-C é uma ferramenta promissora para mensuração do estresse hospitalar infantil. Produto técnico/tecnológico: A EEH-C é constituída de uma apresentação e procedimento de aplicação que permitem uma interação apropriada para a faixa etária, estabelecendo uma comunicação objetiva sobre como a criança está se sentindo diante dos estressores hospitalares. |
| Abstract: | During the hospitalization process, children are exposed to numerous stressors that can negatively affect their recovery and healthy development. Measuring stress levels during hospitalization is necessary to ensure the identification and efficient management of stress and its repercussions. The objective of this dissertation was to develop and investigate the psychometric properties of the Hospital Stress Scale for Children (HSS-C). The dissertation is part of the completion of the Professional Master's Degree in Health Psychology in the research line Human Development and Educational Practices in Health and is composed of three independent articles that contributed to all stages of the development of the scale. Article 1: Scoping review to identify the procedures used to assess stress in hospitalized children. The results showed that, although there is a diversity of procedures for measuring stress, many of them are unfeasible for routine use due to cost and lack of practicality. In addition, there is a gap in the literature regarding the existence of specific psychological instruments for assessing hospital stress in children. Article 2: The aim of this study was to understand the hospital experience of children and their potential stressors and protectors. Ten hospitalized children aged between six and 12 years participated in the study. The data were manually analyzed using Bardin's content analysis. The categorization of the categories listed by the researchers independently had a high degree of agreement (0.88) with p < 0.001, and six categories were found. Stressors include: admission to the hospital unit, physical discomfort, bed restriction, submission to medical/hospital procedures, limitations imposed by the clinical condition and hospital rules and routines, separation from family and friends, and deprivation of access to recreational activities. Article 3: In the third study, a scale was developed and validated to measure stress resulting from the hospitalization process of children. Content validity was verified with the participation of three professionals, with good agreement between the criteria, Intraclass Correlation Coefficient (ICC) 0.74 in criterion A, 0.67 in criterion B and 0.75 in criterion C, with p> 0.001. The adequacy of the items was tested in 10 children, resulting in adjustments in items 2, 3, 4, 22, 24, 25, 26 and 33. The validity and reliability analysis was performed with 202 children, showing good internal structure and reliability (Cronbach's alpha > 0.80). Divergent validity was confirmed with the significant correlation between the EEH-C and the Child Stress Scale (r = 0.48, p < 0.01). Preliminary results suggest that the EEH-C is a promising tool for measuring childhood hospital stress. Technical/technological product: The EEH-C consists of a presentation and application procedure that allow for age-appropriate interaction, establishing objective communication about how the child is feeling in the face of hospital stressors. |
| Palavras-chave: | Estresse emocional Hospitalização infantil Escala de avaliação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) |
| metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41577 |
| Data do documento: | 26-Set-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (PPGPS - IMS) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Elaboração e Avaliação das propriedades psicométricas-Cláudia Pinheiro.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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