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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40530
Tipo: Dissertação
Título: Nem nobre, nem selvagem: reflexões sobre arte indígena contemporânea de Abya Yala
Título(s) alternativo(s): Neither noble nor savage: reflections on contemporary indigenous art from Abya Yala
Autor(es): Britto, Lara Marques
Primeiro Orientador: Krucken, Lia
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz Tuxá, Felipe
metadata.dc.contributor.referee3: Krucken, Lia
Resumo: Abya Yala é uma expressão do povo Kuna, utilizada para denominar o continente americano, em uma perspectiva anticolonial. A presente dissertação propõe reflexões sobre Arte Indígena Contemporânea de Abya Yala, considerando os fatores históricos e construções sociais que perpassam por sua formação enquanto movimento artístico de cunho ativista. As produções e exposições de obras com autorias e temáticas indígenas têm crescido exponencialmente, demandando dos curadores, museus e dos espectadores maior compreensão de seu contexto antropossociohistoricocultural, que o ensino escolar e superior comumente negligencia. Este trabalho, estabelecido na transdisciplinaridade, navega pela arte, etnologia, antropologia, história, museologia e curadoria, visando, através do método cartográfico, identificar discursos presentes nas produções artísticas, nos fazeres curatoriais e expográficos, propondo ações através da arte e de exposições que tenham em vista o respeito pelas pluralidades e singularidades dos povos originários e suas produções.
Abstract: Abya Yala is a term opposed to the word America, a counterpoint of the colonial perspective. This dissertation presents thoughts on Contemporary Indigenous Art from Abya Yala, considering the historical factors and social constructions that permeate its formation as an artistic movement with an activist nature. Artworks and exhibitions of indigenous authors and themes have grown exponentially, demanding from curators, museums and spectators a greater understanding of their context, which school and higher education commonly neglects. This work, established in transdisciplinarity, navigates through art, ethnology, anthropology, history, museology and curatorship, aiming, through the cartographic method, to identify discourses in artistic productions, curatorial and expographic activities, proposing actions through art and exhibitions that have in mind the respect for the pluralities and singularities of the original peoples and their productions.
Palavras-chave: Arte Indígena Contemporânea
Exposições de arte indígena
Museus e povos originários
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federad da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40530
Data do documento: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

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