https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40210
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Exame de ordem na enfermagem |
Autor(es): | Gomes, Marina Lessa Florencio, Raíssa Millena Silva |
Primeiro Orientador: | Santa Rosa, Darci de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santa Rosa, Darci de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Giselle Alves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Mary Gomes |
Resumo: | Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. As fontes de dados foram constituídas dos documentos das entidades de classe (ABEN e da ENEENF) que abordaram a temática “exame de ordem na enfermagem” e coletados através dos seus endereços eletrônicos. Os documentos foram analisados considerando o exame de ordem na enfermagem brasileira frente ao processo de expansão dos cursos. Esta análise revelou que os documentos a respeito do exame de ordem na enfermagem originaram-se na ABEN e ENEENF. As Entidades apresentaram seus posicionamentos quanto à realização ou não do Exame de Ordem na Enfermagem, a abertura indiscriminada dos Cursos de Graduação e a qualidade dos cursos. Os resultados da pesquisa marcam a necessidade de ampliar as discussões a respeito do exame de ordem na enfermagem. Conclui-se que: a ABEN e a ENENF são contra o Exame de Ordem na Enfermagem; os docentes e discentes tem manifestado suas preocupações quanto à qualidade do profissional que está sendo formado a partir da expansão dos cursos; as Cartas de Teresina e de Brasília são o ponto de partida para uma tomada de decisão sobre a implantação do Exame de Ordem na enfermagem que trará repercussões sobre o ensino a pesquisas e o mercado de trabalho da enfermeira. É necessário melhor acompanhamento e avaliação dos cursos de enfermagem como preconizado pelas DCENF. Recomenda-se: tornar público este estudo; articular os profissionais e estudantes de enfermagem para consolidação do entendimento do significado e extensão do Exame de Ordem para enfermagem; refletir sobre essa temática e identificar as possíveis necessidade e conseqüências; realizar novos estudos sobre a temática; conhecer a opinião dos docentes, discentes e dos profissionais envolvidos na formação; apreensão das possibilidades/limites sobre o cuidado de enfermagem. |
Palavras-chave: | Educação Formação Enfermagem Exame de ordem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal Da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Enfermagem |
Citação: | GOMES, Marina Lessa; FLORENCIO, Raíssa Millena Silva. Exame de Ordem na Enfermagem. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação - Escola de Enfermagem, Universidade Federa da Bahia, Salvador, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40210 |
Data do documento: | 1-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Enfermagem - (Escola de Enfermagem) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marina Gomes e Raíssa Florencio TCC Graduação.pdf | Marina Gomes e Raíssa Florencio TCC Graduação | 293,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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