Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mãe e estudante: os desafios de conciliar a maternagem e a graduação em Secretariado Executivo na Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Mother and student: the challenges of balancing mothering and pursuing a degree in Executive Secretariat at the Federal University of Bahia.
Autor(es): Santos, Bianca Magalhães dos
Primeiro Orientador: Décia, Ana Cristina Muniz
metadata.dc.contributor.referee1: Décia , Ana Cristina Muniz
metadata.dc.contributor.referee2: Pinho, Maria Cláudia Isabele
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Bárbara Maria Dultra
Resumo: As mulheres constituem a maioria dos discentes matriculados no ensino superior no Brasil (INEP, 2023), refletindo avanços importantes rumo à igualdade de gênero no acesso à educação. No entanto, esses progressos não eliminaram os desafios socioeconômicos, psicológicos e culturais que impactam a experiência acadêmica de parte da população feminina, especialmente das estudantes que também são mães. Este trabalho analisa os desafios enfrentados por estudantes-mães do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao conciliar a maternagem com a formação acadêmica. A pesquisa, de natureza aplicada, possui caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando métodos etnográficos e autoetnográficos para aprofundar a compreensão das complexidades dessa vivência. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário a seis estudantes-mães de crianças na primeira infância (0 a 6 anos) durante o período de graduação, além dos relatos autoetnográficos da autora. Os resultados revelaram diversos fatores socioeconômicos e psicológicos que influenciam diretamente a trajetória dessas estudantes, destacando a importância de estabilidade financeira, rede de apoio e suporte institucional. Conclui-se que a experiência de ser mãe e estudante exige maior atenção das instituições de ensino, sendo essencial reconhecer a interdependência entre os papéis da maternagem e da formação acadêmica para promover a inclusão e o sucesso educacional desse grupo.
Abstract: Women constitute the majority of students enrolled in higher education in Brazil (INEP, 2023), reflecting significant progress toward gender equality in access to education. However, these advancements have not eliminated the socioeconomic, psychological, and cultural challenges that affect the academic experiences of part of the female population, particularly students who are also mothers. This study analyzes the challenges faced by student-mothers in the Executive Secretariat program at the Federal University of Bahia (UFBA) in balancing motherhood with academic pursuits. The research, applied in nature, adopts a descriptive character and a qualitative approach, utilizing ethnographic and autoethnographic methods to deepen the understanding of the complexities of this experience. Data collection involved a questionnaire administered to six student-mothers of young children (aged 0 to 6) during their undergraduate studies, in addition to the autoethnographic accounts of the author. The results revealed various socioeconomic and psychological factors that directly influence these students academic trajectories, emphasizing the importance of financial stability, support networks and institutional assistance. It concludes that the experience of being both a mother and a student requires greater attention from educational institutions, highlighting the necessity of recognizing the interdependence between mothering and academic formation to foster inclusion and educational success for this group.
Palavras-chave: Maternagem
Trajetória acadêmica
Secretariado Executivo
Assistência estudantil
Primeira infância
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41363
Data do documento: 27-Jan-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Secretariado Executivo (EA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca M dos Santos - TCC Graduação Secretariado.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.