Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira Lima, Carolina Oliveira de-
dc.date.accessioned2024-11-26T11:38:21Z-
dc.date.available2024-11-26T11:38:21Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40686-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro científicopt_BR
dc.subjectteatro e ciênciapt_BR
dc.subjectensino de teatropt_BR
dc.subjectjogos teatraispt_BR
dc.subject.othertheater gamespt_BR
dc.subject.otherScientific theaterpt_BR
dc.subject.othertheater and sciencept_BR
dc.subject.othertheater teachingpt_BR
dc.titleTEATRO COMCIÊNCIA: UMA OFICINA PARA EXPLORAR DIFERENTES SABERESpt_BR
dc.title.alternativeTHEATER WITH SCIENCE: A WORKSHOP TO EXPLORE DIFFERENT KNOWLEDGEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Thiago Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509569731036358pt_BR
dc.contributor.referee1Meira, Thiago Carvalho-
dc.contributor.referee2Guimarães, Kailani Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7355983048416551pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Kauê Antonio da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3431200592668856pt_BR
dc.creator.ID0000-0003-0486-9670pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8892020194157938pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho relata a experiência de uma bióloga e estudante de Licenciatura em Teatro EAD, com a sua criação e vivência da oficina Teatro ComCiência, oferecida no Observatório Astronômico Antares no primeiro semestre de 2024 para crianças de 7 a 10 anos de idade. O diferencial dessa abordagem é que o teatro não foi apenas utilizado como ferramenta de divulgação científica, e sim um meio de troca entre crianças que vivenciaram a experiência de participar de jogos teatrais criados ou adaptados de diferentes autores, que exploravam a criatividade, o pensamento rápido, crítico e lógico, a sensibilidade e a discussão de diferentes conceitos científicos.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Carla, et al. Ciência em Cena: teatro no Museu da Vida. Rio de Janeiro: Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, 2019. ALMEIDA, Carla; BENTO, Luiz; JARDIM, Gabriela; FREIRE, Maíra; AMORIM, Luís; RAMALHO, Marina. Ciência e teatro como objeto de pesquisa. Ciência e Cultura, v.70, n.2, São Paulo, 2018. Disponível em:http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000200011. Acesso em: 29 de julho de 2024. ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Fundação Calouste Gulbenkian, 3º edição, Lisboa, 2008. BARBACCI, Silvana. From the golem to artificial intelligence: science in the theatre for an existential reflection. Journal of Science Communication, v.1, n.3, p.1-26. 2002. Disponível: https://jcom.sissa.it/article/pubid/A010304/ Acesso em: 29 de julho de 2024. BARBACCI, Silvana. Science and theatre: a multifaceted relationship between pedagogical purpose and artistic expression. The Pantaneto Forum, n.19. 2004 Disponível em: http://pantaneto.co.uk/science-and-theatre-a-multifaceted-relationship-between-pedagogical-p urpose-and-artistic-expression-silvana-barbacci/. Acesso em: 29 de julho de 2024. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10 ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. CARDOSO, Luis Felipe Massarico. Versão brasileira da peça de teatro Copenhagen (de Michael Frayn) para fins didáticos. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n.1, p. 109-174, 2015. DJERASSI, Carl. Como pode o teatro contribuir para a ciência e vice-versa? Dossiê temático, 2011. Disponível em: http://178.79.169.27/index.php/carl-djerassi. Acesso em: 24 de julho de 2024. DOURADO, Paulo; MILET, Maria Eugênia. Manual de Criatividade. 4ed, Salvador, EGBA, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários ̀ prática educativa. Paulo: Paz e Terra, 2002. GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação - II a Série, Número 1, 2014. Disponivel em: https://epale.ec.europa.eu/sites/default/files/gohn_2014.pdf. Acesso em: 29 de julho de 2024. HARTMANN, Luciana; SALES DA CRUZ VIEIRA, Dédora C. ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444. Acesso em: 28 jul. 2024. 25 HOLANDA, Luisa Severo Buarque de. Sobre a Mímesis em Aristóteles. Reflexão, Campinas, 31(90), p. 53-61, jul./dez., 2006. JOHANSSON, Felicia. A Presença do Passado em Jacques Lecoq. Anais do VII Congresso ABRACE, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pedagogia/Felicia%20Johansson-%20A %20Presenca%20do%20Passado.pdf. Acesso em: 02 de julho de 2024. JUNQUEIRA, Sonia; FARGAS, Favio. Amora. Ed. Positivo, 2009. KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998. 155 LEONARDELLI, Patricia. Teatralidade e Performatividade: Espaços em Devir, Espaços do Devir. Cena. DOI: 10.22456/2236-3254.20891, 2012. MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, maio/ago. 2010, p.115-137. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444. Acesso em: 23 jun. 2024. MOREIRA, Leonardo Maciel; MARANDINO, Martha. O teatro em museus e centros de ciências no Brasil, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 22, 2015. pp 1735-1748. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702015000500011. Acesso em: 29 de julho de 2024. OLIVEIRA, Humberto Moacir de; CHAVES, Camila Rodrigues Vaz; FUX, Jacques. A função da arte teatral na educação infantil: o teatro particular de cada criança. Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 50, n. 1, p. 50-63, 2016. OLIVEIRA, Urânia Auxiliadora Santos Maia de. Metodologia da pesquisa em teatro. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2023. PARRA, Sandra. A Imaginação no Trabalho de Integração Voz Movimento Corporal. Revista Voz e Cena, Brasília, v. 02, nº 01, p. 35-46, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/37528/30065. Acesso em: 29 de julho de 2024. SOARES, C. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero. In: FLORENTINO, A., and TELLES, N., eds. Cartografias do ensino do teatro [online]. Uberlândia: EDUFU, 2008, pp. 49-59. ISBN 978-85-7078-518-3. Disponível: https://doi.org/10.7476/9788570785183.0006. Acesso em: 29 de julho de 2024. SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin Tradução: Ingrid Koudela. S.P.: Perspectiva, 2001. TURLE, Licko. Jogos improvisacionais. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2021. VALE, Flávia Janiaski. Colocando um novo ponto em cada conto: Possibilidades de inserção do teatro na Educação Infantil. 2019. 120f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseARTES CÊNICAS - INTERPRETAÇÃO TEATRALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Teatro EaD (SEAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolinalimaTCCgraduação.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.