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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40145
Tipo: Dissertação
Título: A educação permanente: uma análise na perspectiva de gestores educacionais e dos comandantes de unidades da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Bahia de Todos os Santos (BTS) da PMBA
Título(s) alternativo(s): Permanent education: an analysis from the perspective of educational managers and commanders of units of the integrated Region of Public Security (RISP) Bahia de Todos os Santos (BTS) of the PMBA
Autor(es): Gomes Filho, R. C.
Primeiro Orientador: Carvalho, Ana Clara de Rebouças
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Ana Clara Rebouças
metadata.dc.contributor.referee2: Benevides, Tânia Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho Filho, Milton Julio de
Resumo: Esta dissertação realizou uma análise das percepções e expectativas dos gestores educacionais e dos comandantes de unidades operacionais do orgânico do CPRC-BTS da PMBA, acerca da educação permanente e de sua importância para o processo de capacitação técnico-operacional dos policiais militares alocados na referida região de policiamento. Visando cumprir os objetivos específicos deste trabalho foi identificado o modelo de educação utilizado para a capacitação dos policiais militares no aludido comando regional, bem como identificada as lacunas e/ou problemas enfrentados pela PMBA para implementação da capacitação do referido efetivo operacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, na qual foram realizadas entrevistas com atores chaves, além de examinada as legislações e documentos disponíveis nos arquivos da PMBA concernentes ao planejamento das ações educativas para a capacitação técnico-operacional de policiais militares lotados em unidades territoriais de área. A partir da análise do conjunto dos resultados, foram identificadas lacunas e problemas enfrentados pela PMBA para implementação da atividade de qualificação de seu efetivo operacional, como: estruturas físicas inadequadas das unidades operacionais; necessidade de replanejamento da grade anual de cursos da Corporação, de reformulação das escalas de serviço e de melhoria da aplicação dos recursos financeiros disponibilizados para custeio das atividades educativas; carência de instrutores e insuficiência de recursos logísticos e de ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa pôde observar que a implantação de um plano institucional de educação permanente para o efetivo alocado em unidades territoriais de área da Região Baía de Todos os Santos tem forte potencial para propiciar a melhoria das ações operacionais da polícia militar da Bahia.
Abstract: This dissertation made a diagnosis of the perceptions and expectations of educational managers and commanders of operational units of the organic CPRC-BTS of the PMBA, about continuing education and its importance for the process of technical-operational training of the military police officers allocated in the aforementioned policing region. Fulfilling the specific objectives of this work, the education model used for the training of military police officers was identified in the aforementioned regional command, as well as identifying gaps and/or problems faced by the PMBA for the implementation of the training of the aforementioned operational personnel. Methodologically, this is a qualitative, descriptive and exploratory research, in which interviews were conducted with key actors, in addition to examining the legislation and documents available in the PMBA archives concerning the planning of educational actions for the technical-operational training of military police officers assigned to the in territorial units of area. From the analysis of the set of results, gaps and problems faced by PMBA were identified for the implementation of the qualification activity of its need to replan the Corporation's annual course schedule, reformulate service schedules and improve the application of resources financial resources made available to fund educational activities; lack of instructors and insufficient logistical and teaching resources. Thus, it was concluded that the implementation of an institutional plan of permanent education for the personnel allocated in territorial units in the area of the Bay of All Saints Region will provide an improvement in operational actions.
Palavras-chave: Segurança pública
Polícia Militar
Capacitação profissional
Educação permanente.
Educação continuada.
Educação corporativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (PROGESP)
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40145
Data do documento: 14-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)

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DISSERTAÇÃO MESTRADO - MPSPJC - RAIMUNDO DA CONCEIÇÃO GOMES FILHO - (Versão Final em PDF) - 22.08.2024.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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