https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40521
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O Fluxo da informação na produção musica do mestre João do Boi da oralidade ao registro físico |
Other Titles: | The flow of information in mestre João do Boi musica lproduction from orality to physical recording |
metadata.dc.creator: | Melo, Fidelis Tavares de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lins, Ivana Aparecida Borges |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lins, Ivana Aparecida Borges |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Fabiano Cataldo de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Novo, Hildenise Ferrera |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo teve como foco a produção musical de um dos mais importantes personagens da cultura do samba chula do Recôncavo baiano, o Mestre João do Boi. Para o desenvolvimento do trabalho foram abordadas questões relacionadas aos conceitos de cultura, oralidade, memória e tradição, temas que perpassam a vida e obra do referido mestre da cultura popular. Houve uma inquietação inicial, de como está cada vez mais fluida a transmissão de costumes tradicionais e saberes culturais entre os pares de uma dada comunidade de base oral. Também houve uma preocupação de se marcar como esses saberes vêm se perdendo entre as gerações mais novas, que se configurou em um grande incentivo para o desenvolvimento desta pesquisa. Considerou-se que para tratar da temática central do trabalho, era imprescindível realizar discussões no campo da Ciência da Informação (CI), pois a comunidade de São Braz - Santo Amaro - Bahia e, precisamente, o Mestre João do Boi estão imersos a esses conceitos potencializando o estudo dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA), ou seja, a informação. Ao buscar compreender como ocorreu a mudança do registro das produções musicais e os saberes tradicionais que envolvem o Mestre João do Boi, antes praticada de forma oral, depois deslocando-se para o registro físico e digital, observando o fluxo e a disseminação da informação, desenhou-se todo o percurso da narrativa do trabalho que teve como objetivo geral, desenvolver e apresentar o fluxo da produção musical do Mestre João do Boi, antes oral, depois torna-se física e digital. Os objetivos específicos foram: realizar um levantamento da produção musical do mestre João do Boi; registrar o percurso temporal das práticas culturais do Mestre, que passaram a ser feitas em formato físico e/ou digital e, por último, traçar um fluxo informacional da produção musical do Mestre, baseada na prática da oralidade. Aspectos extraídos das Ciências Sociais Aplicadas, juntamente com a contextualização histórica, em questões que envolvem discussões sobre a criação do Samba, estudos sobre o Samba Chula e sobre a vida do Mestre João do Boi, serviram para a reflexão a respeito dos ganhos e perdas que os avanços das tecnologias digitais promovem na sociedade contemporânea. A metodologia utilizada para alcançar os resultados esperados partiu de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Visando caracterizar o fenômeno estudado, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e as técnicas de coleta de dados foram entrevistas e observação direta. Durante todo processo de escrita do trabalho, desenvolveram-se pesquisas bibliográficas e documentais (fonográficas). As análises dos dados inspiraram-se no método etnográfico pelo fato de se tratar de um estudo da cultura e do comportamento de determinado agente cultural (o mestre). Os resultados foram amplamente discutidos e demonstrados por meio de quadros constitutivos das obras em que o Mestre João do Boi teve participação, respondendo às questões levantadas no início do trabalho. Para, além disto, tem-se também ao final desta dissertação, a abertura de perspectivas de novas abordagens dentro da Ciência da Informação, principalmente, as que fazem intersecção com temas que envolve a Cultura. |
Abstract: | The study focused on the musical production of one of the most important characters in the samba chula culture of Recôncavo Bahia, Master João do Boi. To develop the work, issues related to the concepts of culture, orality, memory and tradition were addressed, themes that permeate the life and work of the aforementioned master of popular culture. There was an initial concern about how the transmission of traditional customs and cultural knowledge between peers in a given oral-based community is increasingly fluid. There was also a concern to highlight how this knowledge has been lost among younger generations, which was a great incentive for the development of this research. It was considered that to address the central theme of the work, it was essential to hold discussions in the field of Information Science (IC), as the community of São Braz - Santo Amaro - Bahia and, precisely, Mestre João do Boi are immersed in these concepts enhancing the study within the Postgraduate Program in Information Science at the Federal University of Bahia (PPGCI/UFBA), that is, information. In seeking to understand how the change in the recording of musical productions and traditional knowledge involving Master João do Boi occurred, previously practiced orally, then moving to physical and digital recording, observing the flow and dissemination of information, The entire narrative path of the work was designed, with the general objective of developing and presenting the flow of Master João do Boi's musical production, which was first oral and then physical and digital. The specific objectives were: to carry out a survey of the musical production of master João do Boi; record the temporal trajectory of the Master's cultural practices, which began to be carried out in physical and/or digital format and, finally, trace an informational flow of the Master's musical production, based on the practice of orality. Aspects extracted from Applied Social Sciences, together with historical contextualization, on issues involving discussions about the creation of Samba, studies on Samba Chula and the life of Master João do Boi, served to reflect on the gains and losses that advances in digital technologies promote in contemporary society. The methodology used to achieve the expected results came from a case study, with a qualitative approach. Aiming to characterize the phenomenon studied, a descriptive research was developed and the data collection techniques were interviews and direct observation. During the entire process of writing the work, bibliographic and documentary (phonographic) research was carried out. The data analyzes were inspired by the ethnographic method due to the fact that it is a study of the culture and behavior of a certain cultural agent (the master). The results were widely discussed and demonstrated through tables constituting the works in which Master João do Boi participated, answering the questions raised at the beginning of the work. Furthermore, at the end of this dissertation, we also have the opening of perspectives for new approaches within Information Science, mainly those that intersect with themes involving Culture. |
Keywords: | Samba Chula Memoria Oralidade Cultura Tradição Disseminação da Informação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciência da Informação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40521 |
Issue Date: | 13-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGCI) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fidelis Melo - Dissertação O FLUXO DA INFORMAÇÃO NA PRODUÇÃO MUSICAL DO MESTRE JOÃO DO BOI.pdf | O FLUXO DA INFORMAÇÃO NA PRODUÇÃO MUSICAL DO MESTRE JOÃO DO BOI: DA ORALIDADE AO REGISTRO FÍSICO | 3,46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.