https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40995| Tipo: | Tese |
| Título: | De coadjuvantes a protagonistas: cenas da história e da memória de mulheres em biografias de Ana Arruda Callado |
| Título(s) alternativo(s): | From supporting actors to protagonists: scenes from the history and memory of women in biographies by Ana Arruda Callado |
| Autor(es): | Simões, Jussimara Lopes de Jesus |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Antonio Marcos da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Antonio Marcos da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Jailma dos Santos Pedreira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Barreiros, Márcia Maria da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Queiroz, Milena Britto de |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Vieira, Nancy Rita Ferreira |
| Resumo: | A presença da mulher na produção biográfica no Brasil no século XX, a sua importância enquanto autora e protagonista é o tema central desta tese, que apresenta como corpus quatro biografias produzidas pela escritora Ana Arruda Callado: Dona Maria José: retrato de uma cidadã brasileira (1995), Maria Martins: uma biografia (2004), Lygia: a recordista. Um esboço biográfico (2009) e Berta Ribeiro: aos índios, com amor. Uma Biografia (2016). Esta tese aponta que é possível observar como estes textos atuam como revisores de silenciamentos e omissões sobre a importância da atuação e da presença feminina na historiografia brasileira e indica como precisam ser incorporados ao repertório de produções que agenciam políticas de subjetividade sobre as mulheres. O percurso analítico deste trabalho sobre parte da produção biográfica de Callado destaca a importância de se identificar as correspondências entre os estudos de gênero (Scott, 1997), a história das mulheres e a crítica biográfica (Varikas,1988; Perrot, 1989; Del Priore, 2020). O estudo prossegue com análises de eixos temáticos como, atributos do privado e do público, sob a égide das relações de gênero (Aboim, 2012; Ota, 2013; Okim, 2008; Benhabib, 1987; Pateman, 2013, 1996), observando a sua recorrência nas abordagens sobre biografia e mulheres; trata da exploração das famigeradas relações e tensões entre o factual e o ficcional na produção biográfica, sob o enfoque da integração do biográfico e do histórico como alicerce do seu projeto de escrita (Loriga, 1998; Bourdieu, 2006; Revel, 2010; Saer, 2012). Por fim, examina os conceitos “relação empática” (Soihet, 2003), “relação de intersubjetividade” (Varikas, 2015), (Arfuch, 2009) e “relação de reciprocidade” (Rago, 2001), a fim de verificar os fundamentos do uso estratégico desta escrita por e sobre mulheres como ferramenta de auto representação, de análise e de crítica dos sistemas, instituições e valores na sociedade brasileiras. Esta tese ajuda a visibilizar Ana Arruda Callado como a escritora brasileira que até esse momento mais produziu biografias de mulheres, aponta a ainda tímida fortuna crítica sobre seu trabalho e informa o quanto e como ela contribuiu para ampliar o repertório desses textos e trazer mais referências e abordagens para os estudos de gênero e de crítica biográfica. |
| Abstract: | The presence of women in biographical production in Brazil in the 20th century, their importance as authors and protagonists is the central theme of this thesis, which presents as a corpus four biographies produced by the writer Ana Arruda Callado: Dona Maria José: retrato de uma cidadã brasileira (1995), Maria Martins: uma biografia (2004), Lygia: a recordista. A biographical sketch (2009) and Berta Ribeiro: to the Indians, with love. A Biography (2016). This thesis points out that it is possible to observe how these texts act as revisers of silences and omissions about the importance of women's role and presence in Brazilian historiography and indicates how they need to be incorporated into the repertoire of productions that agency subjectivity policies about women. The analytical path of this work on part of Callado's biographical production highlights the importance of identifying the correspondences between gender studies (Scott, 1997), women's history and biographical criticism (Varikas, 1988; Perrot, 1989; Del Priore, 2020). The study goes on to analyze thematic axes such as attributes of the private and the public, under the aegis of gender relations (Aboim, 2012; Ota, 2013; Okim, 2008; Benhabib, 1987; Pateman, 2013, 1996), observing their recurrence in approaches to biography and women; it explores the infamous relationships and tensions between the factual and the fictional in biographical production, under the focus of integrating the biographical and the historical as a whole. observing their recurrence in approaches to biography and women; it explores the infamous relationships and tensions between the factual and the fictional in biographical production, focusing on the integration of the biographical and the historical as the foundation of their writing project (Loriga, 1998; Bourdieu, 2006; Revel, 2010; Saer, 2012). Finally, it examines the concepts of “empathic relationship” (Soihet, 2003), “relationship of intersubjectivity” (Varikas, 2015), (Arfuch, 2009) and “relationship of reciprocity” (Rago, 2001), in order to verify the foundations of the strategic use of this writing by and about women as a tool for self-representation, analysis and criticism of the systems, institutions and values in Brazilian society. This thesis helps to make Ana Arruda Callado visible as Brazilian writer to have produced the most biographies women, points out the still timid critical fortune on her work and informs how much and how she has contributed to expanding the repertoire of these texts and bringing more references and approaches to gender studies and biographical criticism. |
| Palavras-chave: | Biografia História das mulheres Gênero Ana Arruda Callado Estudos de gênero |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40995 |
| Data do documento: | 18-Out-2024 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGLITCULT) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jussimara Lopes de Jesus Simões- Tese- Doutorado.pdf | Jussimara Lopes de Jesus Simões- Tese de doutorado | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.