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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40836
Tipo: Dissertação
Título: Riso e arte cômica em Bergson
Autor(es): Santos, Paulo Deimison Brito dos
Primeiro Orientador: Saes, Sílvia Faustino de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Saes, Sílvia Faustino de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Geovana da Paz
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, José Antonio Saja Neves dos
Resumo: Essa dissertação tem como objeto o significado do riso e da comicidade propostos pelo filósofo francês Henri-Louis Bergson (1859 - 1941) em sua obra O riso: ensaio sobre a significação da comicidade (1899). Nossa investigação visa especificamente às noções de riso, comicidade e arte cômica no pensamento do filósofo. O riso, para Bergson, possui uma função social. Essa função diz respeito a uma tentativa de correção da insociabilidade, da rigidez e do automatismo que se apresentam no homem, características tais que, aos olhos da sociedade, poderiam ameaçar a convivência pacífica entre os indivíduos e, portanto, a ordem social. Sendo assim, estas características passam a ser tratadas como risíveis. No caso do automatismo, por exemplo, que se refere à repetição dos movimentos corporais, numa situação cômica o homem será representado como uma marionete. Desse modo, a comicidade servirá de ferramenta punitiva ao comportamento humano em sociedade quando os indivíduos, imersos no automatismo e na rigidez das ações cotidianas, são submetidos à correção de suas atitudes pelo riso de um grupo social. Com essa abordagem, a arte cômica para o filósofo corresponderia a um instrumento que denuncia as atitudes humanas em sociedade, utilizando procedimentos mecânicos de fabricação do cômico para suscitar o riso. Nesse sentido, a arte cômica se diferencia de outras formas de arte pelo nexo que estabelece com a própria vida.
Abstract: Cette thèse a pour objet le sens du rire et de la comédie proposée par le philosophe français Henri-Louis Bergson (1859-1941) dans l’oeuvre Le rire: essai sur la signification du comique (1899). Notre recherche vise spécifiquement à des notions de rire, du comique et de l’art comique au pensée du philosophe. Le rire, pour Bergson, a une fonction sociale. Cette fonction concerne une tentative de fixer le indocilité, la rigidité et l'automatisme qui se présentent chez l'homme, des caractéristiques telles que, aux yeux de la société, pourraient menacer la coexistence pacifique entre les individus et donc l'ordre social. Ainsi, ces caractéristiques sont maintenant traitées comme risible. Dans le cas de l'automatisation, par exemple, qui se réfère à la répétition du mouvement du corps, dans une situation comique, l’homme sera représenté comme une marionnette. Ainsi, le comique va servir d'outil punitif au comportement humain dans la société lorsque les individus plongés dans l'automatisme et la rigidité des actions quotidiennes, sont soumis à la correction de leurs attitudes par le rire d'un groupe social. Avec cette approche, l'art comique pour le philosophe correspondrait à un instrument dénonçant les attitudes humaines dans la société, en utilisant des procédés de fabrication mécaniques du comique pour provoquer le rire. En ce sens, l'art comique se distingue des autres formes d'art par le lien qu'elle établit avec la vie même.
Palavras-chave: Bergson
Riso
Comicidade
Arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40836
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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