Skip navigation
Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40391
metadata.dc.type: Tese
Título : Avaliando as crenças centrais na adolescência
Otros títulos : Evaluating core beliefs in adolescence
metadata.dc.creator: Couto, Isabela Sousa Lemos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Irismar Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Hemanny, Curt Hemanny Menezes Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Ricardo Henrique de Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: Thomé, Célia Regina
metadata.dc.contributor.referee4: Garcia, Rosa Lima
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Irismar Reis de
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A adolescência é uma fase formativa, de mudanças cognitivas, emocionais e sociais significativas, que estabelecem as bases para a saúde mental na vida adulta. As crenças centrais negativas, delineadas pela teoria cognitiva de Beck, frequentemente emergem de experiências precoces e influenciam pensamentos, comportamentos e emoções. Existe uma relação intrínseca entre experiências adversas na infância, como maus-tratos, e a formação dessas crenças e sintomas psicopatológicos, afetando subsequentemente a satisfação com a vida. Objetivos: Validar o Inventário de Crenças Centrais Negativas (ICCN) e investigar a correlação entre maus-tratos na infância, crenças centrais negativas e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes brasileiros. Material e Métodos: Participaram 146 adolescentes, com idades entre 11 e 17 anos, de uma escola pública em Salvador, Bahia, Brasil. A coleta de dados incluiu a aplicação do ICCN, da Escala Revisada de Ansiedade e Depressão Infantil (RCADS-47), da Escala Multidimensional de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EMSVE) e do Questionário de Traumas na Infância (QUESI). A análise psicométrica do ICCN para uso com adolescentes envolveu Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Confirmatória (AFC), testes de confiabilidade com alfa de Cronbach, Teoria de Resposta ao Item (TRI) e análise de redes para explorar a relação entre crenças centrais, ansiedade, depressão e satisfação com a vida. Em relação à análise dos maus tratos, crenças centrais negativas e satisfação com a vida, foram realizadas análises estatísticas, que incluíram descrições demográficas, correlações bivariadas e regressões logísticas. Resultados: A estrutura bidimensional do ICCN foi confirmada com índices de ajuste adequados na AFC (CFI robusto = 0,95, TLI robusto = 0,94, RMSEA robusto = 0,050). Um item (nCB-S9) foi identificado como problemático, necessitando de refinamento. A confiabilidade do ICCN foi alta, com alfa de Cronbach variando de 0,82 a 0,93. A análise de redes mostrou que crenças centrais negativas estavam significativamente associadas a sintomas de ansiedade e depressão e inversamente associadas à satisfação com a vida. Experiências de abuso emocional e negligência emocional tiveram correlações significativas com crenças centrais negativas e menor satisfação com a vida. Em relação aos maus-tratos, os dados indicaram que principalmente as experiências de abuso emocional e negligência emocional tiveram correlações significativas com crenças centrais negativas e menor satisfação com a vida. Conclusão: A validação do ICCN para adolescentes contribui significativamente para o campo das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC), melhorando a precisão diagnóstica e a eficácia terapêutica. Os resultados destacam a estrutura fatorial do ICCN e suas boas propriedades psicométricas. O uso do ICCN em contextos clínicos e de pesquisa para avaliar e abordar crenças centrais em adolescentes pode melhorar os resultados de saúde mental. Intervenções precoces focadas na modificação das crenças centrais negativas podem ter um impacto positivo significativo na satisfação com a vida e na saúde mental dos adolescentes. As descobertas ressaltam a importância de intervenções preventivas e multidisciplinares para minimizar os impactos psicológicos de maus-tratos na infância, sugerindo uma correlação entre esses maus-tratos e o surgimento de crenças centrais negativas, oferecendo perspectivas importantes para a compreensão dos impactos psicológicos a longo prazo dessas experiências adversas.
Resumen : Introduction: Adolescence is a developmental stage of significant cognitive, emotional, and social changes that grounds mental health in adulthood. Negative core beliefs, outlined by Beck's cognitive theory, often emerge from early experiences and influence thoughts, behaviors, and feelings. There is an intrinsic relationship between adverse childhood experiences, such as child abuse, and the onset of these beliefs and psychopathological symptoms, subsequently affecting life satisfaction. Objectives: To validate the Negative Core Beliefs Inventory (NCBI) and investigate the correlation between child abuse, negative core beliefs, and life satisfaction in a sample of Brazilian adolescents. Material and Methods: A total of 146 adolescents aged 11 to 17 from a public school in Salvador, Bahia, Brazil, participated in the study. Data collection included the application of the NCBI, the Revised Children's Anxiety and Depression Scale (RCADS-47), the Multidimensional Student’s Life Satisfaction Scale (MSLSS), and the Childhood Trauma Questionnaire (QUESI). The psychometric analysis of the NCBI applied to adolescents involved Exploratory Factor Analysis (EFA) and Confirmatory Factor Analysis (CFA), reliability tests with Cronbach's alpha, Item Response Theory (IRT), and network analysis to explore the relationship between core beliefs, anxiety, depression, and life satisfaction. Regarding the analysis of child abuse, negative core beliefs, and life satisfaction, statistical analyses that included demographic descriptions, bivariate correlations, and logistic regressions were performed. Results: The two-dimensional structure of the NCBI was confirmed with adequate fit indices in the CFA (robust CFI = 0.95, robust TLI = 0.94, robust RMSEA = 0.050). One item (nCB-S9) was identified as problematic, requiring refinement. The reliability of the NCBI was high, with Cronbach's alpha ranging from 0.82 to 0.93. Network analysis showed that negative core beliefs were significantly associated with symptoms of anxiety and depression and inversely associated with life satisfaction. Experiences of emotional abuse and emotional neglect had significant correlations with negative core beliefs and lower life satisfaction. Regarding child abuse, the data implied that mainly experiences of emotional abuse and emotional neglect had significant correlations with negative core beliefs and poor life satisfaction. Conclusion: The validation of the NCBI for adolescents contributes significantly to the field of Cognitive-Behavioral Therapies (CBT), improving diagnostic accuracy and therapeutic efficacy. The findings highlight the factorial structure of the NCBI and its good psychometric properties. The use of the NCBI in clinical and research contexts to assess and address core beliefs in adolescents may improve mental health outcomes. Early interventions focused on adjusting negative core beliefs may have a significant positive impact on the life satisfaction and mental health of adolescents. The findings highlight the relevance of preventive and multidisciplinary interventions to lessen the psychological impacts of child abuse, suggesting a correlation between such abuse and the onset of negative core beliefs, offering significant perspectives for understanding the long-term psychological impacts of these adverse experiences.
Palabras clave : Análise psicométrica
Psicometria
Inventário de Crenças Centrais Negativas
Crenças centrais
Maus-tratos
Adolescência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Saúde - ICS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGORGSISTEM) 
Citación : COUTO, Isabela Sousa Lemos. Avaliando as crenças centrais na adolescência. 2024. 118 f. Tese (Doutorado em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40391
Fecha de publicación : 14-jun-2024
Aparece en las colecciones: Tese (PPGPIOS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
240813 TESE FINALIZADA PÓS DEFESA - DOUTORANDA ISABELA SOUSA LEMOS COUTO.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.