Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40041
Tipo: Dissertação
Título: Internacionalização dos programas de pós-graduação no campo das Engenharias da UFBA a partir da coautoria expressa na produção dos docentes-pesquisadores indexada na Web of Science, 2013-2022
Autor(es): Jesus, Sandra Batista de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Kátia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues , Kátia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Murilo Artur Araújo da
metadata.dc.contributor.referee3: Machado, Raymundo das Neves
Resumo: Relevante desde o final do século XX, a internacionalização tem sido vital para o desenvolvimento científico, tecnológico e financeiro, melhorando a qualidade das atividades científicas, ajudando na disseminação de informações e promovendo colaborações internacionais. A internacionalização é um critério importante na produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, que são avaliadores por indicadores de colaboração, difusão e impacto internacional, objetivando ampliar a projeção da ciência nacional. Outrossim, a coautoria internacional é um indicador de colaboração científica e visibilidade do país, e a colaboração científica se forma a partir de relações sociais entre pesquisadores com metas comuns. Assim, a análise da coautoria internacional ocorre pela avaliação de publicações conjuntas entre países. Pesquisas destacam a relevância das redes de colaboração científica para mapear práticas e contribuir para políticas de ciência e tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a internacionalização dos programas de pós-graduação no campo das Engenharias da UFBA através da coautoria presente na produção científica dos docentes-pesquisadores indexada na Web of Science (WoS). Mais especificamente, este trabalho buscou mapear as coautorias internacionais nas publicações científicas dos docentes-pesquisadores dos programas de pós-graduação no campo das Engenharias da UFBA, indexadas na WoS, entre 2013 e 2022; analisar o impacto das colaborações internacionais na qualidade e visibilidade da produção científica nesses programas de pós-graduação; e identificar os países e instituições estrangeiras que têm contribuído de forma mais significativa para a produção científica de tais docentes-pesquisadores durante o período estudado. Como resultados, destaca-se que, com exceção do programa de Engenharia Mecânica, todos os programas de pós-graduação investigados exibiram o maior percentual de publicações entre 2018 e 2022. Evidenciou-se, também, que há uma tendência a publicações no idioma inglês pelos docentes-pesquisadores das Engenharias na última década, tendo em vista que a publicação em periódicos de alto nível é crucial para a internacionalização dos programas de pós-graduação. Os programas de Engenharia Química, Engenharia de Produção (P7 e P8) e Engenharia Mecânica, entre 2017 e 2020, buscaram publicar seus artigos preferencialmente em periódicos A1, considerados de excelência internacional. Esses periódicos são majoritariamente europeus, como da Holanda e Inglaterra. A análise da distribuição geográfica das publicações revela que os artigos dos programas de pós-graduação em Engenharia foram publicados em países da América, Ásia e Europa, com predominância nos EUA, Holanda e Inglaterra. Por fim, observa-se que há uma necessidade de ampliar os estudos sobre internacionalização dos programas de pós-graduação no campo da Engenharia, através de análises também de outras produções, tais como livros científicos, anais, capítulos de livro e patentes.
Abstract: Relevant since the end of the 20th century, internalization has been vital to scientific, technological, and financial development, improving the quality of scientific activities, assisting on disseminating information, and promoting international collaborations. Internalization is an important criteria for scientific production from Brazilian postgraduate programs, which are evaluation indicators of collaboration, diffusion, and international impact, aiming to amplify national science’s projection. Likewise, international co-authorship is a scientific collaboration and visibility indicator of the country, and scientific collaboration takes shape through social relations among researchers with common goals. Therefore, international co-authorship analysis happens through the evaluation of joint publications amidst countries. Research highlights scientific collaboration networks’ relevance to map practices and to contribute to science and technology policies. This study aims to comprehend UFBA’s Engineering field postgraduate programs’ internalization through the coauthorship present on teachers-researchers scientific production indexed on Web of Science (WoS). More specifically, this research pursued mapping international coauthorship on UFBA’s Engineering field postgraduate programs’ scientific production of teachers-researchers, indexed on WoS, between 2013 and 2022; analyzing international collaborations’ impact on said postgraduate programs; and identifying countries and foreign institutions that have been significantly contributing to said teachers-researchers’ scientific production during the studied period. As results, it can be highlighted that, with the exception of the Mechanical Engineering program, all the investigated postgraduate programs displayed a greater percentage of publications between 2018 and 2022. It was also evident that there is a tendency for publications in English by Engineerings’ teachers-researchers in the last decade, having in mind that the publication on high-level periodicals is crucial to the internalization of the postgraduate programs. The Chemical Engineering, Production Engineering (P7 and P8), and Mechanical Engineering programs, between 2017 and 2020, aimed on publishing their articles preferentially on A1 periodicals, considered of international excellence. These periodicals are mainly European, such as from the Netherlands and England. The analysis of the publications’ geographical distribution reveals that the Engineerings’ postgraduate programs’ articles were published in American, Asian, and European countries, predominantly in the USA, the Netherlands, and England. Lastly, it was noticed that there is a necessity to amplify studies on the internalization of postgraduate programs in the Engineering field, through the analysis of other productions as well, such as scientific books, annals, book chapters, and patents.
Palavras-chave: Coautoria
Ensino superior - Cooperação internacional
Engenharia - Estudo e ensino - Brasil
Ensino superior - Pesquisa - Brasil
Ciência da informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40041
Data do documento: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Sandra Batista - versão final 2024 PDF.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.