https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41474| Tipo: | Tese |
| Título: | Competências gerenciais na enfermagem baseadas em evidências à luz do modelo de Liderança Situacional |
| Título(s) alternativo(s): | Evidence-based managerial competencies in nursing in the light of the Situational Leadership model Competencias gerenciales basadas en evidencias en enfermería a la luz del modelo de Liderazgo Situacional |
| Autor(es): | Tenório, Andrea Kedima Diniz Cavalcanti |
| Primeiro Orientador: | Amestoy, Simone Coelho |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Porto, Adrize Rutz |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Báo, Ana Cristina Pretto |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Araújo, Ladjane do Carmo de Albuquerque |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Gilberto Tadeu Reis da |
| Resumo: | A liderança caracteriza-se como a capacidade de influenciar aos outros a reconhecerem e liberarem seu potencial de forma a alcançar objetivos. Sendo, uma competência fundamental ao enfermeiro para a excelência do cuidado. Entende-se que as competências são um mecanismo que apoia os profissionais de saúde na prestação de cuidados de qualidade e seguros. Através da Prática Baseada em Evidências (PBE) os enfermeiros podem liderar com maior efetividade. O estudo teve como objetivo analisar as competências gerenciais e a PBE no processo de liderança situacional dos enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, com uso da técnica de triangulação concomitante. O estudo foi realizado em dois hospitais do interior do estado da Bahia, participaram 42 enfermeiros. Foram aplicados questionário sociodemográfico e questionário de competências gerenciais (Felício et al., 2007) constituído de 48 itens relacionados aos papéis dos líderes propostos no modelo de valores competitivos (Quinn et al., 2003) que são: mentor, diretor, produtor, facilitador, monitor, inovador, negociador e coordenador, avaliados através de uma escala Likert de 7 pontos. Realizou-se uma entrevista para conhecer as características e estilos de liderança utilizados por estes, e relacionar ao modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard, e informações sobre o uso da PBE. Os dados qualitativos foram tratados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). E os dados quantitativos passaram por análise estatística descritiva e analítica, aplicou-se os testes de Shapiro-Wilk e Mann-Whitney e utilizou-se os softwares Microsoft Excel, Python e R. Os participantes compreenderam a liderança como uma competência imprescindível à prática profissional do enfermeiro, através da qual o enfermeiro dirige o seu processo de trabalho e conduz a sua equipe para o alcance de objetivos. Os participantes demonstraram que adotam os quatro estilos de liderança do modelo de Liderança Situacional (direção, orientação, apoio e delegação). Entretanto, ainda não conseguem perceber o seu papel substancial nos processos gerenciais, portanto, recomenda-se investir no processo de formação desde a graduação e na educação permanente e continuada, com vistas ao desenvolvimento das competências gerenciais, e uma formação mais crítica e próxima da realidade laboral. Tal investimento poder-se-á traduzir em profissionais mais satisfeitos, cuidados de enfermagem de maior qualidade e lideranças fortes. Referente às competências gerenciais, de modo geral, apresentaram-se bons escores com médias entre 4.7 e 6.3. Os maiores escores foram: habilidades em comunicação interpessoal, preocupação com a equipe, e promoção de um ambiente de trabalho colaborativo por parte dos gestores, relacionadas aos papéis dos líderes de Mentor e Produtor. Pode-se afirmar que as competências gerenciais, com ênfase para a liderança situacional e a PBE tornam-se competências interdependentes, que devem ser desenvolvidas pelos enfermeiros para a garantia de uma assistência à saúde de qualidade e aumento da autonomia e reconhecimento profissional do enfermeiro. |
| Abstract: | Leadership is characterized as the ability to influence others to recognize and release their potential in order to achieve goals. It is a fundamental competence for nurses for excellence in care. Competences are understood to be a mechanism that supports healthcare professionals in providing quality and safe care. Through Evidence-Based Practice (EBP), nurses can lead more effectively. The study aimed to analyze managerial competencies and EBP in the situational leadership process of nurses. This is a mixed-methods research, using the concomitant triangulation technique. The study was carried out in two hospitals in the interior of the state of Bahia, with the participation of 42 nurses. A sociodemographic questionnaire and a questionnaire on managerial competencies were applied (Felício et al., 2007) consisting of 48 items related to the roles of the leaders proposed in the competitive values model (Quinn et al., 2003) which are: mentor, director, producer, facilitator, monitor, innovator, negotiator and coordinator, evaluated through a 7-point Likert scale. An interview was conducted to learn about the characteristics and leadership styles used by them, and to relate them to Hersey and Blanchard's situational leadership model, and information about the use of EBP. The qualitative data were treated through the Content Analysis proposed by Bardin (2016). Quantitative data underwent descriptive and analytical statistical analysis, the Shapiro-Wilk and Mann-Whitney tests were applied, and Microsoft Excel, Python and R software were used. The participants understood leadership as an essential competence for the professional practice of nurses, through which nurses direct their work process and lead their team to achieve objectives. Participants demonstrated that they adopt the four leadership styles of the Situational Leadership model (direction, guidance, support, and delegation). However, they are still unable to perceive their substantial role in management processes, therefore, it is recommended to invest in the training process from graduation and in permanent and continuing education, with a view to the development of managerial skills, and a more critical training that is closer to the work reality. Such investment can translate into more satisfied professionals, higher quality nursing care and stronger leadership. Regarding managerial competencies, in general, good scores were presented, with averages between 4.7 and 6.3. The highest scores were: interpersonal communication skills, concern for the team, and promotion of a collaborative work environment by managers, related to the roles of Mentor and Producer Leaders. It can be stated that managerial competencies, with emphasis on situational leadership and EBP, become interdependent competencies, which should be developed by nurses to ensure quality health care and increase nurses' autonomy and professional recognition. |
| Palavras-chave: | Administração e gestão de serviços de saúde Liderança Competências Gerenciais Enfermagem Baseada em Evidências |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Enfermagem |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) |
| Citação: | TENÓRIO, Andrea Kedima Diniz cavalcanti. Competências gerenciais na enfermagem baseadas em evidências à luz do modelo de Liderança Situacional. Orientadora: Simone Coelho Amestoy. 2024. 186 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41474 |
| Data do documento: | 16-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGENF) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tese - Andrea Kedima Diniz Cavalcanti Tenório.pdf | Tese - Andrea Kedima Diniz Cavalcanti Tenório | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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