Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40061
Tipo: Tese
Título: Por uma pedagogia buibere: atuação política e diplomática das mulheres de Timor-Leste
Título(s) alternativo(s): For a buibere pedagogy: political and diplomatic action of timorese women
Ba pedagojia buibere ida: asaun polítika no diplomátika feto timoroan sira-nian
Autor(es): Tribess, Camila
Primeiro Orientador: Espiñeira Gonzalez, Maria Victória
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Iamamoto, Sue
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Teresa
metadata.dc.contributor.referee2: Chaguri, Mariana
metadata.dc.contributor.referee3: De Lucca, Daniel
metadata.dc.contributor.referee4: Regatieri, Ricardo Pagliuso
metadata.dc.contributor.referee5: Espiñeira González, Maria Victória
Resumo: Esta pesquisa apresenta-se com dois objetivos principais. O primeiro é registrar, com linguagem acadêmica, histórias conhecidas por muitas pessoas em Timor-Leste – e por interessados na política desse país – mas que, muitas vezes, são invisibilizadas e esquecidas nos registros oficiais. O segundo objetivo é realizar um estudo de caso que analise a atuação política das mulheres, entendendo-a como complexa, intencional, articulada e coletiva. A partir de uma perspectiva teórica decolonial e feminista, analiso e registro o que um grupo de mulheres fez pela causa timorense e, sob uma perspectiva sociológica, exponho essa atuação com base em elementos que caracterizam as pedagogias decoloniais e feministas, entendendo essas pedagogias como um movimento de luta e aprendizado constante e coletivo em prol de um objetivo político comum. Esta tese aborda, inicialmente, a formação política e intelectual de um grupo de mulheres que desempenhou um papel fundamental durante os anos de luta pela independência de Timor-Leste. A partir dessa formação, apresento como essas mulheres atuaram em diversos âmbitos – educacional, cultural, político-partidário e diplomático – mobilizando redes, conhecimentos e multiplicando aprendizados em torno dos ideais de libertação nacional, que elas propagavam como um direito do povo timorense, especialmente das mulheres timorenses. Como resultado da pesquisa, apresento esse processo, em diálogo com um conceito central na história política de Timor-Leste, denominando-o de “pedagogia Buibere”, que é uma forma de engajamento político que se articula com o aprendizado constante. Essa práxis entre aprendizado e luta política multiplicou os conhecimentos adquiridos por elas por meio de debates, campanhas, enfrentamentos, construção coletiva e estratégias de sobrevivência e mobilização política e diplomática que essas mulheres realizaram ao longo dos 24 anos de luta pela independência de Timor-Leste. Além disso, o registro dessas formas de ação política contribui para a valorização das histórias de vida das mulheres e para a inclusão de outras dimensões da história oficial nacional, agindo intencionalmente contra o apagamento e a invisibilização do lugar das mulheres na política.
Abstract: This research has two main objectives. The first one is to record, in academic language, stories known to many people in East Timor - and to those interested in the country's politics - but which are often made invisible and forgotten in official records. The second objective is to carry out a case study that analyzes women's political activity, understanding it as complex, intentional, articulated and collective. From a decolonial and feminist theoretical perspective, I analyze and record what a group of women did for the Timorese cause and, from a sociological perspective, I expose this action based on elements that characterize decolonial and feminist pedagogies, understanding these pedagogies as a struggle movement and constant and collective learning towards a common political objective. This doctoral thesis initially addresses the political and intellectual formation of a group of women who played a fundamental role during the years of struggle for East Timor´s independence. Based on this education, I present how these women acted in different areas - educational, cultural, party-political and diplomatic - mobilizing networks, knowledge and multiplying learning around the ideals of national liberation, which they propagated as a right of Timorese people, especially of Timorese women. As a result of the research, I present this process, in dialogue with a central concept in the political history of East Timor, calling it “Buibere pedagogy”, which is a form of political engagement that is linked to constant learning. This praxis between learning and political struggle multiplied the knowledge acquired by them through debates, campaigns, confrontations, collective construction and survival strategies and political and diplomatic mobilization that these women carried out over the 24 years of struggle for Timor-Leste's independence. Furthermore, the recording of these forms of political action contributes to the valorization of women's life stories and the inclusion of other dimensions of official national history, intentionally acting against the erasure and invisibility of women's place in politics.
Investigasaun ida ne'e iha objetivu prinsipál rua. Primeiru objetivu ne'e atu halo dokumentasaun língua akadémika, istoria ne'ebé hatudu barak liu iha Timor-Leste no ba sira ne'ebé iha interese inda iha politika rejiaun no mundu, maibé ne'ebé beibeik mak halakon no haksoit iha rejistu ofisiál. Segundu objetivu mak atu halo estudu kazu ne'ebé analiza atividade polítika feto sira nian, kompriendu nia hanesan kompleksu, intensional, artikuladu no koletivu. Husi perspetiva teóriku dekolonial no feminista, ha'u analiza no halo rekordu kona-ba saida mak grupu feto sira halo ba kauza Timor no husi perspetiva sosiológiku, ha'u expose ba asaun ida-ne'e bazeia ho elementus ne'ebé karakteriza pedagogia dekolonial ho feminista, kompriendu pedagogia ne'e hanesan movimentu luta no matenek nafatin no kolektivu atu hetan objetivu polítiku komun. Teze lolon ida-ne'e iha tinan foun hodi aborda formasaun polítiku no intelektual grupu feto sira ne'ebé hetan knaar fundamental iha tinan luta ba independénsia Timor-Leste nian. Bazeia ho edukasaum ne'e, ha'u apresenta kona-ba nia ferik asaun feto sira ne'ebe hahalok iha dimensaun balun, inklui área edukasaun, kulturál, partidu-polítika no diplomátiku, hodi mobiliza rede sira, matenek no multiplika aprendizajen iha leten ideais libertasaun nasional ne'ebe sira propaga hanesan loos ba povu Timor, espesialmente ba feto Timor. Enkuantu rezultadu hosi peskiza ne'e, ha'u apresenta prosesu ne'e atu kria diálogu ho konseitu sentral iha istória polítika Timór-Leste, no aprezenta hanesan "Pedagojia Buibere", ne'e hanesan prátika di'ak hosi aprendizajen no luta polítika ne'ebe ligadu ba matenek beibeik. Prátika ne'e aumenta matenek ne'ebé sira adkire ho hasoru laiha, kampania, konstrusaun kolektiva no estratéjia sobrevivénsia no mobilizasaun polítika no diplomátiku ne'ebe feto sira halo iha loron 24 ba luta ne’ebé asiste ba independénsia Timor-Leste. Saída feto sira halo ho ne'e ajuda valorizasaun hosi istória vida feto sira no inkluzaun hosi dimensaun seluk istória ofisial nasional atu hatudu intensaun no hakerek istória hosi fatin feto sira iha polítika.
Palavras-chave: Pedagogias decoloniais
Feminismos do sul
Mulheres na diplomacia
Atuação política
Timor-Leste
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Estudos de gênero
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Citação: Tribess, Camila. Por uma Pedagogia Buibere: atuação política e diplomática das mulheres de Timor-Leste. Tese de doutorado em Ciências Sociais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40061
Data do documento: 7-Ago-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRIBESS Camila - Por uma pedagogia Buibere_tese.pdf37,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.