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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41445
Tipo: Dissertação
Título: PSICÓLOGAS(OS) DA SAÚDE E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ADAPTAÇÕES E REPERCUSSÕES A PARTIR DA PANDEMIA
Título(s) alternativo(s): Psychologists in Health and Information and Communication Technology: Adaptations and Repercussions from the Pandemic
Autor(es): Novais, Mirlene Carvalho
Primeiro Orientador: Silva, Gabriela Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Chirinéa, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardo, Kátia Jane Chaves
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Gabriela Andrade
Resumo: A pandemia de covid-19 trouxe a necessidade de adaptações e acelerou a aceitação e a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) nos serviços psicológicos. O objetivo deste estudo foi descrever como as(os) psicólogas(os) que trabalham na área da saúde adaptaram o seu trabalho para atuar por meio de TIC, a partir de março de 2020, e as repercussões profissionais dessa nova prática para as estratégias de atendimento e para a organização do trabalho após o período crítico da pandemia. Esta dissertação faz parte da conclusão do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde na linha de pesquisa Práticas Clínicas e Saúde Mental e é composta por três artigos independentes. Artigo 1: Ensaio teórico que discutiu o cenário do uso de TIC por psicólogas(os) no Brasil, de um ponto de vista histórico, levantando as tendências e as lacunas nas pesquisas e na regulamentação profissional, através de uma pesquisa documental, levantamento de dados no portal da transparência do Conselho Federal de Psicologia e análises preliminares de uma revisão integrativa. Concluiu que a regulamentação e ampliação do uso de TIC por psicólogas(os) é tardia no Brasil quando comparada a outros países, sendo influenciada por demandas sociais e de mercado. Artigo 2: Revisão integrativa que teve como objetivo levantar e descrever as práticas e intervenções psicológicas com utilização de TIC, na área da saúde e no contexto brasileiro. A partir da análise de 22 artigos, publicados entre 2006 e 2023, chegou à conclusão de que a utilização de tecnologias nos serviços psicológicos apresentou-se como uma resposta para o cuidado com a saúde mental no contexto pandêmico, havendo lacunas na formação e necessidade de reflexões éticas e técnicas sobre as relações entre psicologia e tecnologia. Artigo 3: Este artigo objetivou investigar através de um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas, como as(os) psicólogas(os) que trabalham na área da saúde adaptaram o seu trabalho para atuar por meio de TICs, a partir de março de 2020, e as repercussões dessa prática. Para análise quantitativa recorreu-se aos métodos não paramétricos Wilcoxon e Friedman para amostras pareadas em diferentes períodos e aos testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, para amostras independentes. Os dados qualitativos foram estudados através de análise de conteúdo. Os testes apontaram que existe diferença estatisticamente significativa na frequência de utilização de TIC de forma profissional pelos psicólogas(os) da saúde em diversas modalidades de uso, no período antes, durante e pós pandemia, com maior frequência no período mais severo de medidas de distanciamento físico, mas quando comparados os períodos antes da pandemia e atualmente, a frequência é maior no período atual. As análises concluíram que o perfil deuso secundário dos serviços psicológicos mediados pelas tecnologias mudou, sendo que a organização do trabalho passou a envolver o uso de diversas ferramentas tecnológicas e passou a ter novas demandas. Além dos artigos, os produtos dessa dissertação foram: a) um Guia para auxiliar psicólogas(os) que atuam com prestação de serviços mediados por TIC; b) um Guia para auxiliar os usuários desses serviços de psicologia.
Abstract: The Covid-19 pandemic has brought the need for adaptations and has accelerated the acceptance and utilization of Information and Communication Technology (ICT) in psychological services. The aim of this study was to describe how psychologists that work in the healthcare field have adapted their work to operate through ICT from March 2020, and the professional repercussions of this new practice for service strategies and work organization after the critical period of the pandemic. This dissertation is part of the conclusion of the Professional Master's Degree in Health Psychology in the Clinical Practices and Mental Health research line and consists of three independent research papers. Research paper 1: A theoretical essay that discussed the scenario of ICT use by psychologists in Brazil from a historical perspective, identifying trends and gaps in research and professional regulation through document analysis, data collection from the transparency portal of the Federal Psychology Council, and preliminary analyses of an integrative review. It concluded that the regulation and the expansion of ICT use by psychologists in Brazil are late when they are compared to other countries, influenced by social and market demands. Research paper 2: An integrative review aimed at identifying and describing psychological practices and interventions using ICT in the healthcare field within the Brazilian context. From the analysis of 22 research papers published between 2006 and 2023, it concluded that the use of technologies in psychological services emerged as a response to mental health care in the pandemic context, with gaps in training and the need for ethical and technical reflections on the relation between psychology and technology. Research paper 3: This research paper aimed at investigating through an on-line questionnaire, with open and closed questions, how psychologists work in the healthcare field has adapted their work to operate through ICT from March 2020, and the repercussions of this practice. For quantitative analysis, non-parametric methods such as Wilcoxon and Friedman tests for paired samples in different periods and Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests for independent samples were used. Qualitative data were analyzed through content analysis. The tests indicated a statistically significant difference in the frequency of professional ICT use by healthcare psychologists in various use modalities before, during, and after the pandemic, with higher frequency during the most severe period of physical distancing measures. However, when comparing the periods before the pandemic and currently, the frequency is higher in the current period. The analyses concluded that the profile of secondary use of psychological services mediated by technologies has changed, with work organization nowinvolving the use of various technological tools and having new demands. In addition to the research papers, the products of this dissertation were: a) a Guide to assist psychologists working with ICT-mediated service provision; b) a Guide to assist users of these psychological services.
Palavras-chave: Telepsicologia
Covid-19
Intervenções Psicológicas On-line
Telessaúde Mental
Psicologia On-line
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Outro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41445
Data do documento: 20-Mai-2024
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PPGPS - IMS)

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