https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40530
Tipo: | Dissertação |
Título: | Nem nobre, nem selvagem: reflexões sobre arte indígena contemporânea de Abya Yala |
Título(s) alternativo(s): | Neither noble nor savage: reflections on contemporary indigenous art from Abya Yala |
Autor(es): | Britto, Lara Marques |
Primeiro Orientador: | Krucken, Lia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimentel, Lucia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cruz Tuxá, Felipe |
metadata.dc.contributor.referee3: | Krucken, Lia |
Resumo: | Abya Yala é uma expressão do povo Kuna, utilizada para denominar o continente americano, em uma perspectiva anticolonial. A presente dissertação propõe reflexões sobre Arte Indígena Contemporânea de Abya Yala, considerando os fatores históricos e construções sociais que perpassam por sua formação enquanto movimento artístico de cunho ativista. As produções e exposições de obras com autorias e temáticas indígenas têm crescido exponencialmente, demandando dos curadores, museus e dos espectadores maior compreensão de seu contexto antropossociohistoricocultural, que o ensino escolar e superior comumente negligencia. Este trabalho, estabelecido na transdisciplinaridade, navega pela arte, etnologia, antropologia, história, museologia e curadoria, visando, através do método cartográfico, identificar discursos presentes nas produções artísticas, nos fazeres curatoriais e expográficos, propondo ações através da arte e de exposições que tenham em vista o respeito pelas pluralidades e singularidades dos povos originários e suas produções. |
Abstract: | Abya Yala is a term opposed to the word America, a counterpoint of the colonial perspective. This dissertation presents thoughts on Contemporary Indigenous Art from Abya Yala, considering the historical factors and social constructions that permeate its formation as an artistic movement with an activist nature. Artworks and exhibitions of indigenous authors and themes have grown exponentially, demanding from curators, museums and spectators a greater understanding of their context, which school and higher education commonly neglects. This work, established in transdisciplinarity, navigates through art, ethnology, anthropology, history, museology and curatorship, aiming, through the cartographic method, to identify discourses in artistic productions, curatorial and expographic activities, proposing actions through art and exhibitions that have in mind the respect for the pluralities and singularities of the original peoples and their productions. |
Palavras-chave: | Arte Indígena Contemporânea Exposições de arte indígena Museus e povos originários |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federad da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40530 |
Data do documento: | 28-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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