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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40002
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologia-cuidativo educacional de apoio ao cuidado de enfermagem para homens trans e pessoas transmasculinas
Autor(es): Santos, João Gabriel da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Jeane Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sousa, Anderson Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Jeane Freitas de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Glauber Weder dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Lilian Conceição Guimarães de
metadata.dc.contributor.referee4: Carvalho, Evanilda Souza de Santana
Resumo: Homens trans e pessoas transmasculinas, aquelas pessoas que foram designadas ao nascer como do gênero feminino, mas se identificam enquanto do gênero masculino, sofrem com um processo de invisibilização e marginalização em diversos aspectos da vida, o cuidado em saúde é um desses aspectos. Diante disso, este estudo teve o objetivo de desenvolver uma tecnologia cuidativo-educacional de apoio ao cuidado de enfermagem para pessoas transmasculinas. Trata se de um estudo metodológico, de Inovação Tecnológica, sob o aporte teórico do modelo teórico-conceitual de Tecnologia Cuidativo-Educacional (TCE), constituído em quatro etapas: diagnóstico da realidade, teorização/desenvolvimento, apreciação e desenho final. A partir desse modelo houve a criação de um roteiro de consulta de enfermagem para homens trans e pessoas transmasculinas em hormonização, tal roteiro utilizou como subsídio teórico a Teoria de Enfermagem das Transições de Afaf Meleis. Este estudo está inserido dentro de uma pesquisa maior intitulada "Vivências de homens no cuidado em saúde" que foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e aprovada com número do CAAE: 11851619.2.0000.5531 e n. 3.313.517. Como resultados principais evidenciou-se as principais demandas em saúde de homens trans e pessoas transmasculinas, extraídas de um banco de dados de entrevistas, e a partir da análise dessas demandas foram construídos os diagnósticos de enfermagem prioritários utilizados no roteiro, a partir do diagnóstico se propôs intervenções e resultados de enfermagem. O roteiro foi construído sendo dividido em cinco componentes: dados de identificação, histórico de enfermagem, diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem. Esse material passou por uma validação de especialista na área. Esse roteiro de consulta é um material que poderá possibilitar uma assistência de enfermagem no cuidado a homens trans e pessoas transmasculinas de qualidade e que respeite as especificidades e singularidades desses sujeitos. O estudo responde aos objetivos identificando demandas de saúde e construindo uma tecnologia cuidativa-educacional de apoio ao cuidado de enfermagem para homens trans e pessoas transmasculinas. O roteiro construído é o primeiro com essa proposta, trazendo uma inovação que irá subsidiar a prática do cuidado em enfermagem a essa população.
Abstract: Transmen and transmasculine people, those who were designated at birth as female but identify themselves as male, suffer from a process of invisibilization and marginalization in various aspects of life, health care is one of these aspects. Given this, this study aimed to develop a care-educational technology to support nursing care for transmasculine people. This is a methodological study of Technological Innovation, under the theoretical support of the theoretical-conceptual model of Care-Educational Technology (TEC), consisting of four stages: diagnosis of reality, theorization/development, assessment, and final design. From this model there was the creation of a nursing consultation script for transmen and transmasculine people undergoing hormonization, such script used Afaf Meleis' Nursing Theory of Transitions as theoretical subsidy. This study is part of a larger research project entitled "Experiences of men in health care", which was submitted to the Research Ethics Committee (CEP) and approved with CAAE number: 11851619.2.0000.5531 and n. 3.313.517. The main results showed the main health demands of trans men and transmasculine people, extracted from a database of interviews, and from the analysis of these demands the priority nursing diagnoses used in the script were constructed; from the diagnosis, interventions and nursing results were proposed. The script was divided into five components: identification data, nursing history, diagnoses, interventions, and nursing outcomes. This material was validated by a specialist in the field. This consultation script is a material that can enable quality nursing care for transmen and transmasculine people that respects the specificities and singularities of these subjects. The study meets the objectives by identifying health demands and building a care-educational technology to support nursing care for transmen and transmasculine people. The constructed script is the first with this proposal, bringing an innovation that will subsidize the practice of nursing care to this population.
Palavras-chave: Saúde do homem
Pessoa transgênero
Inovação tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40002
Data do documento: 30-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

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