https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41493| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Recursos educacionais abertos como dispositivo para a socialização da informação no ensino superior a distância. |
| Título(s) alternativo(s): | Open educational resources as device for the socialization of information in distance learning higher |
| Autor(es): | Ferreira, Marcos Antonio Nascimento |
| Primeiro Orientador: | Silva, Sérgio Franklin Ribeiro da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Sérgio Franklin Ribeiro da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Fernanda Maria Melo |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Sampaio, Denise Braga |
| Resumo: | A pesquisa aborda a maneira como são desenvolvidos os recursos educacionais abertos no ensino superior à distância. Diante do contexto da cibercultura e do ciberespaço, o acesso à informação adquire ainda mais importância para o desenvolvimento pessoal e para o progresso da sociedade. Neste cenário, impulsionado pelas tecnologias da informação e comunicação e pelos movimentos em prol da abertura do conhecimento, os recursos educacionais abertos surgem como importantes mecanismos capazes de socializar acesso à informação e ao conhecimento a todas as pessoas, em especial a aqueles em estado de vulnerabilidade. O objetivo desta dissertação é descrever a dinâmica de produção, armazenamento e disponibilização dos REA na modalidade Ea D nas universidades federais da Região Nordeste. Além disso, busca enfatizar a promoção do uso dos REA em instituições de ensino superior (IES) e contribuir para a melhoria da qualidade destes recursos. A estratégia metodológica epistêmica utilizada baseia-se no paradigma social presente na Ciência da Informação e, quanto à tipologia da pesquisa, é classificada como uma pesquisa descritiva numa abordagem combinada de natureza qualitativa e quantitativa. O universo é composto pelas universidades federais da Região Nordeste que possuem cursos na modalidade a distância, totalizando 15 instituições. Para a seleção da amostra, utilizaram-se como parâmetro as instituições que obtiveram conceito máximo no recredenciamento de cursos na modalidade EaD, conforme avaliação de recredenciamento realizada pelo Inep/MEC, totalizando com isso seis instituições. As unidades de pesquisas são representadas pelos cursos de graduação EaD das instituições que compõem a amostra, totalizando com isso 43 cursos. Os resultados apontam a existência de iniciativas de REA de sucesso, onde a produção dos recursos é integrada ao cotidiano acadêmico, mediante auxílio de plataformas colaborativas e políticas institucionais destinadas à promoção da inovação educacional. |
| Abstract: | The research addresses the way in which Open Educational Resources are developed in distance higher education. Given the context of cyberculture and cyberspace, access to information becomes even more important for personal development and the progress of society. In this scenario, driven by information and communication technologies and movements in favor of opening up knowledge, Open Educational Resources emerge as important mechanisms capable of socializing access to information and knowledge to all people, especially those in a state of vulnerability. The objective of this dissertation is to describe the dynamics of production, storage and availability of OER in the distance learning modality at federal universities in the Northeast Region. Furthermore, it seeks to emphasize the promotion of the use of OER in higher education institutions (HEIs) and contribute to improving the quality of these resources. The epistemic methodological strategy used is based on the social paradigm present in Information Science and regarding the research typology, it is classified as descriptive research in a combined qualitative and quantitative approach. The universe is made up of federal universities in the Northeast Region that offer distance learning courses, totaling 15 institutions. To select the sample, the parameters were used to include institutions that obtained the highest rating in the re-accreditation of courses in the distance learning modality, according to the re-accreditation assessment carried out by Inep/MEC, totaling six institutions. The research units are represented by distance learning undergraduate courses from the institutions that make up the sample, totaling 43 courses. The results point to the existence of successful OER initiatives, where the production of resources is integrated into everyday academic life, with the help of collaborative platforms and institutional policies aimed at promoting educational innovation. |
| Palavras-chave: | Recursos Educacionais Abertos ensino a distância acesso à informação informação cientifica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciência da Informação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41493 |
| Data do documento: | 10-Jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.