https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41363| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Mãe e estudante: os desafios de conciliar a maternagem e a graduação em Secretariado Executivo na Universidade Federal da Bahia |
| Título(s) alternativo(s): | Mother and student: the challenges of balancing mothering and pursuing a degree in Executive Secretariat at the Federal University of Bahia. |
| Autor(es): | Santos, Bianca Magalhães dos |
| Primeiro Orientador: | Décia, Ana Cristina Muniz |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Décia , Ana Cristina Muniz |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Pinho, Maria Cláudia Isabele |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Bárbara Maria Dultra |
| Resumo: | As mulheres constituem a maioria dos discentes matriculados no ensino superior no Brasil (INEP, 2023), refletindo avanços importantes rumo à igualdade de gênero no acesso à educação. No entanto, esses progressos não eliminaram os desafios socioeconômicos, psicológicos e culturais que impactam a experiência acadêmica de parte da população feminina, especialmente das estudantes que também são mães. Este trabalho analisa os desafios enfrentados por estudantes-mães do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao conciliar a maternagem com a formação acadêmica. A pesquisa, de natureza aplicada, possui caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando métodos etnográficos e autoetnográficos para aprofundar a compreensão das complexidades dessa vivência. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário a seis estudantes-mães de crianças na primeira infância (0 a 6 anos) durante o período de graduação, além dos relatos autoetnográficos da autora. Os resultados revelaram diversos fatores socioeconômicos e psicológicos que influenciam diretamente a trajetória dessas estudantes, destacando a importância de estabilidade financeira, rede de apoio e suporte institucional. Conclui-se que a experiência de ser mãe e estudante exige maior atenção das instituições de ensino, sendo essencial reconhecer a interdependência entre os papéis da maternagem e da formação acadêmica para promover a inclusão e o sucesso educacional desse grupo. |
| Abstract: | Women constitute the majority of students enrolled in higher education in Brazil (INEP, 2023), reflecting significant progress toward gender equality in access to education. However, these advancements have not eliminated the socioeconomic, psychological, and cultural challenges that affect the academic experiences of part of the female population, particularly students who are also mothers. This study analyzes the challenges faced by student-mothers in the Executive Secretariat program at the Federal University of Bahia (UFBA) in balancing motherhood with academic pursuits. The research, applied in nature, adopts a descriptive character and a qualitative approach, utilizing ethnographic and autoethnographic methods to deepen the understanding of the complexities of this experience. Data collection involved a questionnaire administered to six student-mothers of young children (aged 0 to 6) during their undergraduate studies, in addition to the autoethnographic accounts of the author. The results revealed various socioeconomic and psychological factors that directly influence these students academic trajectories, emphasizing the importance of financial stability, support networks and institutional assistance. It concludes that the experience of being both a mother and a student requires greater attention from educational institutions, highlighting the necessity of recognizing the interdependence between mothering and academic formation to foster inclusion and educational success for this group. |
| Palavras-chave: | Maternagem Trajetória acadêmica Secretariado Executivo Assistência estudantil Primeira infância |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41363 |
| Data do documento: | 27-Jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Secretariado Executivo (EA) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Bianca M dos Santos - TCC Graduação Secretariado.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.