dc.relation.references | ALMEIDA, Carla, et al. Ciência em Cena: teatro no Museu da Vida. Rio de Janeiro:
Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, 2019.
ALMEIDA, Carla; BENTO, Luiz; JARDIM, Gabriela; FREIRE, Maíra; AMORIM, Luís;
RAMALHO, Marina. Ciência e teatro como objeto de pesquisa. Ciência e Cultura, v.70,
n.2, São Paulo, 2018. Disponível em:http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000200011.
Acesso em: 29 de julho de 2024.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Fundação Calouste
Gulbenkian, 3º edição, Lisboa, 2008.
BARBACCI, Silvana. From the golem to artificial intelligence: science in the theatre for an
existential reflection. Journal of Science Communication, v.1, n.3, p.1-26. 2002.
Disponível: https://jcom.sissa.it/article/pubid/A010304/ Acesso em: 29 de julho de 2024.
BARBACCI, Silvana. Science and theatre: a multifaceted relationship between
pedagogical purpose and artistic expression. The Pantaneto Forum, n.19. 2004 Disponível
em:
http://pantaneto.co.uk/science-and-theatre-a-multifaceted-relationship-between-pedagogical-p
urpose-and-artistic-expression-silvana-barbacci/. Acesso em: 29 de julho de 2024.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10 ed. Rio de Janeiro. Civilização
Brasileira, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARDOSO, Luis Felipe Massarico. Versão brasileira da peça de teatro Copenhagen (de
Michael Frayn) para fins didáticos. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n.1, p. 109-174,
2015.
DJERASSI, Carl. Como pode o teatro contribuir para a ciência e vice-versa? Dossiê
temático, 2011. Disponível em: http://178.79.169.27/index.php/carl-djerassi. Acesso em: 24
de julho de 2024.
DOURADO, Paulo; MILET, Maria Eugênia. Manual de Criatividade. 4ed, Salvador, EGBA,
1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários ̀ prática educativa.
Paulo: Paz e Terra, 2002.
GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos
Participativos. Investigar em Educação - II a Série, Número 1, 2014. Disponivel em:
https://epale.ec.europa.eu/sites/default/files/gohn_2014.pdf. Acesso em: 29 de julho de 2024.
HARTMANN, Luciana; SALES DA CRUZ VIEIRA, Dédora C. ‘Não fala o nome dele, senão
ele vai aparecer aqui’: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas.
Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–23, 2022. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444. Acesso em: 28 jul. 2024.
25
HOLANDA, Luisa Severo Buarque de. Sobre a Mímesis em Aristóteles. Reflexão, Campinas,
31(90), p. 53-61, jul./dez., 2006.
JOHANSSON, Felicia. A Presença do Passado em Jacques Lecoq. Anais do VII Congresso
ABRACE, Porto Alegre, 2012. Disponível em:
https://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pedagogia/Felicia%20Johansson-%20A
%20Presenca%20do%20Passado.pdf. Acesso em: 02 de julho de 2024.
JUNQUEIRA, Sonia; FARGAS, Favio. Amora. Ed. Positivo, 2009.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998. 155
LEONARDELLI, Patricia. Teatralidade e Performatividade: Espaços em Devir, Espaços
do Devir. Cena. DOI: 10.22456/2236-3254.20891, 2012.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto
Alegre, v. 35, n. 2, maio/ago. 2010, p.115-137. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444. Acesso em: 23 jun. 2024.
MOREIRA, Leonardo Maciel; MARANDINO, Martha. O teatro em museus e centros de
ciências no Brasil, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 22, 2015. pp 1735-1748.
Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702015000500011. Acesso em: 29 de julho
de 2024.
OLIVEIRA, Humberto Moacir de; CHAVES, Camila Rodrigues Vaz; FUX, Jacques. A
função da arte teatral na educação infantil: o teatro particular de cada criança. Revista de
Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 50, n. 1, p. 50-63, 2016.
OLIVEIRA, Urânia Auxiliadora Santos Maia de. Metodologia da pesquisa em teatro.
Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2023.
PARRA, Sandra. A Imaginação no Trabalho de Integração Voz Movimento Corporal. Revista
Voz e Cena, Brasília, v. 02, nº 01, p. 35-46, 2021. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/37528/30065. Acesso em: 29 de
julho de 2024.
SOARES, C. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero. In: FLORENTINO, A.,
and TELLES, N., eds. Cartografias do ensino do teatro [online]. Uberlândia: EDUFU, 2008,
pp. 49-59. ISBN 978-85-7078-518-3. Disponível:
https://doi.org/10.7476/9788570785183.0006. Acesso em: 29 de julho de 2024.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin Tradução: Ingrid Koudela. S.P.:
Perspectiva, 2001.
TURLE, Licko. Jogos improvisacionais. Salvador: UFBA, Escola de Teatro;
Superintendência de Educação a Distância, 2021.
VALE, Flávia Janiaski. Colocando um novo ponto em cada conto: Possibilidades de
inserção do teatro na Educação Infantil. 2019. 120f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) –
Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019 | pt_BR |