Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39856
Tipo: Dissertação
Título: Itinerários e processos de cuidado junto a crianças com autismo e suas famílias no programa de saúde mental infantil Brincando em Família
Título(s) alternativo(s): Care itineraries and processes for children with autism and their families in children's mental health program Brincando em Família
Autor(es): Querino, Niara de Albuquerque Vianna
Primeiro Orientador: Dejo, Vania Nora Bustamante
metadata.dc.contributor.referee1: Dejo, Vania Nora Bustamante
metadata.dc.contributor.referee2: Pontes, Suely Aires
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Verônica Peixoto
Resumo: A proposta desta pesquisa foi investigar as articulações que podem ser construídas sobre o cuidado em saúde mental infantil, os itinerários terapêuticos e cuidado, políticas públicas e o autismo, um fenômeno com significativo aumento de diagnósticos na contemporaneidade, apresentado nos estudos desenvolvidos como uma questão de saúde pública e, com reconhecida complexidade etiológica, compreendida pela existência de fatores multifatoriais em sua origem. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi compreender os processos de cuidado construídos junto a crianças com autismo e suas famílias no programa de saúde mental Brincando em Família e sua relação com os itinerários de cuidado percorridos. Os objetivos específicos foram: reconstituir os itinerários de cuidado realizados por crianças com autismo e suas famílias em busca por acompanhamento em saúde mental infantil; analisar como se dá o cuidado pela via do brincar junto a crianças nomeadas como autistas e suas famílias no programa de saúde mental Brincando em Família, a fim de compreender os vínculos tecidos com o Brincando em família e a sua relação com os processos de cuidado. O marco teórico foi de orientação psicanalítica através das contribuições de Donald Winnicott, Luís Claudio Figueiredo, René Kaës e autores contemporâneos em articulação com discussões na área da atenção psicossocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de casos múltiplos na qual foram utilizados para produção dos dados, relatos das acolhedoras, fichas de acolhimento, planilhas de frequência e demais registros do Serviço, além de entrevistas com as participantes. No que diz respeito às participantes foram escolhidas duas famílias que frequentaram o espaço com demandas relacionadas ao autismo. A estratégia da análise temática orientou o aprofundamento nos dados e a produção dos resultados, que foram apresentados e discutidos em três capítulos. O estudo demonstrou, através dos itinerários terapêuticos e de cuidado, uma intensa movimentação das famílias em serviços de saúde diferentes a fim de encontrar um espaço de acolhimento e de tratamento, identificados como insuficientes para a demanda crescente no campo do autismo. Se verificou que existem peculiaridades no cuidado que é ofertado no Brincando em Família, em seu singular enquadre de acolher a criança juntamente com sua família. Um trabalho no qual possibilitou que as crianças pudessem estar em interação através do brincar livre e presença implicada da equipe. Essas são algumas características que levaram ao Programa a se configurar como um ambiente favorável para o amadurecimento emocional dessas crianças. Além disso, paralelamente, o espaço se mostrou um lugar de amparo para as famílias e promotor de reflexões sobre as singularidades dessa criança e dos vínculos, para além dos rótulos, os quais poderiam cristalizar as questões sobre ela. Ademais, foram identificados os desafios enfrentados por essas famílias, em busca por atenção à saúde mental de seus filhos e, a importância de políticas públicas, diante de um cenário em que os serviços se apresentam ainda insuficientes, perante uma demanda crescente por atendimento com especificidades relacionadas ao autismo.
Abstract: The purpose of this research was to investigate the articulations that can be built on child mental health care, therapeutic and care itineraries, public policies and autism, a phenomenon with a significant increase in diagnoses in contemporary times, presented in studies as a matter of public health , with recognized etiological complexity, due to the existence of multifactorial factors in its origin. Thus, the general objective of the research was to understand the care processes built with children with autism and their families in the mental health program Brincando em Família and their relationship with the care itineraries followed. The specific objectives were: to reconstruct the care itineraries carried out by children with autism and their families in search of child mental health support; to analyze how care is provided through play with children named as autistic and their families in the mental health program Brincando em Família, in order to understand the links made with Brincando em Família and its relationship with the care processes. The theoretical framework was psychoanalytic in orientation through the contributions of Donald Winnicott, Luís Claudio Figueiredo, René Kaës and contemporary authors articulated with discussions in the psychosocial care area. This is a qualitative research of multiple cases in which reports from the hostesses, reception forms, attendance sheets and other recorded materials of the Program were used to produce the data, in addition to interviews with the participants. Regarding the participants, who attended the space with demands related to autism, two families were chosen. The thematic analysis strategy guided the in-depth analysis of the data and the results, were presented and discussed in three chapters. The study demonstrated, through therapeutic and care itineraries, an intense family movement through different health services in order to find a space for reception and treatment, identified as insufficient for the growing demand in the autism area. It was found that there are peculiarities in the care offered at Brincando em Família, in its unique context of receiving children and their families together. Brincando em Família allowed children interactions through free play with the involved presence of the team. These are some characteristics that led the Program to become a favorable environment for the emotional maturity of these children. At the same time, the space proved to be a place of family support, that encourage reflections on the singularities and relationship with each child, beyond labels, which could crystallize questions about him. Furthermore, the challenges faced by these families, in search of attention to their children's mental health, and the importance of public policies were identified, given a scenario in which services are still insufficient, considering the growing demand for care for specificities related to autism.
Palavras-chave: Cuidado
Autismo
Itinerários de cuidado
Saúde mental infantojuvenil
Famílias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITARIO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Citação: Querino, N. A. V. (2024). Itinerários e processos de cuidado junto a crianças com autismo e suas famílias no programa de saúde mental infantil Brincando em Família. [Dissertação de Mestrado], Programa de Pós-graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39856
Data do documento: 23-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Niara de Albuquerque Vianna Querino_ PPGPSI_RI-UFBA.pdfDissertação Niara de Albuquerque Vianna Querino2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.