Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40452
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelagem espacial multicritério para a definição de áreas suscetíveis a inundações – estudo de caso: bacia do Rio Cachoeira (Ba)
Autor(es): Lyrio, Pedro Henrique Batista
Primeiro Orientador: Freiman, Fabiano Peixoto
Resumo: Os eventos adversos naturais como inundações e enchentes estão ganhando proporções alarmantes nos últimos anos, tendo como consequência prejuízos sociais e econômicos. Por este fato, é importante a inserção de ferramentas que permitam conhecer o território e as suas nuances para auxiliar na gestão de eventos adversos. Ferramentas do Sistema de Informações Geográfica (SIG) associadas a processos de estimativas de suscetibilidades, como a aplicação de Métodos de Análise Multicritério (MAM) permitem a obtenção de um contexto geográfico de uma região a partir da Modelagem Espacial Multicritério (MEM), ferramenta que pode auxiliar o planejamento e a tomada de decisões. Neste âmbito, objetiva-se analisar o processo de MEM baseado no MAM Analytical Hoerarchy Process (AHP) para a identificação de áreas suscetíveis a inundações em um estudo de caso na Bacia do Rio Cachoeira, localizada no Sul do Estado da Bahia, Brasil. O processo consistiu na adequação de uma base de dados geoespaciais composta por informações geomorfológicas, hidrológicas e de uso e ocupação do solo. Como resultado, obteve-se mapas de suscetibilidade a inundação para a região que em consequência fornece subsídios para tomadas de decisões. A principal contribuição é a aplicação de um método que emprega dados geoespaciais e softwares livres, o que permite a sua replicação em órgãos e secretarias governamentais com custos reduzidos para as instituições públicas.
Palavras-chave: AHP
SIG
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40452
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Escola Politécnica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_Pedro_merged.pdf5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.