Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39995
Tipo: Dissertação
Título: Ampliar o comum do Cariri pelo sensível de João do Crato: afetos e saberes localizados com Transrústica e Mc Amana
Título(s) alternativo(s): Expanding the commom of Cariri Through the sensibility of João do Crato: communicating affects and localized knowledge with Transrústica and Mc Amana
Ampliar lo común del Cariri a través de lo sensible de João do Crato: afectos y saberes localizados con Transrústica y Mc Amana
Autor(es): Araújo, Walisson Angélico de
Primeiro Orientador: Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Francisco das Chagas Alexandre Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Colling, Leandro
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
Resumo: A partir do encontro com a arte de João do Crato emergiram sensibilidades que possibilitaram refletir sobre o território e a identidade do Cariri cearense. A metodologia incluiu uma cartografia sentimental para dar passagem aos afetos emergentes durante o acompanhamento dos processos subjetivos do artista. Buscou-se perceber e compreender os processos comunicacionais e políticos produzidos pelas práticas corporais do artista. Ao longo da pesquisa, novas sensibilidades e afetos surgiram no encontro com Rondinele Furtado com a sua drag Transrústica e Marciano Souza, com a sua drag cantora, a Mc Amana. Houve a hipótese de que a construção estética (a partir das expressões corporais, artefatos e registros) dos artistas desestabilizavam o comum acerca do território e da identidade. Conceitos como performance e artivismos das dissidências sexuais e de gênero auxiliaram a compreender se essas pessoas tensionavam a memória hegemônica sobre o Cariri. Sendo assim, os diálogos com os artistas revelaram que suas expressões ampliaram as concepções comuns sobre saberes e práticas do Sul do Ceará, especificamente de Juazeiro do Norte e Crato. Pelos diálogos com os artistas, aprendeu-se também sobre resistência e a importância da pluralidade de narrativas na construção da identidade regional. Como principais resultados, os artistas ensinaram sobre seus limites e disputas políticas por meio da arte, demonstrando a potência libertadora e educativa da arte (João do Crato), a importância da demarcação da existência e da mensagem que pode ser deixada (Transrústica), e, por fim, ao compartilhar conhecimentos e reivindicar direitos básicos também através da arte (Mc Amana). Apontando assim, também, para a reivindicação por espaço da experiência do corpo na comunicação e na cultura, refletindo sobre o potencial das corporeidades na produção de conhecimentos e práticas políticas potentes para a ampliação de limites naturalizados através da interação entre repertórios culturais e arquivos.
Abstract: From the encounter with João do Crato's art, sensibilities emerged that made it possible to reflect on the territory and identity of Cariri in Ceará. The methodology included a sentimental cartography to give way to the emerging affects during the monitoring of the artist's subjective processes. We sought to perceive and understand the communicational and political processes produced by the artist's bodily practices. Throughout the research, new sensibilities and affects emerged in the meeting with Rondinele Furtado with his drag act Transrústica and Marciano Souza, with his drag singer, Mc Amana. There was the possibility that the aesthetic construction (based on bodily expressions, artists and archives) of artists would destabilize the common regarding territory and identity. Concepts such as performance and artivism of sexual and gender dissidences helped to understand how these people tensioned the hegemonic memory of the Cariri. Therefore, dialogues with the artists through the interaction between cultural repertoires and archives revealed that their expressions expanded common conceptions about knowledge and practices in the south of Ceará, specifically Juazeiro do Norte and Crato. We also learned about resistance and the importance of the plurality of narratives in the construction of regional identity. As main results, the artists taught about their boundaries and political disputes through art, demonstrating the liberating and educational power of art (João do Crato), the importance of claiming existence and the message that can be conveyed (Transrústica), and, finally, by sharing knowledge and advocating for basic rights also through art (Mc Amana). Thus also pointing to the claim for the space of the body's experience in communication and culture, reflecting on the potential of corporeality in the production of knowledge and powerful political practices for expanding naturalized limits.
A partir del encuentro con el arte de João do Crato, surgieron sensibilidades que permitieron reflexionar sobre el territorio y la identidad del Cariri en Ceará. La metodología incluyó una cartografía sentimental para dar paso a los afectos emergentes durante el seguimiento de los procesos subjetivos del artista. Se buscó percibir y comprender los procesos comunicacionales y políticos producidos por las prácticas corporales del artista. A lo largo de la investigación, surgieron nuevas sensibilidades y afectos en el encuentro con Rondinele Furtado y su drag Transrústica, y con Marciano Souza y su drag cantante, Mc Amana. Existía la posibilidad de que la construcción estética (basada en expresiones corporales, artistas y archivos) de los artistas desestabilizara lo común respecto al territorio y la identidad. Conceptos como performance y artivismo de disidencias sexuales y de género ayudaron a comprender cómo estas personas tensionaban la memoria hegemónica del Cariri. Por lo tanto, los diálogos con los artistas a través de la interacción entre repertorios culturales y archivos revelaron que sus expresiones ampliaron las concepciones comunes sobre saberes y prácticas en el sur de Ceará, específicamente en Juazeiro do Norte y Crato. También aprendimos sobre la resistencia y la importancia de la pluralidad de narrativas en la construcción de la identidad regional. Como resultados principales, los artistas enseñaron sobre sus límites y disputas políticas a través del arte, demostrando el poder liberador y educativo del arte (João do Crato), la importancia de reclamar la existencia y el mensaje que se puede transmitir (Transrústica), y finalmente, al compartir conocimientos y abogar por derechos básicos también a través del arte (Mc Amana). Así, también se señala la reivindicación del espacio de la experiencia corporal en la comunicación y la cultura, reflexionando sobre el potencial de la corporeidad en la producción de conocimientos y prácticas políticas poderosas para ampliar los límites naturalizados.
Palavras-chave: Comunicação e cultura
Arte e sociedade
Experiência
Estética
Corpo humano
Políticas da performance
João do Crato
Transrústica
Mc Amana
CNPq: Comunicação
Comunicação e cultura contemporâneas
Arte
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Citação: ARAÚJO, Walisson. Ampliar o comum do Cariri pelo sensível de João do Crato: comunicando afetos e saberes localizados com Transrústica e Mc Amana. Orientador: Jorge Cardoso Filho. f. il. 194. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39995
Data do documento: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Walisson Angelico de Araujo. TCC - Dissertação (POSCOM).pdf4,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.