Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41043
Tipo: Tese
Título: Produção dramatúrgica de Acyr Castro na Bahia: edição e estudo crítico-filológico
Autor(es): Ribeiro, Luana Dall'Agnol
Primeiro Orientador: Santos, Rosa Borges dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rosa Borges dos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Isabela Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Débora de
metadata.dc.contributor.referee4: Leão, Raimundo Matos de
metadata.dc.contributor.referee5: Teixeira, Maria da Conceição Reis
Resumo: A produção dramatúrgica desenvolvida na Bahia durante o período da ditadura militar (1964-1985) destacou-se pela potente composição artística teatral que, em época de censura e restrição da liberdade de expressão, tensionou diversos aspectos da sociedade através dos seus textos. Nesse contexto, focamos na dramaturgia de Acyr Castro, um artista múltiplo que assumiu diversos papeis ao longo da sua vida, destacando-se como produtor, ator, diretor, professor e dramaturgo. Na Bahia, o autor produziu nas décadas 1970 e 1980 e, com o objetivo de dar a ler a sua dramaturgia, valemo-nos do aporte teórico-metodológico da Filologia, em diálogo com a Arquivística e as Humanidades Digitais, para produzir as edições, por meio do uso de recursos informáticos, e a leitura crítico-filológica dos textos deste autor, a saber: O maior espetáculo da Terra apresenta: Cristo em todos os tempos (1978); Bahia de quatrocentos e oitenta e dois janeiros (1982); e O Homem Deus (1982). Para tanto, organizamos o Acervo Acyr Castro (AAC), que integrará o Arquivo Textos Teatrais Censurados (ATTC), e, a partir da leitura dos documentos que o compõem, trazemos sua produção dramatúrgica em um arquivo hipertextual que disponibiliza os dossiês de cada peça teatral, com respectivos textos e testemunhos, a massa documental composta por jornais, documentação censória e estudos já desenvolvidos e as edições realizadas, fac-similar digital e interpretativa hipermídia, colocando em evidência, pela crítica filológica, os processos de produção e transmissão dos textos, nos contextos de circulação e recepção.
Abstract: La producción dramatúrgica desarrollada en Bahía durante el período de la dictadura militar (1964-1985) se destacó por su poderosa composición artística teatral que, en una época de censura y libertad de expresión restringida, sacó a la luz diversos aspectos de la sociedad a través de sus textos. En este contexto, nos centramos en la dramaturgia de Acyr Castro, artista múltiple que asumió diversos papeles a lo largo de su vida, destacándose como productor, actor, director, profesor y dramaturgo. En Bahía, produjo en las décadas de 1970 y 1980 y, para hacer legible su dramaturgia, utilizamos la contribución teórico-metodológica de la Filología, en diálogo con la Archivística y las Humanidades Digitales, para producir las ediciones, mediante el uso de recursos informáticos, y la lectura crítico-filológica de los textos de este autor, a saber: O maior espetáculo da Terra apresenta: Cristo em todos os tempos (1978); Bahia de quatrocentos e oitenta e dois janeiros (1982); y O Homem Deus (1982). Por lo tanto, hemos organizado el Acervo Acyr Castro (AAC), que formará parte del Arquivo Textos Teatrais Censurados (ATTC), y, a través de la lectura de los documentos que la componen, hemos llevado su producción dramatúrgica a un archivo hipertextual que proporciona los dosieres de cada obra, con sus respectivos textos y testimonios, la masa documental compuesta por los periódicos, documentos de la censura, estudios desarrollados así como las ediciones realizadas, facsímiles digitales e interpretativa hipermedia, poniendo en evidencia, a través de la crítica filológica, los procesos de producción y transmisión de los textos, en sus contextos de circulación y recepción
Palavras-chave: Filologia
Dramaturgia de Acyr Castro
Arquivo hipertextual
Edição
Crítica filológica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41043
Data do documento: 15-Out-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Luana Ribeiro - Versão Final.pdfTese22,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA LUAN2.pdfAta de defesa241,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.