https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41455
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arte feminina Surda como política de Surdidade e movimento de resistência |
Título(s) alternativo(s): | Deaf female art as a politics of Deafhood and a movement of resistance. |
Autor(es): | Souza, Mauricio Damasceno |
Primeiro Orientador: | Bento, Nanci Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Vilhalva, Shirley |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bento, Nanci Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Carla Dameane Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Porto, Shirley Barbosa das Neves |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo catalogar e analisar as produções de duas artistas, Nancy Rourke e Kilma Coutinho, a partir de materiais selecionados das principais redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube), no período pandêmico de 2020 e 2021. Ao articular literatura e arte feminina, inseridas na cultura pelos próprios Surdos, buscou-se apresentar a importância da Arte Surda e como esta pode ser enriquecida pelo diálogo ao se estabelecer entre os estudos culturais Surdos e os estudos da cultura visual, pois as reflexões sobre como a arte pode contribuir para a construção e a divulgação de sua própria identidade são evidenciadas pela ampla apropriação cultural pelos Surdos. Para embasar teoricamente o estudo, recorreu-se a pesquisadores como Skliar (2011; 2013); Sonnenstrahl (2002); Ladd (2003); Durr (2006); Karnopp (2010); Mourão (2016) e Sutton-Spence (2021), referentes às artes visuais Surdas, à cultura e às identidades Surdas, bem como aos movimentos artísticos organizados por Surdos nos Estados Unidos e no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa netnográfica e a pesquisa bibliográfica, em que foram observadas as obras mais impactantes e que se relacionassem com o feminismo e o sofrimento da mulher surda. Foram encontradas 151 obras das duas artistas Surdas, dentre as quais se escolheram 8 (oito) de Nancy Rourke e 4 (quatro) de Kilma Coutinho. A partir da análise da Arte Surda das autoras, realizadas no contexto da pandemia de Covid-19, no período de 2020 a 2021, e focadas na violência contra o corpo feminino na comunidade dos surdos, observou-se o papel de representação da identidade Surda das mulheres. Conclui-se com uma proposta de criação da Galeria Surdartidade, uma medida relevante e propositiva para a promoção da diversidade cultural e para a construção de uma sociedade com uma acessibilidade linguística mais justa e igualitária. Percebe-se, também, a necessidade de realização de pesquisas futuras que descrevam e compreendam a realidade das expressões artísticas de artistas Surdos brasileiros, localizando sua temática no que se refere à violência contra a mulher surda. |
Abstract: | This work aimed to catalog and analyze the productions of two artists, Nancy Rourke and Kilma Coutinho, based on materials selected from the main social networks (Facebook, Instagram, YouTube), during the pandemic period of 2020 and 2021. By articulating literature and feminine art, inserted into the culture by the Deaf themselves, it sought to present the importance of Deaf Art and how it can be enriched by dialogue when established between Deaf cultural studies and visual culture studies, as reflections on how art can contribute to the construction and dissemination of their own identity are evidenced by the broad cultural appropriation by the Deaf. To theoretically support the study, researchers such as Skliar (2011; 2013); Sonnenstrahl (2002); Ladd (2003); Durr (2006); Karnopp (2010; Mourão (2016) and Sutton-Spence (2021), referring to Deaf visual arts, Deaf culture and identities, as well as artistic movements organized by Deaf people in the United States and Brazil. The methodology used was netnographic research and bibliographic research, in which the most impactful works that related to feminism and the suffering of Deaf women were observed. 151 works by the two Deaf artists were found, from which 8 (eight) by Nancy Rourke and 4 (four) by Kilma Coutinho were chosen. From the analysis of the Deaf Art of the authors, carried out in the context of the Covid-19 pandemic, in the period from 2019 to 2021, and focused on violence against the female body in the Deaf community, the role of representation of the Deaf identity of women was observed. It concludes with a proposal to create the Surdartidade Gallery, a relevant and proactive measure for the promotion of cultural diversity and for the construction of a society with fairer and more egalitarian linguistic accessibility. The need to carry out future research that describes and understands the reality of the artistic expressions of Brazilian Deaf artists is also perceived, locating their theme in relation to violence against Deaf women. |
Palavras-chave: | Arte Surda Feminismo Surdidade Nancy Rourke Kilma Coutinho |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://orcid.org/0000-0003-2758-0239 |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41455 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTE FEMININA SURDA COMO POLÍTICA DE SURDIDADE E MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA - Mauricio Damasceno Souza - 2024.pdf | 17,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.