https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40279
Tipo: | Dissertação |
Título: | Orixás e sua complexidade sistêmica com design, arquitetura e urbanismo e arte no terreiro Axé Ilê Obá em São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Orixás and its systemic complexity with design, architecture and urbanism and art in the Axé Ilê Obá terreiro in São Paulo Orixás y su complejidad sistémica con el diseño, la arquitectura y el urbanismo y arte en el terreiro de Axé Ilê Obá en São Paulo |
Autor(es): | Queiroz, Eunice Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Cunha Junior, Henrique |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cunha Junior, Henrique |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Ariadne Moraes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Menezes, Marizilda dos Santos |
Resumo: | O terreiro é local múltiplo de religião, mas também de cultura, de passar conhecimento através da vivência do dia a dia, do culto a ancestralidade, da reverência aos orixás. Uma quantidade significativa de fatores que se faz necessários ser entendidos. Desconhecimento entre outros que fortifica o racismo e a exclusão contra o negro, demonializa e o torna invisível, neste interim mais especificamente o brasileiro. O terreiro é um espaço de múltiplas funções, da pratica de religião, do aprendizado da cultura, da realização da vida de uma comunidade. O terreiro pode ser compreendido em escalas da sua materialidade, entre os objetos, as edificações e sua inserção num território urbano. Nessa dissertação realizamos uma pesquisa de natureza transdisciplinar, com enfoque da complexidade sistêmica dentro do terreiro de candomblé Axé Ilê Obá, localizado no Bairro do Jabaquara na cidade de São Paulo. A pesquisa envolveu desde a história do candomblé ao significado e representação dos Orixás. Trabalha com a memória e com as representações expressas nesse terreiro e problematiza as questões relativa aos símbolos da cidade de São Paulo, cidade estruturada de maneira ampla por africanos e seus descendentes, sem contudo, tal fato ser evidenciado pelos meios de informação e divulgação da cidade. Os candomblés da cidade são pouco conhecidos e a sua inserção na produção da cidade pouco discutido e pouco problematizado. Essa dissertação faz uma explanação sobre os diversos aspectos desse terreiro e problematiza a sua inserção urbana. Aborda-se diversos fatores que se fazem necessários para o entendimento do candomblé e do terreiro em questão. Destaca-se que o desconhecimento do candomblé e dos terreiros operam na fortificação do racismo e a exclusão da população negra e da nossa cultura. Existe devido ao racismo a demonialização do terreiro e do candomblé como também a invisibilidade desse. Este trabalho de dissertação tem a finalidade de analisar a patrimonialização do terreiro de candomblé Axé Ilê Obá, mais especificamente no período da gestão de Mãe Sylvia de Oxalá entre os anos de 1986 a 2014, época em que local foi reconhecido como primeiro espaço de Candomblé tombado pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico no estado de São Paulo. Grupo negro e candomblecista que devido a toda a complexidade sistêmica existente em sua vivência, se faz necessário se entender a sua estrutura e história; trajetória dos africanos e afrodescendentes, existentes há mais de 6.000 anos com toda a cultura e estratégia de viver que se perpetua na diáspora. Através deste trabalho, também se pretende gerar material que amplie possibilidades dentro da Lei 10.639, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, e ampliar o entendimento e equilíbrio social através do conhecimento. Trata-se de um trabalho original quanto ao estudo conjunto e articulado do design, da arte, da arquitetura e do urbanismo desse terreiro. |
Abstract: | The terreiro is a multiple place of religion, but also of culture, of passing on knowledge through everyday life, of the cult of ancestry, of reverence for the orixás. There are a significant number of factors that need to be understood. Lack of knowledge among others that strengthens racism and exclusion against black people, demonizes them and makes them invisible, in the meantime more specifically Brazilians. The terreiro is a space with multiple functions, for practicing religion, learning culture, and realizing the life of a community. The terreiro can be understood in scales of its materiality, between objects, buildings and their insertion in an urban territory. In this dissertation we carried out research of a transdisciplinary nature, focusing on systemic complexity within the Axé Ilê Obá Candomblé terreiro, located in the Jabaquara neighborhood in the city of São Paulo. The research ranged from the history of Candomblé to the meaning and representation of the Orixás. It works with memory and representations expressed in this terreiro and problematizes issues related to the symbols of the city of São Paulo, a city largely structured by Africans and their descendants, without, however, this fact being evidenced by the means of information and publicity in the city. . The city's Candomblés are little known and their insertion in the city's production is little discussed and little problematized. This dissertation explains the different aspects of this terreiro and problematizes its urban insertion. It addresses several factors that are necessary to understand Candomblé and the terreiro in question. It is noteworthy that the lack of knowledge about Candomblé and the terreiros operates in the strengthening of racism and the exclusion of the black population and our culture. Due to racism, the demonialization of terreiro and Candomblé exists, as well as its invisibility. This dissertation work aims to analyze the patrimonialization of the Candomblé terreiro Axé Ilê Obá, more specifically during the period of Mãe Sylvia de Oxalá's management between the years 1986 to 2014, a time in which the place was recognized as the first listed Candomblé space by CONDEPHAAT - Council for the Defense of Historical, Archaeological, Artistic and Tourist Heritage in the state of São Paulo. A black and Candomblé group that, due to all the systemic complexity that exists in its experience, it is necessary to understand its structure and history; trajectory of Africans and people of African descent, existing for more than 6,000 years with all the culture and strategy of living that is perpetuated in the diaspora. Through this work, it is also intended to generate material that expands possibilities within Law 10,639, which establishes the mandatory teaching of Afro-Brazilian history and culture, and expands understanding and social balance through knowledge. This is an original work regarding the joint and articulated study of the design, art, architecture and urbanism of this terreiro. |
Palavras-chave: | Arquitetura e religião Cultos afro-brasileiros Orixás Patrimônio cultural - São Paulo (SP) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Arquitetura |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) |
Citação: | QUEIROZ, Eunice Gonçalves. Orixás e sua complexidade sistêmica com design, arquitetura e urbanismo e arte no terreiro Axé Ilê Obá em São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40279 |
Data do documento: | 17-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao Orixas com sua complexidade sistemica EUNICE GONCALVES QUEIROZ.pdf | Dissertaçao Mestrado - cultura negra | 6,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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