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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lelia Mendes Sobrinho de-
dc.date.accessioned2024-09-09T19:37:33Z-
dc.date.available2025-08-30-
dc.date.available2024-09-09T19:37:33Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40141-
dc.description.abstractObjective: To set up, implement and immediately evaluate a hospital discharge management committee in a university hospital. Method: A qualitative study, developed through action research and based on Afaf Meleis' theory of transitions. The research took place in a university hospital in north-eastern Brazil over 12 months, following four phases: situational diagnosis, planning, implementation of activities and evaluation. The phases were carried out through workshops with the group. The participating group was selected. Results: The group included 11 professionals: 07 nurses, 03 physiotherapists and 01 social worker. A discharge management committee was set up at the hospital, with instruments and a work process built collectively. Eligibility, admission and patient intake criteria, a discharge readiness scale and discharge follow-up and post-discharge monitoring flows were drawn up to guide the identification of intervention needs and health guidance for eligible patients and caregivers. The committee made it possible to involve students from different categories in management activities, technical visits and case discussions with the care team. In the immediate evaluation, the group pointed out the importance of the assertive methodological choice for the construction and implementation of the committee, the broadening of the professionals' view of accompanying patients and caregivers to discharge, and the expectation of improving the quality of the service provided by the institution. Conclusion: The study set up, implemented and immediately evaluated the discharge management committee at the university hospital. The conceptual basis of the transitions theory underpinned the construction of the instruments and flows, allowing for scientific validation of the processes. The participation of students favored the integration of teaching and service.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Restrito/Embargadopt_BR
dc.subjectCuidado transicionalpt_BR
dc.subjectGestão da segurançapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectAlta do pacientept_BR
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subject.otherTransitional carept_BR
dc.subject.otherSafety managementpt_BR
dc.subject.otherAction researchpt_BR
dc.subject.otherPatient dischargept_BR
dc.subject.otherHospitalizationpt_BR
dc.titleComissão de gestão da alta em hospital público universitário: co-produção através de pesquisa-açãopt_BR
dc.title.alternativeDischarge management committee at a public university hospital: co-production through action pesearchpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFreitas, Adriana Valéria da Silva-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Pedreira, Larissa Chaves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8939-324Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745485245511735pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Ana Paula Santos de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0455-4943pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079968517010164pt_BR
dc.contributor.referee1Baixinho, Cristina Rosa Soares Lavareda-
dc.contributor.referee2Bernardino, Elizabeth-
dc.contributor.referee3Mota, Rosana Santos-
dc.contributor.referee4Menezes, Tânia Maria de Oliva-
dc.contributor.referee5Goés, Roberta Pereira-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8375-8826pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633588730888283pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Instituir, implantar e avaliar de imediato uma comissão de gestão da alta hospitalar em hospital universitário. Método: Estudo qualitativo, desenvolvido através de uma pesquisa-ação e teve como base a teoria das transições de Afaf Meleis. A pesquisa ocorreu em um hospital universitário do nordeste brasileiro, durante 12 meses, seguindo quatro fases: diagnóstico situacional, planejamento, implementação das atividades e avaliação. As fases foram executadas a partir de oficinas com o grupo. O grupo participante foi selecionado. Resultados: Fizeram parte do grupo 11 profissionais, sendo: 07 enfermeiros, 03 fisioterapeutas e 01 assistente social. A comissão de gestão da alta foi implantada no hospital, com instrumentos e processo de trabalho construídos coletivamente. Foram elaborados os critérios de elegibilidade, admissão e captação de pacientes, uma escala de prontidão para a alta e os fluxos de acompanhamento de alta e monitoramento após a alta, para guiar na identificação das necessidades de intervenção e orientação em saúde dos pacientes elegíveis e cuidadores. A comissão possibilitou o envolvimento de discentes de diferentes categorias nas atividades de gerenciamento, visitas técnicas e discussão de casos com a equipe assistencial. Na avaliação imediata, o grupo pontuou a importância da escolha metodológica assertiva para a construção e implantação da comissão, a ampliação do olhar dos profissionais frente ao acompanhamento de pacientes e cuidadores para a alta, e a expectativa de melhoria na qualidade do serviço prestado pela instituição. Conclusão: O estudo instituiu, implantou e avaliou de imediato a comissão de gestão da alta no hospital universitário. A fundamentação conceitual pela teoria das transições embasou a construção dos instrumentos e fluxos, permitindo uma validação científica nos processos. A participação dos discentes favoreceu a integração ensino e serviço.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

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