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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFraga, Moanna Brito Seixas-
dc.date.accessioned2024-11-07T14:05:24Z-
dc.date.available2024-11-07T14:05:24Z-
dc.date.issued8-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40581-
dc.description.abstractThe education of deaf people in formal institutions has become a subject of necessary reflection inside and outside academic spaces, with a view to the search for alignment between theoretical knowledge and what is experienced in practice. This premise guided the development of this doctoral research, which aimed to understand the assessment of four deaf people (adults) regarding their own learning of the Portuguese language (written) in formal in- person and online teaching institutions. To this end, I sought to map and understand the strategies that contributed and the factors that hindered language learning. The methodological path that guided this endeavor was inspired by Netnography and was based on the assumptions of the Case Study, with a qualitative basis. As extracts from the corpus, the answers to the “interview” questions carried out with the four participants and other data from observations and field diary were chosen. Aiming to follow netnographic assumptions, WhastApp was the virtual field chosen for the development of this investigation. In addition to serving as a virtual locus, the messaging application fulfilled the role of a data recording space, as well as an object, as an analysis of its characteristics and functionalities was carried out in contemporary contexts (and) of deafness. This research was included in the fields of Applied Linguistics, New Literacy Studies, Decolonial Studies and, above all, Deaf Studies. The data were read and given meaning based on interpretive research and the same theoretical fields that served as a basis for the development of this study. The interpretative movements revealed that, despite the use of technological devices with the aim of improving the quality of education, human technology, until then represented by the Libras interpreter, still cannot be replaced.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiguística Aplicadapt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectModalidades de ensinopt_BR
dc.subject.otherApplied Linguistics.pt_BR
dc.subject.otherTeaching modalitiespt_BR
dc.subject.otherDeaf Educationpt_BR
dc.titleDeixa que eu fale: a educação de surdos em contextos presencial e onlinept_BR
dc.title.alternativeLet me tell you: deaf education in face-to-face and online contextspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Bueno Borges da-
dc.contributor.referee1Lodi, Ana Cláudia Baleeiro-
dc.contributor.referee1IDorcid.org/0000-0002-7106-172xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511353286136586pt_BR
dc.contributor.referee2Fidalgo, Sueli Sales-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7030396449564631pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Wolney Gomes-
dc.contributor.referee4Santana, Thaís Nascimento-
dc.contributor.referee5Silva, Simone Bueno Borges da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362761063032646pt_BR
dc.description.resumoA educação de surdos em instituições formais tem se constituído tema de necessária reflexão dentro e fora de espaços acadêmicos, tendo em vista a busca pelo alinhamento entre o conhecimento teórico e o que se vive na prática. Essa premissa orientou o desenvolvimento desta pesquisa de doutoramento que, teve o objetivo de compreender a avaliação de quatro pessoas surdas (adultas) acerca de sua própria aprendizagem de Língua Portuguesa (escrita) em instituições formais de ensino presencial e online. Para tanto, busquei mapear e compreender as estratégias que contribuíram e os fatores que dificultaram a aprendizagem de língua. O percurso metodológico que orientou essa empreitada inspirou-se na Netnografia e fundamentou-se nos pressupostos do Estudo de Caso, de base qualitativa. Como extratos do corpus, foram eleitas as respostas às perguntas de “entre-vistas” realizadas com os quatro participantes e outros dados provenientes de observações e diário de campo. Visando seguir os pressupostos netnográficos, o WhastApp foi o campo virtual escolhido para o desenvolvimento desta investigação. Além de servir de lócus virtual, o aplicativo de mensagens cumpriu o papel de espaço de registros de dados, assim como o de objeto, já que, foi realizada uma análise de suas características e funcionalidades nos contextos contemporâneos (e) da surdez. Esta pesquisa foi inscrita nos campos da Linguística Aplicada, dos Novos Estudos do Letramento, dos Estudos Decoloniais e, sobretudo, nos Estudos Surdos. Os dados foram lidos e significados com base nas pesquisas interpretativistas e nos mesmos campos teóricos que serviram de assentamento para o desenvolvimento desse estudo. Os movimentos interpretativos revelaram que, apesar do agenciamento de aparatos tecnológicos com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, a tecnologia humana, até então representada pelo intérprete de Libras, ainda não pode ser substituída.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

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